Formulário de contato em PHP com arquivo anexado

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Download do arquivo

Primeiramente faça o download do arquivo form.zip, ele contém o arquivo form.htm que pode ser alterado para que se encaixe perfeitamente em seu site e o arquivo anexa.php que deverá ser configurado para permitir o envio. Descompacte o arquivo em seu computador e envie a pasta "form" para dentro de sua "www".

Configurando o arquivo anexa.php

As seguintes linhas devem ser configuradas no script anexa.php:

  • Na linha #21, a variável "$recipients" deve ser configurada com o endereço de e-mail que receberá a mensagem.
  • Na linha #26. o parâmetro "From" deve ser obrigatoriamente com o e-mail que realizará o envio.
  • Na linha #28, o parâmetro "Subject" deve ser configurado com o título que deverá aparecer nos e-mails que forem enviados. Não há problema em manter o valor que vem configurado no script.


# E-mail de destino. Caso seja mais de um destino, crie um array de e-mails
# *OBRIGATÓRIO*
$recipients = 'destino@email.com.br';

# Cabeçalho do e-mail
$headers = array (
	'From'    => 'rementente@email.com.br', # O 'From' é *OBRIGATÓRIO*
	'To'      => $recipients,
	'Subject' => 'Mensagem enviada do site'
); 


  • Na linha #58, onde se lê "nomedeusuarioFTP", o texto deve ser substituído pelo nome de usuário de sua conta. Seu nome de usuário é o mesmo usado para realizar conexão por FTP (também identificado como login, user ou username). Usar apenas minúsculas, e não usar espaços.
  • Na linha #82, o parâmetro "host" deve ser configurado com o nome de seu servidor SMTP. Exemplo smtp.seuwebsite.com é o endereço do host SMTP do domínio seuwebsite.com.
  • Na linha #83, o parâmetro "username" deve ser configurado com o endereço de e-mail que fará o envio (configurado no ítem 1), substituindo-se o sinal de arroba (@) pelo sinal de igual (=). Por exemplo, para o endereço contato@seuwebsite.com, o username seria contato=seuwebsite.com.
  • Na linha #84, o parâmetro "password" deve ser configurado com a senha do e-mail que fará o envio (configurado no ítem 1).


$params =
  array (
    'auth' => true,			  # Define que o SMTP requer autenticação.
    'host' => 'smtp.seuwebsite.com',	  # Servidor SMTP
    'username' => 'conta=seuwebsite.com', # Usuário do SMTP
    'password' => 'suasenha'		  # Senha do seu MailBox
  );

Enviando Múltiplos anexos

Para enviar múltiplos anexos, no arquivo form.htm basta adicionar dentro das tags do formulário a linha abaixo para cada campo extra:

<input name="anexo[]" type="file" />


Alterando permissões no diretório TMP

Além disso, é importante lembrar que o diretório "tmp" é usado como um repositório temporário para os arquivos que estão sendo enviados enquando os mesmos estão em trânsito. Este diretório precisa ser configurado com permissão total de escrita para que o script funcione. Esta permissão pode ser configurada em seu painel de controle Hostnet, seguindo os seguintes passos:

  1. Acesse seu painel de controle Hostnet;
  2. Clique no icone Gerenciador de Arquivos;
  3. Na linha do diretório tmp, na coluna Ações, clicar no ícone propriedades (com o formato de uma mão apontando para um painel).
  4. Marque todas as caixas visíveis, até que os números na última linha sejam 777, e clique no botão alterar.

Seguidas estas instruções, salve os arquivos "anexa.php" e "form.htm" na mesma pasta de sua conta de hospedagem, e acesse o arquivo "form.htm" para realizar o envio.


Ativando o Register_Globals

Para ativar o Register_Globals em sua Hospedagem, é preciso que você insira em seu arquivo ".htaccess" o seguinte código: php_flag register_globals on E isso pode ser feito seguindo os seguintes passos:

  1. Acesse seu painel de controle.
  2. Clique no icone Gerenciador de Arquivos;
  3. Localize o arquivo chamado ".htaccess" e clique na ação "Editar", ação representada por um papel em branco e um lápis e localizada no final da linha onde se encontra o arquivo em questão.
  4. Cole o código: "php_flag register_globals on" e clique no botão "Salvar" no final da página.

Caso você não possua esse arquivo em seu painel de controle, basta criar um novo arquivo através do Gerenciador de Arquivos com o nome ".htaccess" e inserir o mesmo código em questão.


Este script foi desenvolvido pela Hostnet, como cortesia, visando proporcionar facilidade e conforto aos nossos clientes. O mesmo pode ser adaptado de acordo com as suas necessidades, para se adequar ao layout de seu site, ou por qualquer outra razão.

Tutor-hospedagem.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas