Os blocos no Drupal, conforme falamos, são trechos de informação que são apresentados nas regiões do site. Por exemplo, podemos ter um menu sensível ao contexto, os tópicos mais acessados do fórum hospedado ou uma lista de eventos que virão a acontecer. O uso de blocos na página é muito útil para disponibilizar informação ao usuário do seu site, de uma forma mais organizada e simpática. É claro que um mau uso poderá comprometer a legibilidade ou a compreensão do seu site, afastando as pessoas dele. Logo, é interessante preocupar-se com um bom uso dos blocos no seu site.

Logo, para acessarmos a seção onde podemos organizar os blocos temos que percorrer o seguinte caminho:

  1. Clique em Construção do site.
  2. Clique em Blocos.
  3. Clique em Listar.

Logo, vocês verão uma tela como essa:

Para mudar a região ou ordem de um bloco, clique no ícone no canto esquerdo de cada opção na coluna Bloco, e arraste o bloco para sua nova posição na lista. Atenção: Nem todos os temas implementam as mesmas regiões, nem as mesmas estão exibidas da mesma maneira. Você também pode clicar na lista que está na coluna Região, e escolher qual será a região onde o bloco estará.

No final, clique em Salvar blocos, no final da página, para o seu novo arranjo de blocos seja de fato salvo.

Configurar blocos

Você pode alterar a configuração dos blocos, caso queira. Basta clicar na opção Configurar, que está na coluna Operações. Você verá uma tela como essa aqui:

Nessa tela, você pode configurar:

  1. Título do bloco: Caso você queira reescrever o título do bloco, para ficar algo mais familiar.
  2. Configurações de visibilidade: Caso você queira que o usuário possa mudar a exibição dos blocos nas suas configurações pessoais.
    • Na primeira opção, você pode declarar se o usuário poderá desativar a visualização do bloco.
    • Na segunda opção, você pode exibir o bloco, mas deixar que o usuário o desative, se quiser.
    • Na terceira opção, você pode não exibir o bloco, mas deixar que o usuário o ativr, caso queira.
  3. Exibir o bloco para apenas os usuários nos seguintes papéis: Caso você queira exibir este bloco para alguns usuários, como por exemplo, os usuários anônimos, os usuários autenticados ou ambos. Se não houver nada selecionado, o bloco será visível a todos os usuários.
  4. Exibir o bloco apenas nas páginas determinadas: Caso você queira restringir a visualização desse bloco a um conjunto de páginas específico, você pode alterar nessa página.
    • Na primeira opção, você pode dizer que o bloco aparece em todas as páginas, exceto as páginas listadas na caixa de texto abaixo.
    • Na segunda opção, você pode declarar que o bloco aparece somente nas páginas listadas na caixa de texto abaixo.
    • Na terceira opção, você pode ajustar para que o bloco apareça somente se o código PHP retornar o valor TRUE.

Na caixa de texto, digite uma URL do Drupal por linha. Se você quiser colocar várias páginas, use o asterisco (*) como coringa. Por exemplo: blog para a página de blogs e blog/* para todos os blogs pessoais. Se você quiser fazer referência à página inicial, coloque a tag na caixa. Se você selecionar o modo PHP, escreva o código PHP entre <?php ?> , mas muito cuidado com o que você irá escrever: Isto poderá provocar uma pane no seu site Drupal.

Páginas Relacionadas