Testando

Não é nada agradável vermos uma pesquisa montada no LimeSurvey e ela ter problemas, tanto na sua estrutura quanto na interação entre as suas perguntas: Existem perguntas que, dependendo da resposta, derivam para uma ou outra pergunta subsequente. Logo, é bom testar a pesquisa antes de colocá-la “em uso”.

Para fazê-lo, basta clicar no ícone Testar Inquérito (), para que seja aberta uma nova janela, onde você pode fazer a pesquisa e ver como ela está. A característica é que o resultado não será gravado na base de dados gerada pela pesquisa, e com isso não contará como estatística.

Ativando

Digamos que você testou a pesquisa, e ela está ótima, certinha, tudo nos conformes. Então, é hora de ativá-la, e colocá-la em uso pelos usuários. Para fazê-lo, clique em “Ativar inquérito” (). No momento em que você fizer isto, algumas mudanças serão feitas, como:

  • O LimeSurvey cria uma nova tabela no banco de dados para guardar os resultados da pesquisa, e cria um campo para cada resposta possível na pesquisa, nessa tabela.</span>
  • Essa tabela é alimentada com os resultados da pesquisa, e ainda te dá acesso a resultados e estatísticas da pesquisa, uso de tokens, entre outros.
  • Conforme foi dito, há acesso aos tokens, e o botão alusivo torna-se disponível. Se a pesquisa não for anônima, uma tabela de tokens é criada automaticamente, no banco de dados.

Mas lembre-se de que, antes de ativar uma pesquisa, você deve ver os seguintes pontos:

  • Quando a pesquisa é iniciada, você pode trocar o texto das questões, respostas, a pesquisa… Mas não pode mais trocar o tipo de pergunta ou o tipo de resposta.
  • Você não pode adicionar ou remover questões, nem em questões do tipo array, ou de múltipla escolha. Você só pode adicionar respostas às questões que são do tipo lista (as básicas).

Se você não vê o ícone “Ativar inquérito”, então sua pesquisa ainda não pode ser ativada, pois ela tem problemas que a invalidariam (por exemplo, faltam questões na pesquisa). Ao clicar nesse ícone, o LimeSurvey vai rodar um teste de consistência, para garantir que a sua pesquisa vai funcionar corretamente.

O que fazer depois de colocar a pesquisa em execução

Pronto, finalmente você ativou uma pesquisa, e a tabela no banco de dados está sendo preenchida com respostas. Agora, o que fazer?

  • Antes de tudo, faça backup. Exporte a estrutura da pesquisa e salve o arquivo (CSV) em um lugar seguro.
  • Periodicamente, exporte o resultado das pesquisas e mantenha uma cópia em lugar seguro.
  • Evite fazer mudanças na pesquisa. Existem algumas partes que ainda podem ser mudadas após a ativação da pesquisa, e enquanto isso não deverá causar problemas, é melhor se prevenir do que lamentar. Teste toda a sua pesquisa antes de ativá-la, e caso a ative, deixe ela assim, exatamente como ela é.

Caso aconteça o pior, e você perca tudo, com o backup realizado você pode restaurar onde tudo parou.

Páginas Relacionadas