O que é taxonomia

Taxonomia é a ciência de classificar itens. No nosso caso, os itens a serem classificados são os posts, textos, artigos e demais conteúdos colocados no site pelos usuários autenticados. A forma de classificarmos o conteúdo é usando tags, ou etiquetas, que são palavras. E essas palavras estão relacionadas ao conteúdo que será indexado. Dessa forma, você pode categorizar o conteúdo do seu site, usando essas etiquetas.

Esse sistema taxonômico é mais eficiente do que um sistema hierárquico de classificação, pois cada conteúdo pode ser classificado segundo quantas etiquetas forem necessárias. Isto facilita o trabalho do usuário, de buscar um conteúdo específico: Ele pode selecionar duas ou mais tags que dizem respeito ao assunto que ele quer buscar, e assim refinar a busca. As etiquetas podem ser criadas pelo administrador, ou então usando categorias livres.

Criando um vocabulário

O primeiro passo é criar um vocabulário para o seu sistema taxonômico. Vamos lá:

  1. No menu administrativo, clique em Administrar.
  2. Em Administrar, clique em Organizar Conteúdo.
  3. Em Organizar Conteúdo, clique em Taxonomia.

Você verá a seguinte página abaixo:

Vamos então criar um novo vocabulário. Clique na opção Novo vocabulário.

Logo, você verá a seguinte página:

Novo vocabulário

Aqui vai a descrição dos elementos que estão disponíveis nessa página:

  • Nome do vocabulário: Aqui você define qual será o nome do vocabulário que você está criando. Por exemplo, você pode definir um vocabulário para os posts nos blogs contidos no seu site gerenciado com o Drupal.
  • Descrição:Aqui você coloca qual é a descrição do vocabulário, como uma explicação mais detalhada.
  • Texto de ajuda:Nesse campo, você preenche com uma frase que será colocada pelo Drupal sobre a caixa de texto onde o usuário irá inserir as palavras que serão usadas como parte do vocabulário. Conforme falamos antes, podemos ter um vocabulário montado pelos usuários que postam textos no site, ou então criar um com categorias previamente definidas. Um exemplo de uma frase é “Entre uma lista de palavras separadas por vírgula:”, mas você pode customizá-la, escolhendo outra frase.
  • Tipos de conteúdo: Aqui você pode selecionar quais tipos de conteúdo você irá indexar com esse vocabulário que você está criando. As opções são Book page (página de livro), Enquete, Post do blog e Tópico do fórum.Você pode selecionar mais de um tipo de conteúdo, caso queira, ou criar vocabulários separados para cada um dos tipos de conteúdo que você pode ter no seu site.
  • Configurações:
  • Tags:Os termos não são pré-definidos pelo administrador, mas são criados pelos usuários durante a publicação do conteúdo. Logo, cada palavra (ou conjunto de palavras) separada por vírgulas, é um termo que irá fazer parte do vocabulário criado pelo administrador.
  • Seleção múltipla:Ao selecionar essa opção, você permite que um post possa ter mais do que um termo deste vocabulário. Se forem tags (ou seja, com a opção acima selecionada), isso será sempre permitido, marcando essa opção ou não.
  • Obrigatório:Marcando essa opção, você obriga o usuário a colocar pelo menos um termo deste vocabulário no post.
  • Peso: Aqui, você pode ajustar para que as palavras de um vocabulário seja colocado acima ou abaixo de outros, com base nesse valor. Itens mais “pesados” ficam mais embaixo no menu, e itens mais “leves” são posicionados mais acima.

Relações hierárquicas (ou não) entre os termos

Um vocabulário montado no Drupal pode ter uma estrutura hierárquica ou não. Expliquemos o que é essa hierarquia:

  • Suponhamos que você deseja agrupar os conteúdos Gerenciador de conteúdo, WordPress, Taxonomia e Drupal. Podemos ver que todos estão relacionados, afinal WordPress e Drupal são Gerenciadores de Conteúdo, e Taxonomia é uma característica do Drupal. Logo, você pode estruturar o seu vocabulário de forma a estabelecer relações entre os termos. Isso pode ser interessante para categorizar conteúdo disponibilizado no seu site, segmentar o conteúdo para facilitar a indexação e localização por parte do usuário. Abaixo temos um exemplo de como seria montada essa hierarquia:
  • Em contrapartida, se você quer que não haja hierarquia, como as etiquetas (tags), então basta colocar os vocabulários, sem criar relacionamentos entre elas. Isso é muito usado para criar nuvens de tags, onde termos que aparecem mais são impressos na tela com tamanhos maiores. Abaixo temos um exemplo de como ficaria essa hierarquia.

Adicionar termos

Você pode adicionar termos ao vocabulário, ou deixar que os usuários, com o seu conteúdo adiciona do, construa distribuidamente o vocabulário. Caso você queira construir um vocabulário básico, o procedimento que você terá que seguir é o seguinte:

  • Primeiro, você tem que criar um vocabulário para receber essas palavras, e isso você pode ver na opção Novo vocabulário, que vimos acima.
  • Feito isto, podemos adicionar termos ao clicarmos na opçãoAdicionar termos, na lista de vocabulários definidos.

Com isto, iremos para a seguinte página:

Aqui temos as opções, que iremos ver agora:

  • Nome do termo: Qual é o termo do vocabulário que será adicionado.
  • Descrição: Caso você queira, você pode adicionar uma descrição do termo, que será apresentada na página taxonomy, do Drupal, e nos feeds RSS.
  • Superiores:Caso você deseje estabelecer uma relação hierárquica entre os termos, será necessário colocar o nome do item superior na hierarquia. Logo, no exemplo que colocamos lá em cima, se colocarmos Taxonomia, então teremos que colocar no campo Superiores a palavra Drupal. Se você deseja manter uma estrutura não hierárquica, basta deixar o campo Superiores com o item <raiz> preenchido.
  • Termos relacionados: Aqui você pode estabelecer relações entre esse termo adicionado e outros já criados.
  • Sinônimos: Aqui você pode listar palavras que são sinônimas a este termo, de forma que a indexação seja feita com uma palavra apenas. Logo, se você cadastrar a palavra “calçado”, você pode colocar como sinônimos “tênis”, “chinelo”, “sapato” “salto alto”, “sandália”, entre outros. Todos são calçados, e podem ser considerados sinônimos de “calçado”.
  • Peso: Aqui, você pode ajustar para que essa palavra seja colocada acima ou abaixo de outros, com base nesse valor. Itens mais “pesados” ficam mais embaixo no menu, e itens mais “leves” são posicionados mais acima.

Aqui vai a descrição dos elementos que estão disponíveis nessa página:

Nome do vocabulário: Aqui você define qual será o nome do vocabulário que você está criando. Por exemplo, você pode definir um vocabulário para os posts nos blogs contidos no seu site gerenciado com o Drupal. Descrição: Aqui você coloca qual é a descrição do vocabulário, como uma explicação mais detalhada.

Texto de ajuda: Nesse campo, você preenche com uma frase que será colocada pelo Drupal sobre a caixa de texto onde o usuário irá inserir as palavras que serão usadas como parte do vocabulário. Conforme falamos antes, podemos ter um vocabulário montado pelos usuários que postam textos no site, ou então criar um com categorias previamente definidas. Um exemplo de uma frase é “Entre uma lista de palavras separadas por vírgula:”, mas você pode customizá-la, escolhendo outra frase.

Tipos de conteúdo: Aqui você pode selecionar quais tipos de conteúdo você irá indexar com esse vocabulário que você está criando. As opções são Book page (página de livro), Enquete, Post do blog e Tópico do fórum. Você pode selecionar mais de um tipo de conteúdo, caso queira, ou criar vocabulários separados para cada um dos tipos de conteúdo que você pode ter no seu site.

Configurações:

Tags: Os termos não são pré-definidos pelo administrador, mas são criados pelos usuários durante a publicação do conteúdo. Logo, cada palavra (ou conjunto de palavras) separada por vírgulas, é um termo que irá fazer parte do vocabulário criado pelo administrador.

Seleção múltipla: Ao selecionar essa opção, você permite que um post possa ter mais do que um termo deste vocabulário. Se forem tags (ou seja, com a opção acima selecionada), isso será sempre permitido, marcando essa opção ou não.

Obrigatório: Marcando essa opção, você obriga o usuário a colocar pelo menos um termo deste vocabulário no post. Peso: Aqui, você pode ajustar para que as palavras de um vocabulário seja colocado acima ou abaixo de outros, com base nesse valor. Itens mais “pesados” ficam mais embaixo no menu, e itens mais “leves” são posicionados mais acima.

Relações hierárquicas (ou não) entre os termos Um vocabulário montado no Drupal pode ter uma estrutura hierárquica ou não. Expliquemos o que é essa hierarquia:

1. Suponhamos que você deseja agrupar os conteúdos Gerenciador de conteúdo, WordPress, Taxonomia e Drupal. Podemos ver que todos estão relacionados, afinal WordPress e Drupal são Gerenciadores de Conteúdo, e Taxonomia é uma característica do Drupal. Logo, você pode estruturar o seu vocabulário de forma a estabelecer relações entre os termos. Isso pode ser interessante para categorizar conteúdo disponibilizado no seu site, segmentar o conteúdo para facilitar a indexação e localização por parte do usuário.

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