CDN

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

O que é?


CDN ( Content Delivery Network ou Rede de distribuição de conteúdo ) é uma rede de distribuição de conteúdo, que através computadores interligados replicam os dados dos sites que utilizam esta tecnologia por toda a Internet.

Responsável por replicar e exibir o conteúdo remotamente, semelhante a um espelhamento, quando um visitante digitar o endereço do seu site, a CDN buscará a informação no ponto da rede mais próximo ao local de onde foi requisitado, aumentando a rapidez na exibição do site. Ou seja, o caminho até o servidor raiz foi encurtado, ganhando em desempenho.


Aaa.jpg


A CDN agrega segurança para os sites que utilizam a tecnologia, pois dificulta a ação de ataques maliciosos. Em uma tentativa de ataque com objetivo de tirar determinado site do ar, o usuário mal intencionado não encontrará o servidor raiz, onde os arquivos estão hospedados devido ao espelhamento do conteúdo em diversas partes da rede, tornando mais dificil derrubar o servidor do seu site.


CDN na Hostnet

Inovação

A Hostnet é um provedor de soluções web focado em ferramentas baseadas em software livre. Oferecemos a mais de 50 mil domínios no Brasil o que existe de melhor no mercado de tecnologia. Trazemos ao mercado nacional soluções inovadoras, que permitem a empresas e profissionais usarem a sua capacidade, talento e criatividade para desenvolver sistemas que se sobreponham as soluções proprietárias, oferecendo facilidades por um custo acessível.


Como Funciona?

Usando uma CDN, a entrega dos conteúdos é feita por localizações geográficas. Quando um usuário entra em seu site, os arquivos (imagens, arquivos estáticos) são entregues a partir do Data Center mais próximo dele, fazendo que com isso reduza o ping e a latência. Assim, seu conteúdo é entregue bem mais rápido para o usuário final. Esta é a primeira e principal vantagem de usar uma CDN para acelerar seu site.

Na Hostnet, ao utilizar a CDN todo o tráfego do seu site passará pela rede da CloudFlare e nesse momento começa a proteção, pois cada visita recebida é analisada.


CloudFlare

A Hostnet, em parceria comercial com a empresa CloudFlare, trouxe para o mercado de hospedagem de sites a adesão em massa da tecnologia CDN para melhorar o desempenho e a segurança de seus clientes.

CloudFlare é uma empresa reconhecida pelo World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) como pioneira em tecnologia, foi nomeada pelo Wall Street Journal com o título de “Most Innovative Network & Internet Technology Company” por dois anos consecutivos e está classificada entre as 50 empresas mais inovadoras do mundo pela Fast Company.

A CloudFlare fornece serviço de infra estrutura global para provedores. A Hostnet é a primeira empresa no Brasil a disponibilizar esta tecnologia gratuitamente para clientes de hospedagem compartilhada e privativa de todos os tamanhos.


Planos que suportam CDN

Todos os planos Linux da Hostnet utilizam a tecnologia CDN.

Certificado Digital SSL grátis

SSL é um padrão global em tecnologia de segurança que cria um canal criptográfico entre um servidor web e um navegador, garantindo que todos os dados transmitidos mantenham-se sigilosos e seguros.

Oferecemos Certificado Digital SSL gratuito a todos os sites hospedados em nossos servidores para maior segurança ao seu site e maior credibilidade ao se negócio na Internet. Os certificados da CDN usam criptografia de curvas elípticas de 256 bits, que correspondem a chaves RSA de 3072 bits.

Observação: O Certificado Digital SSL gratuito conferido pelo recurso CDN não pode ser usado simultaneamente com outros serviços de certificação digital SSL próprios devido a incompatibilidade entre as duas tecnologias.


Como gerenciar?

Dentro do Painel de Controle da Hostnet utilize o menu: Site >> CDN CloudFlare >> botão Gerenciar


Cnd03.png


Nessa tela teremos 2 opções:

  1. Pausa de 15 minutos
  2. Modo de desenvolvimento por 3 horas
  3. Cache


Opccdn.png


  • Pausa - Essa opção desliga completamente todos os recursos da CDN por 15 minutos, tais como firewall, timeout e proteções contra ataque.
  • Modo Desenvolvedor - deve ser utilizada quando você está fazendo muitas alterações no site, normalmente é usada quando o site ainda está em desenvolvimento, onde você precisa fazer muitos testes. Essa opção faz com que seu site fique sem usar o cache da CDN por 3 horas.
  • Atualizar CACHE - deve ser utilizada quando você fizer uma atualização no site e tiver pressa que esta atualização seja exibida logo. Com a CDN, toda atualização feita no site leva cerca de 1 hora para ficar on line.


CDN com SSL próprio

Caso a hospedagem possua SSL próprio ativado, o serviço de CDN não poderá ser ativado.

OBS: Essa informação só é válida para planos Private.


Benefícios de usar uma CDN

Site mais rápido

Vamos supor que você esteja na China e seu site esteja hospedado no Brasil. Quando você carrega um arquivo, seu navegador envia uma requisição HTTP que irá atravessar o globo até chegar no seu servidor, e como você deve imaginar, isso leva tempo.

Entretanto, se o arquivo está hospedado em uma CDN, ele será distribuído geograficamente entre diferentes servidores no mundo. Então, quando você fizer uma requisição ele irá procurar o servidor mais próximo, o que diminui muito o tempo de de carregamento do seu site.


Otimização do SEO

O Google possui mais de 200 formas diferentes de algoritmo de análise de rede e uma delas é a velocidade de carregamento de sua página. A CDN melhorará a velocidade de sua página, um fator suplementar para melhorar a posição nos SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa).


Mais segurança

Uma das grandes vantagens da CDN é a proteção extra contra ataques DDoS, quando um número incrivelmente maior de solicitações de acesso à página forçam o site a cair. Por conseguir gerenciar o acesso de muitos usuários, distribuindo isso aos demais servidores, um conteúdo na CDN fica bem menos suscetível a esse tipo de ameaça.



Picos de acesso

É sempre bom quando o site está fluindo com um número elevado de visitantes, mas isso pode ser preocupante, afinal, com um grande número de acessos simultâneos, seu site pode parar de funcionar e sair do ar. Utilizando a CDN seu site responderá melhor caso tenha picos de acesso.


Tecnologia Railgun

O que é?

É uma tecnologia de otimização de rede de longa distância (WAN) que oferecemos em parceria com uma empresa CloudFlare. Ao contrário da CDN simples, Railgun usa técnicas de compressão alternativas (semelhantes às utilizadas na compressão de vídeo de alta qualidade) para acelerar o desempenho de páginas e garantir a conexão entre cada centro de dados CloudFlare e nosso servidor de origem para que os pedidos que não podem ser atendidos a partir do cache CloudFlare sejam realizados muito rápido. Isso resulta em um aumento médio de 200% de desempenho adicional.


Sem Railgun
Semrailgun.png

Com Railgun
Comrailgun.png


Como funciona?

Aproximadamente 2/3 dos pedidos para sites na CloudFlare são servidos diretamente a partir do cache do Datacenter que está fisicamente mais próximo da pessoa que navega na web. Por CloudFlare tem centros de dados ao redor do mundo, isso significa que se você está em Nova York, Chicago, Washington, as páginas da web são entregues rapidamente pelo Datacenter mais próximo, mesmo quando o servidor web de origem esteja a milhares de milhas de distância, por exemplo na China.

A capacidade da CloudFlare para fazer um web site parecer estar hospedado perto do local de requisição é fundamental para acelerar a navegação na Internet. Um site pode ser hospedado nos EUA, mas acessada principalmente no Reino Unido. Com CloudFlare o site será servido a partir de um Datacenter do Reino Unido, eliminando o atraso caro causada pela velocidade da luz.

Mas o outro 1/3 de pedidos feitos ao CloudFlare tem que ser enviada para o servidor de origem para o processamento. Isso acontece porque muitas páginas da web não são armazenáveis ​​em cache. Isto pode ser devido a um erro de configuração, ou, mais comumente, porque a página web muda frequentemente ou é personalizada.

Por exemplo, é difícil armazenar em cache a página inicial do New York Times, em qualquer período de tempo, porque as mudanças de notícias diárias são essenciais para os negócios. Ou ainda para um web site personalizado como o Facebook, onde cada usuário vê uma página diferente, embora o URL pode ser o mesmo para usuários diferentes.

Railgun usa um conjunto de técnicas para acelerar a requisição destas páginas web diretamente no servidor de origem para que as consultas sejam entregues sem lerdeza. Funciona até mesmo para mudar rapidamente páginas como sites de notícias ou de conteúdo personalizado.

Além disso, uma pesquisa CloudFlare mostrou que, embora muitos sites não podem ser armazenadas em cache (por exemplo, a home page do New York Times), eles possuem o HTML padrão na página que na maior parte permanece o mesmo independente das mudanças. Para estes sites, Railgun usa compressão para transmitir apenas as partes da página dinâmica que mudaram de um pedido para outro.

  • Se desejar saber mais sobre a tecnologia, poderá ver mais detalhes nos seguintes links:
  • Se desejar verificar o funcionamento da tecnologia Railgun, recomendamos utilizar a extensão do chrome.


Planos que suportam a tecnologia Railgun

Todos os planos da Hostnet utilizam a tecnologia Railgun.


Veja também:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas