Renovação e Expiração de domínios internacionais

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

O registro de um domínio, geralmente, é válido por um ano. Os meses que antecedem o vencimento são normalmente o período de renovação. Após o vencimento, o domínio se encontrará expirado. Os domínios podem ser registrados por periodicidades maiores, como 2 ou mais anos. A escolha fica a seu critério no ato do registro/renovação.


Tabela de conteúdo

Como renovar?

A renovação é feita através do Painel de Controle da Hostnet, basta utilizar o menu: Registro de domínios >> Renovar domínios

Clique AQUI caso deseje um passo a passo completo.


Menurenovar.png


Prazos:

  1. Com 30 dias antes da data de expiração a Hostnet começa a avisar sobre a necessidade de renovação, o aviso é enviado para o e-mail do Whois e fica disponível no Painel de Controle;
  2. Após a expiração o site fica fora do ar e o proprietário possui até 30 dias para fazer a renovação;
  3. Do 30º ao 50º dia a renovação não é mais garantida, e só será feita através da opção "Recuperação de Domínios" pagando uma taxa calculada via Painel, de acordo com o dólar.;
  4. A contar do 50º dia não é mais possível a renovação. O domínio entrará no período de deleção e poderá ser liberado novamente para registro a partir de 90 dias, a contar da data de expiração;


Frequencia dos avisos:

  • Primeiro Aviso - 4 semanas antes da expiração - Mensagem via email e Helpdesk
  • Segundo Aviso - 3 semanas antes da expiração - Mensagem via email
  • Terceiro Aviso - 2 semanas antes da expiração - Mensagem via email
  • Quarto Aviso - 1 semana antes da expiração - Mensagem via email


Dúvidas gerais:

O aviso de renovação é enviado para qual e-mail?

Enviamos para o e-mail de whois e também para o e-mail de login de acesso ao Painel Hostnet.


Não quero mais receber avisos, como devo fazer?

O aviso de expiração não pode ser cancelado, essa é uma regra da ICANN .


Existe outra alternativa caso ultrapasse os 30 dias?

Após 30 dias de expirado, a renovação não é mais garantida.

Em alguns casos poderá ser feita uma recuperação entre 30 e 50 dias pagando uma taxa de recuperação calculada via Painel, de acordo com o dólar.

A partir do 50° dia não será mais possível a renovação, precisando aguardar o domínio ficar livre para registro novamente.


Como é calculada a multa para recuperação?

O valor da multa é de R$ 300,00 vezes o valor do dólar do dia.

Em quanto tempo um domínio expirado fica disponível para registro novamente?

A partir de 90 dias da data de expiração. O domínio deverá passar pelo período de recuperação (Redemption Period) e período de deleção (Pending Delete) até ser liberado para novo registro.

Ou seja, o domínio pode ficar livre para registro entre 90 dias a 1 ano, após a sua data de expiração.


Como fico sabendo que o domínio está livre para registro?

Não temos como avisar, é necessário ficar atento, faça pesquisas periódicas no Whois.


Após a renovação, é necessário aguardar algum tempo para transferir o domínio para outra empresa?

Não, o domínio pode ser transferido imediatamente.


Depois de renovado, é necessário editar o DNS novamente?

Não, volta ao DNS original automaticamente.


Política de exclusão de domínios expirados

A política de exclusão de domínios expirados é uma política determinada pela ICANN e aplicável a todas as empresas de registro de domínios credenciadas pela ICANN. Sendo obrigatório, de acordo com a ICANN, a publicação das normas para os interessados em registro de domínio.

Foi incorporado em 21 de Maio 2009 ao contrato de credenciamento de empresas de Registro a seguinte forma e cláusulas:

  • 3.7.5 Ao término do período de registro, qualquer falha por parte do detentor do domínio registrado ao requerer a renovação do registro dentro do prazo especificado em uma segunda notificação ou lembrete , na ausência de circunstâncias atenuantes, resultam no cancelamento do registro de domínio até o final do período de carência (embora a empresa de Registro possa optar por cancelar o nome anterior).
  • 3.7.5.1 circunstâncias atenuantes são definidas como: ação UDRP , ordem judicial válida, falha de processo de renovação de uma empresa de registro (que não incluem o caso de um detentor de domínio não responder as solicitações de renovação), o nome de domínio é usado por um servidor de nomes que presta serviço de DNS para terceiros ( tempo adicional pode ser necessária para migrar os registros gerenciados pelo servidor de nomes ), o requerente está sujeito a processo de falência , a disputa de pagamento (onde um reivindicações registrante ter pago por uma renovação , ou a discrepância no valor pago ), disputas de faturamento (onde a requerente contesta o montante em uma conta), nome de domínio objeto de litígio em um tribunal de jurisdição competente, ou outra circunstância aprovado especificamente pela ICANN.
  • 3.7.5.2 Onde a empresa que Registra domínios escolhe, sob circunstâncias atenuantes, renovar um nome de domínio sem o consentimento explícito do titular, a empresa deve manter um registro das circunstâncias atenuantes associados a renovação desse nome de domínio específico para a inspeção pela ICANN de acordo com as cláusulas 3.4 . 2 e 3.4.3 do contrato de credenciamento.
  • 3.7.5.3 Na ausência de circunstâncias atenuantes ( conforme definido na Cláusula 3.7.5.1 acima) , um nome de domínio deve ser excluído dentro de 45 dias ou o registrador ou o registrante encerrar um contrato de registro.
  • 3.7.5.4 A empresa de registro de domínios deve fornecer um aviso a cada novo registrante descrevendo os detalhes de sua exclusão e política de auto- renovação, incluindo o tempo de espera em que um nome de domínio não renovado seria excluída em relação à data de expiração de domínios, ou um intervalo de datas que não exceda dez (10) dias de duração . Se a empresa de registro de domínios utilizar quaisquer alterações materiais à sua política de exclusão durante o período do contrato de registro, ele deve fazer pelo menos o mesmo esforço para informar o requerente das mudanças da mesma forma a informar o requerente de outras alterações para o acordo de registro ( conforme definido na cláusula 3.7.7 do contrato de credenciamento de empresas de registro ). "
  • 3.7.5.5 Caso a empresa de registro opere um site para registro de nome de domínio ou de renovação , os detalhes da exclusão de Registro e políticas de auto-renovação deve ser claramente visível no site.
  • 3.7.5.6 Caso a empresa de registro opere um site de registro de domínio ou de renovação , deverá constar, tanto no momento da inscrição e em um lugar claro em seu site, qualquer taxa cobrada para a recuperação de um nome de domínio durante o período de carência para resgate.
  • 3.7.5.7 No caso de um domínio que é objeto de uma disputa UDRP é excluído ou expirar durante o curso do litígio, o reclamante na disputa UDRP terá a opção de renovar ou restaurar o nome sob os mesmos termos comerciais como o registrante.

Se o reclamante renovar ou restaurar o domínio, o domínio será colocado no modo Registrar HOLD e Registrar LOCK como status , as informações de contato WHOIS serão removidos, e o WHOIS indicará que o domínio é objeto de disputa .

Se a disputa for encerrada, ou a decisão da disputa UDRP for contra o reclamante, o domínio será excluído em 45 dias. O requerente tem o direito durante o período de resgate para recuperar o nome , em qualquer momento durante o período de carência para resgate, e se reservará o direito de renovar o nome antes de ser excluído.

Para maiores informações sobre o EDDP visite: http://www.icann.org/en/registrars/eddp-21sep04-enp.htm


Veja também:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas