Transferência de hospedagem

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

A migração de um site para outro serviço de hospedagem é um processo mais simples do que possa se pensar. Tudo depende do nível de entendimento do código usado em seu site, e se o seu serviço atual de hospedagem oferece suporte.

Basicamente, é importante que você saiba 3 coisas:

  1. Seu site foi desenvolvido fazendo uso de qual linguagem de programação?
  2. Quais tecnologias foram empregadas (como frameworks e bibliotecas), e quais versões dessas mesmas tecnologias você precisa para que seu site funcione no novo ambiente?
  3. Quais serviços externos à sua aplicação (banco de dados, e-mail) você usa?


Além disso, você deve ter a preocupação de impedir que, tanto o site, quanto os e-mails fiquem fora do ar durante o processo de transferência.
Por essa razão, sugerimos que siga o roteiro abaixo de modo a evitar problemas durante este processo:


Tabela de conteúdo

Escolha o plano mais adequado

Como você já hospeda seu site em outro local, talvez já tenha uma idéia das demandas que seu site gera, como por exemplo a linguagem na qual que ele foi desenvolvido (PHP, .NET, etc), espaço em disco que ele ocupará no servidor, quantidade de transferência mensal adequada para o volume de visitas que seu site tem e o número de caixas postais (e-mails) necessárias para atender as suas demandas.
Veja nossos planos em: https://www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites/
Escolha o plano e faça a assinatura. O serviço será instalado após a confirmação de pagamento e você receberá por e-mail os dados de acesso à sua conta na Hostnet.
Obs.: É interessante que você mantenha seu plano de hospedagem anterior até que toda a estrutura de seu site e de seus e-mails estejam configurados corretamente na Hostnet. Assim você garantirá que nada fique fora no ar durante o processo de mudança.


Publique os arquivos em nosso servidor

Após a confirmação do pagamento, enviaremos-lhe um e-mail com as informações necessárias para que você possa publicar seu site em nossos servidores.
Será necessário checar, no seu site, se existe a necessidade de realizar ajustes referentes a parâmetros de conexão com o banco de dados e a utilização de componentes e funções do novo servidor.
Enquanto os visitantes de seu site ainda vêem o que está publicado no outro provedor, você já poderá conferir o resultado de seu site aqui na Hostnet, através do endereço provisório que também é informado no e-mail de instruções e no Painel de Controle.


Crie suas caixas postais em nosso servidor

  1. Acesse o Painel de Controle da Hostnet
  2. Ative o UltraMail na opção Ativar Ultramail
  3. Crie suas contas de e-mail na opção Administração de contas de e-mail


Obs.: É interessante que você faça o download dos seus e-mails armazenados no antigo provedor, antes de concluir a transferência da hospedagem. Para isso, utilize um cliente de e-mails, como o Outlook Express, MS Outlook, Thunderbird ou outro de sua preferência.


Altere os DNS

Verifique em seu Painel de Controle quais são os servidores de DNS correspondentes ao seu domínio e solicite a alteração na empresa de registro.
IMPORTANTE: somente realize a alteração dos DNS após ter certeza que seu site está funcionando corretamente em nosso servidor, e após suas caixas postais estarem devidamente criadas e configuradas. Use o endereço provisório para testar o seu site, e sugerimos que testes o site exaustivamente, para evitar constrangimentos com o seu público posteriormente.

Processo de Alteração de DNS

  • Caso tenha registrado seu domínio no Registro.br:

As instruções para alterar os servidores DNS no Registro.br podem ser encontradas neste site

  • Se o registro do domínio foi feito em outra empresa

Será necessário verificar junto a empresa sobre como realizar essa alteração, uma vez que cada empresa tem sua forma de gerenciar as alterações de DNS.


Propagação

É importante salientar que existe um tempo necessário para que o seu novo endereço na rede seja propagado para outros servidores DNS. Isto ocorrerá após definir os DNS para seu domínio.
O período de propagação corresponde ao tempo que os provedores de acesso à internet levam para atualizar as entradas nos seus servidores DNS com o seu novo endereço de rede. Essa propagação pode levar até 48 horas.


Cancele o provedor antigo

Terminado o período de propagação, você pode cancelar o seu provedor antigo, sem o risco de ocorrerem eventuais dificuldades de acesso ao seu domínio. Porém, é importante que primeiro, você baixe todas as mensagens ou dados que ainda possam estar armazenados no servidor antigo.
Uma vez executados os passos acima, seu site estará inteiramente migrado para a Hostnet.


Veja também:



Tutor-hospedagem.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas