Timeout (max_execution_time) é o máximo de tempo que o PHP vai tentar ficar executando um script.

Por padrão o timeout na Hostnet é de 120 segundos em todos os planos, e só pode ser alterado nos planos de Hospedagem Cloud Private.

Quando este tempo é atingido normalmente ocorre a seguinte mensagem de erro:

Maximum execution time of 30 seconds exceeded in..

Isso acontece porque o script que você está tentando executar esta demorando demais, mais que o limite de tempo configurado. Pode ser por causa de uma consulta sql muito demorada, uma ação que executa variadas funções, muitos processos rodando ao mesmo tempo no servidor ou até mesmo “código mal escrito”.

Erros comuns de timeout:

  • Atualização automática do WordPress;
  • Instalação manual do Prestashop;
  • Instalação manual do Magento;

Como aumentar o timeout?

Ele só pode ser alterado nos planos Private usando o menu: Servidor Private >> Configurações dos Sites

Depois selecione a conta desejada e clique em EDITAR .

Na próxima página, busque pela caixa do Time Out e altere para o valor desejado. Ao final do procedimento, vá até o final da página e clique em Salvar site para finalizar.

Aguarde 30 minutos para que a mudança entre em vigor.

Existe algum limite máximo para o timeout?

Não existe um limite máximo, porém, recomendamos cautela ao configurar este recurso, que pode ser explorado por crackers para retirar sites do ar.

Exemplo: Considere que uma página do seu site esteja demorando para ser gerada, e para agilizar, você decide aumentar o limite de timeout. Manter este limite acima do recomendado, que são 120 segundos, pode facilitar a ação de crackers que tenham como objetivo derrubar o seu site, fazendo diversas requisições a determinada página lenta, sobrecarregando sua máquina virtual e, consequentemente, fazendo com seu site se comporte de maneira instável.

Consideramos que o ideal é melhorar o código de páginas lentas ou aumentar o timeout apenas enquanto for necessário para gerar a página, retornando para o valor original de 120 segundos em seguida.

Uma boa alternativa para tarefas pesadas é agendá-las no crontab em horários de menor acesso.

Páginas Relacionadas