Joomla

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


400px-Joomla.png

O Joomla é um sistema de gestão de conteúdo (CMS) que permite a criação e a administração de sites dinâmicos. É desenvolvido em PHP + MySql.


Para que é utilizado?

O Joomla é utilizado para criação de diversos tipos de sites, desde portais até lojas virtuais.


Características

  • Simples revisão / criação do conteúdo usando um editor de texto do website principal ou de um site oculto de administração;
  • Registro de usuário e habilidade para restringir a visitação de página baseado no nívle do usuário;
  • Controle de edição e publicação do conteúdo baseado em vários niveis de usuário admin;
  • Pesquisa;
  • Formulários de contato simples;
  • Site de estatísticas público;
  • Detalhes privados de estatísticas de visitação do site;
  • Funcionalidade de busca embutida no site;
  • Enviar e-mail, capacidade de formato PDF e de impressão;
  • Padrões RSS (e outros);
  • Sistema simples de classificação de conteúdo;
  • Mostrar notícias de outros sites;


Como utilizar?

Acesse o Painel de Controle da Hostnet.
Acesse a seção “Instalador de Aplicativos ”, logo na tela principal verá a opção do Joomla, ele é um dos aplicativos recomendados.


Diferencial do Joomla na Hostnet

  • Personalização ilimitada: São inúmeras formas de estruturar o site e diversos templates. Você pode fazer desde um portal, até uma rede social, um site de documentos, uma revista online ou uma intranet corporativa.
  • Administração de mídia: Documentos, imagens, PDF e mídias diversas. Com o nosso construtor você poderá administrar qualquer tipo de mídia.
  • Publique em segundos: Com o nosso construtor, você vai poder fazer sua primeira página ou seu primeiro e post e publica-lo imediatamente, sem configurações complicadas e sem conhecimento técnico.
  • Vídeo aulas: Embora seja facílimo de usar o Joomla, você ainda conta com um curso em vídeo que lhe auxilia no desenvolvimento e na customização do site.
  • Comunidade integrada: Administre seu portal e a comunidade que o acessa como se fosse uma rede social integrada.
  • Redes Sociais: Com o nosso construtor, você terá vários recursos para associar seu site às redes sociais.
  • RSS Avançado: Administre e crie múltiplos feeds RSS com várias opções de agregação para seus usuários.
  • Comentários: Recursos avançados para administração dos comentários dos seus visitantes e bloqueio de spam.
  • Busca: Opções de administração e de estatísticas de busca. Personalize a forma como seus usuários encontrarão conteúdo no seu site.
  • Transação Financeira: É possível vender ou fazer transações financeiras através do nosso construtor. Quer vender um produto? Quer receber doações? É simples e fácil com nossa integração de pagamentos


Versão disponível no Instalador de Aplicativos

Versão 3.7.4

Disponível em quais planos?

Tutoriais

Confira o curso completo do Joomla clicando aqui!


Dúvidas Frequentes

Como saber saber a versão do Joomla utilizada?

Essa informação fica disponível dentro da administração do Joomla.

Também é possível descobrir via SSH utilizando o comando:

grep version language/pt-BR/pt-BR.xml


Esqueci a senha de acesso à área administrativa do Joomla, como alterar?

Basta acessar o seu Painel de Controle e clicar no ícone "Instalador de Aplicativos ". Ao final da página, será exibida uma lista contendo todas as ferramentas que possui instaladas. Selecione o Joomla e clique em "Alterar Senha".


Não consigo salvar as alterações feitas no Joomla, está sendo exibido o erro abaixo. Como corrigir?

Unable to login.png



Este erro ocorre pois os dados utilizados pela ferramenta para conexão via FTP estão incorretos. Para corrigir, acesse a área administrativa do Joomla e clique sobre o ícone "Configuração Global". Na página que será exibida, selecione a aba "Servidor" e altere as informações incorretas na área "Configurações do FTP". Por fim, basta clicar sobre o ícone "Salvar" para salvar as alterações.


Como corrigir o erro "Database Error: Unable to connect to the database:Could not connect to MySQL" ?

Este erro ocorre pois os dados utilizados pelo Joomla para conexão ao banco de dados estão incorretos.

Para solucionar este problema, acesse o diretório da instalação do Joomla através de um programa de FTP, como por exemplo, o Filezilla, e localize o arquivo "configuration.php". Neste arquivo, há uma linha semelhante a descrita abaixo :

 var $password = 'senha';

Substitua o conteúdo entre aspas pela sua senha de acesso ao banco de dados e salve as alterações feitas neste arquivo. Logo após, limpe o cache de seu navegador e acesse o site novamente a fim de verificar se o problema foi solucionado. Caso o problema persista, verifique também se o host, o nome e o usuário do banco de dados estão corretos nas respectivas linhas também localizadas no arquivo "configuration.php" :

 var $host = 'mysql.seudominio.com';
 var $user = 'usuario_do_banco';
 var $db = 'nome_do_banco';

Ao localizar a informação incorreta, modifique-a no arquivo e salve as alterações. Limpe novamente o cache de seu navegador antes de acessar o site.


Como alterar a formatação da página principal do site?

Na área administrativa do Joomla, clique sobre o item "Menus" do menu superior e selecione o menu principal, que possui um asterisco(*) ao lado do nome (geralmente, este menu é o "Main Menu"). Na página que será exibida, clique sobre o nome de sua página principal. Na área "Parâmetros (Básico)", poderá alterar o número de destaques, colunas e afins. Já na área "Parâmetros (Avançado)", é possível alterar a ordenação das colunas e das categorias nos campos "Ordem com Multi Colunas" e "Ordem com Multi Colunas".

Tenha cautela ao efetuar qualquer modificação.


Como corrigir o erro "PHPMAILER_RECIPIENTS_FAILED"?

Este erro ocorre por consequência de um bug do componente "Contatos" do Joomla.

Para corrigir este erro, acesse o diretório da instalação do Joomla através de um programa de FTP. Logo após, localize o arquivo "controller.php" no diretório components/com_contact/. Neste arquivo, há a linha :

 $mail->setSender( array( $email, $name ) );

Substitua esta linha por :

 $mail->setSender( array( $MailFrom, $name ) );
$mail->addReplyTo( array( $email, $name ) );

Caso o módulo Legacy (módulo de compatibilidade com a versão 1.0) esteja ativado, a alteração acima deverá ser feita no arquivo "utility.php" do diretório "libraries/joomla/utilities/".


Como configurar o envio de emails no Joomla?

Na área administrativa do Joomla, clique sobre o ícone "Configuração Global". Selecione a aba "Servidor" e, na área "Configurações de E-mail", insira os dados necessários para configuração do envio. A configuração recomendada pela Hostnet é :

 Sistema de Envio : Servidor SMTP.
Remetente : Informe seu endereço de email.
Nome do Remetente : Informe o nome que será exibido ao lado de seu endereço de email quando uma mensagem for enviada.
Caminho do Sendmail : Utilizando o sistema de envio "Servidor SMTP", não é necessário preencher este campo.
Autenticação SMTP : Marque a opção "Sim".
SMTP Security : Nenhuma.
SMTP Port : 587
Usuário do SMTP : Informe seu endereço de email, substituindo o sinal de arroba (@) pelo sinal de igual (=). Ex: suporte=hostnet.com.br, ao invés de suporte@hostnet.com.br
Senha do SMTP : Informe a senha de sua conta de email.
Nome do SMTP : Informe neste campo o endereço "smtp.seudominio.com", onde o "seudominio.com" deverá ser substituído pelo seu domínio.


Como corrigir o erro Fatal error: Class 'JModel' not found in... ?

Na mensagem de erro, será exibido o diretório do arquivo que apresenta problemas. Localize este arquivo em sua hospedagem e insira a seguinte linha, logo após o ínicio do PHP (<?php) :

jimport('joomla.application.component.model');

Salve as alterações e o erro não será mais exibido.


Como instalar e configurar o módulo "Cu3er"?

Primeiramente, faça o download do Cu3er compatível com a sua versão do Joomla no site do módulo. Logo após, acesse a área administrativa do Joomla e selecione a opção "Instalar/Desinstalar" que é exibida ao clicar sobre o item "Extensões" do menu superior. Na área "Enviar pacote de arquivos", selecione o arquivo do módulo através da opção "Browse..." e clique sobre "Enviar arquivo & Instalar". Aguarde um momento até que a mensagem "Instalar Módulo: Sucesso" seja exibida.

Sucesso instalar.png

Concluída a instalação, habilite o módulo da seguinte maneira : Clique sobre o item "Extensões" do menu superior do Joomla e selecione a opção "Administrar módulo". Localize o módulo "Cu3ber" (Vinaora Cu3er 3D SlideShow) e clique sobre o ícone Habilitar.png que encontra-se ao lado do nome do módulo. Logo após, clique sobre o nome do módulo para acessar a área de configuração do mesmo.

Na área de configuração, há várias opções que poderão ser modificadas. As imagens do slide poderão ser inseridas na área "Slide/Image Settings", mas especificamente no campo "URL(s) Image". Caso mantenha a opção "Use o padrão" selecionada no campo "Images Directory", basta enviar as imagens para o diretório ./media/mod_vinaora_cu3er/images/default/ da instalação do Joomla e especificar o nome destas imagens no campo "URL(s) Image", quebrando a linha no término do nome de cada imagem. A opção "Link(s) to" da área "Slide/Image Settings" refere-se à URL para o qual o visitante de seu site será redirecionado ao clicar nas imagens. Já o campo "Link(s) Target" da área "Slide/Image Settings" é responsável por receber informações sobre o comportamento de abertura do link especificado no campo "Link(s) to". O valor "_black" faz o link ser aberto em nova aba ou janela, dependendo do navegador, e o valor "_self" faz o link ser aberto na aba atual.

Sempre que tiver dúvidas quanto a utilidade de um campo da área de configuração, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o nome do campo que uma breve descrição sobre o mesmo será exibida.

Posso instalar o Joomla e outros aplicativos oferecidos pela Hostnet utilizando um mesmo banco de dados?

Sim, é possível. Ao realizar a instalação do Joomla e de outros aplicativos em um mesmo banco de dados são criadas tabelas e prefixos diferenciados.

Posso adicionar anúncios do Google Adsense no Joomla disponibilizado pela Hostnet? Como devo proceder?

Google Adsense pode ser utilizado em qualquer site da internet, basta implementá-lo no código do seu site.Existe um módulo disponível no repositório oficial do Joomla para que você possa utilizar o código do Google Adsense em seu portal/site sem precisar ter conhecimentos em programação. O módulo se chama Phoca – Google AdSense Easy e pode ser baixado através do seguinte endereço:

http://extensions.joomla.org/extensions/ads-a-affiliates/affiliate-systems/google-ads/3366 /

A instalação do módulo é feita através do painel administrativo do Joomla, no menu “Instalar/Desinstalar Extensões”. Após instalar, navegue novamente até o menu “Instalar/Desinstalar Extensões” e clique em “Administrar Módulo”. Na lista dos módulos instalados, localize o “Phoca – Google AdSense Easy “e clique sobre ele. Na nova página haverá a opção para habilitar o módulo e, na lateral direita da página, uma área para inserir o código do Google Adsense que deseja exibir em seu site.

É possível fazer alterações no código fonte do Joomla disponibilizado pela Hostnet?

Sim, pois o Joomla é uma ferramenta Open Source, que possui código livre para alteração de sua estrutura, porém é necessário ter conhecimentos em CSS, PHP e HTML. Estas alterações podem ser feitas através de um programa de FTP como o Filezilla FTP Enviando Arquivo pelo Filezilla ou através do ícone “Gerenciador de Arquivos” Enviando Arquivos pelo Gerenciador de Arquivos do painel de controle da Hostnet.

Posso fazer a instalação manual de uma versão mais nova do Joomla sendo cliente Hostnet?

Sim, não há problema em realizar a instalação manual do Joomla. A versão atual dos aplicativos em nosso instalador passam por testes antes de serem disponibilizadas. Mas isso não impede que nossos clientes atualizem ou instalem manualmente seus aplicativos. Lembrando que não podemos afirmar que a nova versão irá funcionar 100% por ainda não ter sido testada em nossos servidores.

Links úteis:


Veja também:


Instalador de Aplicativos - Recomendados
WordPress ( Para Site ) | Woocommerce ( Para Loja )