O que é o WordPress Multisite?

WordPress Multisite Network permite que você rode e gerencie diversos sites WordPress a partir de uma única instalação. Você pode criar novos sites instantaneamente e gerencia-los usando o mesmo usuário e senha. Você pode até permitir outros usuários se registrarem e criarem seu próprio blog no seu domínio.

No Codex, temos a seguinte definição:

Uma rede é uma coleção de sites que compartilham uma só instalação do WordPress. Eles também podem compartilhar plugins e temas. Os sites individuais na rede são sites virtuais no sentido de que eles não têm seus próprios diretórios em seu servidor, embora eles têm diretórios separados para envio de mídia dentro da instalação compartilhada, e eles têm tabelas separadas no banco de dados.

Vantagens e Desvantagens

PRÓS

  • Como Administrador, você pode facilmente administrar vários sites a partir de um único painel administrativo;
  • Cada site pode ter seu próprio administrador com capacidades para gerenciar apenas seus próprios sites;
  • Facilidade na hora de fazer backups;
  • Instalações de vários plugins e temas de uma única vez;
  • Mais fácil de gerenciar atualizações. Você só precisa atualizar o seu WordPress, plugin, ou tema de uma única instalação.

CONTRAS

  • Todos os sites compartilham dos mesmos recursos, então se seu servidor cair, todos os sites da rede também vão;
  • Gerenciar os recursos do servidor durante um trafego inesperado pode ser difícil para um usuário iniciante;
  • Se você for hackeado, significa que todos os sites da rede serão hackeados;
  • Alguns plugins WordPress podem não funcionar bem no WordPress Multisite.

Ativando o multisite no WordPress

Embora seja um procedimento simples, é preciso ter atenção para ativar o multisite, pois será preciso realizar edições em arquivos no servidor em que seu site está hospedado.

OBS: Lembre-se de fazer um Backup de cada arquivo que será editado antes de realizar a inclusão dos códigos!

Se você tiver os dados de acesso FTP de seu servidor, use-os para ter acesso aos arquivos do seu site. Dentre eles, localize o wp-config.php. Nele, insira após o comentário “/* Isto é tudo, pode parar de editar! : ) */” a seguinte linha:

define('WP_ALLOW_MULTISITE', true);

Logo após isso, faça login no painel administrativo de seu WordPress e dentro do menu Ferramentas, acesse o submenu Instalação da rede. Escolha o nome da rede de sites e o e-mail de quem será o administrador de toda a rede e instale a funcionalidade (imagem abaixo).

Quando a instalação for concluída, o próprio WordPress irá lhe mostrar as últimas configurações que precisarão ser feitas no wp-config.php e no arquivo .htaccess. Basta copiar e colar os códigos conforme a página explica.

Caso o arquivo .htaccess não exista em sua instalação WP, será necessário criá-lo.

Depois de incluir os códigos nos arquivos wp-config.php e .htaccess você precisará efetuar logout do painel administrativo e se logar novamente.

Ao fazer isso, repare que será acrescentado uma nova opção ao menu do topo chamado Meus sites. Por ali é possível acessar o Painel da Rede em que os novos sites serão adicionados.

Após o procedimento de ativação do WordPress Multisite, você poderá adicionar novos sites à sua rede e compartilhar plugins, temas e usuários entre eles.

Veja como gerenciar seu WordPress Multisite aqui!

Páginas Relacionadas