Cópia de segurança dos e-mails

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa
Backmail.png

Nesse tutorial vamos explicar como é possível salvar as mensagens que estão no servidor para sua máquina.

Esse procedimento é muito útil para que você possa guardar um backup em sua máquina dos seus e-mails, ou em caso de troca de nome de domínio por exemplo onde os e-mails são perdidos.

Para fazer esse backup dos e-mails para sua máquina, vamos precisar de um programa de e-mail, neste tutorial vamos usar o Thunderbird, mas você pode usar qualquer programa gerenciador de e-mail, como por exemplo o Outlook.


Primeiro é necessário que você configure sua conta de e-mail como IMAP em algum programa, no endereço abaixo possuímos tutoriais dos programas mais utilizados na internet:

https://www.hostnet.com.br/wiki/index.php/Configure_seu_programa_de_e-mail

Quando a conta for configurada nós teremos mais ou menos o cenário abaixo, repare que temos 3 contas de e-mail configuradas.


Thun.png


A seta vermelha indica o "Local Folders", que são as pastas locais do Thunderbird, programa de e-mail que estamos utilizando.


Thun1.png


Precisamos criar uma pasta dentro dessa "Local Folders", no exemplo abaixo criamos uma pasta chamada "Backup".


Thun2.png


Agora nós vamos abrir a caixa de entrada do e-mail que configuramos anteriormente como IMAP, vamos selecionar as mensagens que desejamos salvar, e vamos envia-las para a pasta "Backup".

Esse procedimento pode variar de programa para programa, no Thunderbird podemos fazer isso de 2 formas:

  1. selecionar as mensagens e depois arrasta-las para dentro da pasta "Backup";
  2. selecionar as mensagens, clicar com o botão direito do mouse em cima delas, e selecionar a opção "copiar para" a pasta "Backup";


Thun3.png


Pronto! As mensagens foram salvas na pasta local do seu computador, agora você tem um backup de seus e-mails em seu computador.


Thun4.png


Veja também:


Tutor-hospedagem.png