Um tema define o aspecto visual da interface de um aplicativo. Embora seja alterado quando o tema é trocado, em geral todos os temas contêm os mesmos elementos funcionais que devem constar na interface do aplicativo. Logo, estes elementos podem ter cores e dimensões diferentes e estar posicionados em diferentes posições na tela do monitor.

Trocando o tema default para cada usuário

O MediaWiki instalado pela Hostnet traz 9 temas, e o tema Vector está ajustado como o tema padrão. Os outros são Azul colonial, Chique, Clássico, Moderno, MonoBook, MySkin, Nostalgia e Simples. Para escolher o tema que prefere usar, dentre os disponíveis, entre na wiki e autentique-se com seu usuário. Dali, clique no link Minhas Preferências e no separador Aparência. Você logo irá ver o primeiro campo, Tema.

Todos os temas oferecem pré-visualização. Logo, ao clicar no link ao lado de cada tema, você terá uma visão da wiki formatada segundo aquele tema. Para selecionar um novo tema, basta clicar na opção desejada e no final da página, clicar em Salvar.

Usuários diferentes podem ver a wiki personalizada de formas diferentes. Por exemplo, o usuário fulano pode ver a wiki formatada segundo o tema Azul Colonial, enquanto o usuário beltrano terá a wiki formatada segundo o tema Nostalgia.

Trocando o tema default para a wiki

Por padrão, o Mediawiki apresenta a todos os usuários a wiki criada com o tema Vector. Mas, se você quiser que a wiki seja apresentada com um tema diferente deste tema, você deve alterar uma variável dentro do arquivo LocalSettings.php. Veremos como iremos proceder.

  • Usando o FTP:
  1. Fazendo uso de um cliente de FTP, acesse sua área na Hostnet.
  2. Localize o arquivo LocalSettings.php.
  3. Faça o download dele para a sua máquina.
  4. Abra-o no Bloco de Notas.
  5. Localize a linha onde está escrito o parâmetro $wgDefaultSkin. Você deverá ter algo como $wgDefaultSkin = "vector";
  6. Note que ao lado desse parâmetro, está escrito a palavra vector. Este é o nome do tema padrão. Troque seu conteúdo para o nome do tema que você quer adotar: cologne blue, chick, classic, modern, monobook, myskin, Nostalgia e simple.
  7. Salve o arquivo.
  8. Faça o upload desse arquivo, LocalSettings.php, para a sua área novamente. Lembre-se que esse novo arquivo deve sobrepor o anterior.
  9. Recarregue a página do Mediawiki.
  10. Logo você verá que o Mediawiki trocou o tema, para aquele ao qual você desejava.
  • Usando o PuTTY:
  1. Usando o cliente SSH PuTTY, conecte-se a sua área FTP. Os parâmetros são os mesmos (endereço, login e senha).
  2. Digite o seguinte comando (abaixo):

nano $(find . -name “LocalSettings.php“)

Desta forma, você irá abrir, no editor de textos nano, o arquivo LocalSettings.php, que foi localizado pelo comando find.

  1. Localize a linha onde está escrito o parâmetro $wgDefaultSkin. Você deverá ter algo como $wgDefaultSkin = "vector";
  2. Note que ao lado desse parâmetro, está escrito a palavra vector. Este é o nome do tema padrão. Troque seu conteúdo para o nome do tema que você quer adotar: cologneblue, chick, classic, modern, monobook, myskin, Nostalgia e simple.
  3. Salve o arquivo, usando o atalho de teclado Control+O (pressione a tecla Control, e mantendo-a pressionada, tecle O).
  4. Feito isto, basta sair do editor, pressionando Control+X.
  5. Saia do terminal gerado pelo PuTTY, digitando exit.
  6. Recarregue a página do Mediawiki.
  7. Logo você verá que o Mediawiki trocou o tema, para aquele ao qual você desejava.

Adicionando novos temas ao Mediawiki

Apesar da oferta de nove temas para a sua wiki, você pode querer usar um novo tema disponível na Internet, personalizar mais a sua página para ficar mais “com a sua cara”. Veremos então como fazê-lo.

Antes de tudo, seguem aqui alguns links de sites com temas do Mediawiki disponíveis para download:

Tendo pego o tema desejado, veremos como colocá-lo em uso:

  1. Faça o download do tema que você deseja usar.
  2. Abra ele usando um programa para compressão e descompressão de arquivos. O arquivo que contém o tema na verdade é um arquivo compactado, provavelmente no formato ZIP. Isto significa que você precisa descomprimi-lo. Faça-o em uma pasta no seu computador.
  3. Fazendo uso de um cliente de FTP, acesse sua área na Hostnet.
  4. Localize a pasta skins. Ele está dentro da sua pasta do mediawiki. Se você não fez nenhuma alteração na sua instalação, deverá estar em mediawiki/skins.
  5. Use o cliente FTP para enviar o conteúdo do arquivo que você descompactou para esta pasta.
  6. Feito isto, altere o tema default, da maneira como vimos no tópico anterior. Se você quiser que seja alterado somente para você, faça do mesmo modo que vimos no tópico anterior.

Páginas Relacionadas