Tela Inicial

Após você fazer a instalação na sua área, você deverá acessar o eGroupware, para começar a definir e configurar tudo para uso do seu grupo de trabalho. Ao acessar o eGroupware, você verá uma tela como esta abaixo:

Antes de tudo, note que esta tela é customizável. Logo, se você quiser, é possível trocar o que será apresentado na tela inicial do eGroupware. Veremos como fazê-lo posteriormente, a partir da seção de preferências. Temos então uma tela bem completa, com vários elementos, que descreveremos aqui:

Alto da página

Os elementos que temos no alto da página são permanentes. Ou seja, se acessarmos qualquer parte do eGroupware, ainda estas informações estarão sempre visíveis. No alto da página, temos no lado esquerdo quatro atalhos. No lado direito, temos algumas informações e um menu pull-down, onde podemos escolher elementos que serão adicionados ao painel que está abaixo. Vamos a eles, então:

No lado esquerdo, temos:

  1. Página inicial – nos leva de volta à página inicial do eGroupware.
  2. Preferências – abre a página de preferências, que iremos ver posteriormente.
  3. Manual/Ajuda – leva-nos à ajuda (em português) do eGroupware.
  4. Desconectar – a qualquer momento permite que você saia do eGroupware.

No lado direito, encontramos:

  1. Qual é o usuário que está logado, naquela tela do eGroupware, e seu respectivo grupo ao qual ele está inserido.
  2. Data atual.
  3. Quantos usuários estão ativos no sistema.
  4. Um menu pull-down, onde podemos adicionar rapidamente elementos, como itens na agenda, novos contatos, acessar o gerenciador de projetos, fazer entradas na planilha de tempo, lidar com os recursos cadastrados, fazer uso do sistema de tickets, do gerenciador de tarefas e por último, o e-mail interno. Esta é uma forma de acessarmos esse conteúdo de forma rápida, sem termos que retornar ao menu principal.

Menu

No menu, que está abaixo do topo, temos o logotipo do eGroupware (que pode ser trocado, caso seja necessário), e treze ícones, que são atalhos para as principais seções do eGroupware. São eles:

  1. Administrador – Acesso à área administrativa do eGroupware.
  2. Página inicial – Nos leva de volta à página inicial do eGroupware.
  3. E-mail – Acesso ao cliente de e-mail, interno ao eGroupware.
  4. Agenda – Acesso à agenda de grupo.
  5. Contatos – Acesso à lista de contatos.
  6. Tarefas – Acesso à lista de tarefas.
  7. Gerenciador de Projetos – Acesso ao sistema usado para gerência de projetos.
  8. Recursos – Acesso ao sistema de gerência de recursos do eGroupware.
  9. Planilha de Tempo – Acesso ao sistema que controla a planilha de tempo do eGroupware.
  10. Sistema de Tickets – Acesso ao sistema de tickets, usado para controle de versões e gerenciamento de falhas (bugs).
  11. Gerenciador de Arquivos – Acesso a um simples gerenciador de arquivos, onde você pode acessar arquivos disponíveis na sua hospedagem.
  12. Wiki – Acesso a uma wiki, onde você e o seu grupo de trabalho podem documentar seu trabalho, de forma mais simples, usando a linguagem de marcação de páginas que a wiki usa.
  13. Desconectar – Permite que saiamos do eGroupware.

Painel

No painel, temos os elementos que estão previamente agendados para que sejam acessíveis. Note que no canto superior direito de cada janela, temos 3 botões:

  1. O botão com a seta para cima faz com que a janela seja colocada acima da posição atual. Logo, se ela estiver na segunda posição, ao clicar nesse botão, ela será ascendida à primeira posição.
  2. O botão com a seta para baixo faz com que a janela seja colocada abaixo da posição atual. Logo, se ela estiver na segunda posição, ao clicar nesse botão, ela será levada à terceira posição.
  3. O botão com o xis faz com que esta janela seja encerrada. Mas note que as janelas definidas por padrão na tela inicial não poderão ser encerradas: Elas são o mínimo que deverão ser exibidos.

A princípio, os elementos que compõem a tela inicial é a agenda semanal e o gerenciador de tarefas.

Páginas Relacionadas