O que é SPAM?

Spam é uma mensagem eletrônica ( e-mail ) não-solicitada, normalmente para fins publicitários e enviados para um grande número de pessoas.

Como faço para enviar e-mail sem ser caracterizado Spam?

Para que o e-mail não seja caracterizado SPAM, é necessário que possua em seu site uma área na qual os usuários se cadastrem para receber e-mail informativos. Após o cadastro o usuário deverá receber um novo e-mail confirmando se realmente deseja receber informativos, para que fique liberado o envio de e-mails.

IMPORTANTE:

  • Os e-mails enviados devem conter um link para que o usuário possa se retirar da lista quando desejar.
  • NUNCA pegue lista de e-mails na internet.
  • Crie aos poucos sua própria lista de e-mail, pode ser demorado, mas será uma lista válida com usuários que realmente estão interessados em seu produto.

A Hostnet pode bloquear o envio de mensagens de determinado domínio, caso o servidor identifique um elevado número de envios para endereços de e-mail inexistentes. O desbloqueio ocorrerá sempre às 12h de cada dia. Essa medida tem como objetivo impedir o envio de SPAM através dos nossos servidores. Recomendamos que mantenham sempre sua lista de endereços de e-mail atualizada.

Na Hostnet posso enviar e-mails em massa?

Não, para isso recomendamos o serviço de E-mail Marketing.

Clique AQUI e veja mais detalhes sobre o serviço de E-mail Marketing.

Clique AQUI e veja mais detalhes sobre nossa limitação de envio.

Como enviar meus Boletins ou E-mail Marketing para os clientes que já me autorizaram?

Os clientes que desejarem enviar e-mail marketing e newsletter, devem fazer uso de ferramentas profissionais.

Para isso, oferecemos o serviço de E-mail Marketing, onde é alocada uma infraestrutura independente da utilizada para a hospedagem do site, preparada para envio de e-mails em massa, garantindo assim que o envio das mensagens promocionais não causará problemas aos demais clientes que utilizam o serviço tradicional de e-mail da Hostnet.

Clique AQUI e veja mais detalhes.

O que a Hostnet faz quando um cliente envia Spam?

Quando identificamos que um cliente está enviando Spam, ou quando recebemos uma denúncia, a Hostnet faz uma notificação ao cliente através do HelpDesk solicitando mais atenção e providências para que não se repita, enviamos junto o cabeçalho do e-mail que foi considerado Spam.
Em caso de reincidência a conta é congelada e será liberada apenas mediante explicação convincente do cliente via HelpDesk.

Estou recebendo muito Spam no meu e-mail, o que faço?

Clique AQUI e veja como evitar SPAM em seu e-mail na Hostnet.

Dicas contra Spam

Abaixo alguns cuidados que podem ajuda-lo a evitar mensagens não solicitadas em seu e-mail:

  1. As salas de bate-papo são uma das principais fontes de captura de endereços de e-mail que os spammers (nome dado aos geradores de spam) usam. A sofisticação neste caso é tanta que programas são usados em chats unicamente para esse fim, portanto evite divulgar seu e-mail em chats.
  2. Cuidado com sites desconhecidos. Não cadastre seu e-mail em sites cuja confiança é duvidosa. Muitos oferecem prêmios fabulosos para atrair internautas aos montes e capturar e-mails. Mesmo em sites grandes, verifique a política de privacidade para estar certo que seu e-mail não será divulgado a empresas parceiras do site. Ao entrar em sites pornográficos, tome ainda mais cuidado. Muitos oferecem fotos por e-mail gratuitamente. Você pode até receber as fotos, mas também receberá um monte de mensagens de spam;
  3. Tenha pelo menos duas contas de e-mail. Uma, use para coisas importantes, como comunicação com colegas e amigos, uso profissional ou negócios. De forma alguma divulgue este endereço a quem você não conhece. A outra conta de e-mail pode ser usada para cadastros em sites, listas de discussão por e-mail, enfim. Assim, você consegue separar o que é importante para você;
  4. Em mensagens automáticas ou mesmo em sua assinatura, evite passar muitos detalhes sobre você. Isso pode ser usado por spammers para qualificar você a receber um determinado tipo de spam. Por exemplo, se você trabalha com informática, essas informações seriam usadas para lhe enviar ofertas de computadores à venda. Por isso, se houver necessidade de divulgar suas informações faça somente em seu e-mail mais importante. Evite divulgar tais dados em listas de discussão ou fóruns;
  5. Essa talvez seja a dica mais importante: jamais, de maneira alguma, responda as mensagens de spam. A grande maioria dos spams vem um com um texto dizendo algo como “clique aqui se não quiser mais receber nossas mensagens” ou “responda esta mensagem com o assunto Retirar para excluir seu e-mail de nosso banco de dados”. Nunca mande e-mail aos spammers mesmo que seja para xingá-los. Se fizer isso, eles saberão que seu e-mail é válido e saberão também que você está lendo os spams;
  6. Nunca acesse o site dos anúncios do spam. Caso contrário, os spammers pensarão que a propaganda está dando certo e enviarão cada vez mais mensagens. Ao receber “propostas imperdíveis” ou um e-mail de “um amigo que você não conhece”, ignore. Estas propostas têm outros fins. Além do mais, ninguém escolherá justamente você para deixar rico sem nenhuma razão. Portanto desconfie sempre;
  7. Nos programas de mensagem instantânea como MSN Messenger, as regras acima também são válidas. Você ainda pode adicionar o endereço do spammer em sua listas de Ignores;
  8. Ao identificar uma mensagem de spam, apague-a antes de lê-la e evite entrar em sites que você sabe que envia spam para divulgar seus serviços. Se os usuários de spam perceberem que seus e-mails estão sendo ignorados, eles com certeza pararão com essa prática.

Como denunciar Spam no Brasil

A denúncia de spams, seja por emails de distribuição em massa ou sites de relacionamento, pode ser feita através do site https://registro.br . Este fornece um link para o site https//antispam.br, que explica detalhadamente as formas de se denunciar um spam.

Resumidamente, faz-se o seguinte:

  1. Responder o e-mail de spam, incluindo o conteúdo original e o cabeçalho de e-mail na mensagem;
  2. No campo Para: digitar o endereço mail-abuse@cert.br;
  3. Buscar o(s) responsável(eis) pelo domínio no site https://registro.br, pela função whois do próprio site. Para isso é necessário que o spammer tenha enviado o site de propaganda (por exemplo, www.liverjoice.com.br);
  4. Colocar o email do responsável pela rede no campo CC:, encontrado pelo site registro.br;
  5. Enviar o e-mail.

Dúvidas frequentes:

Tenho uma conta de hospedagem na Hostnet e vou usar outro SMTP para envio de e-mails em massa, algum problema?

Caso no corpo do e-mail exista algum link apontando para seu site na Hostnet, e este envio for considerado SPAM, sua conta de hospedagem poderá ser congelada.
Mesmo não usando nosso SMTP, o e-mail contém links para seu site que está na Hostnet e com isso a Hostnet é envolvida na prática de SPAM.

Tenho uma lista de e-mails e na publicidade que envio existe um link onde o usuário pode se descadastrar, desta forma não é SPAM?

Isso não faz com que seu e-mail seja considerado SPAM ou não, SPAM é todo e-mail de publicidade não solicitado.
Muitos spammers usam esta tática de “remover e-mail da lista” para saber se realmente o e-mail é válido, por isso muitos usuários não confiam nessa opção.

Spoofing

Spoofing é uma falsificação de e-mail, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

Isso ocorre pois protocolo SMTP (responsável pelo envio de e-mail) ainda que seguro, possui a vulnerabilidade que permite que qualquer pessoa com conexão internet e um programa especial envie mensagens alterando o campo “From” (remetente). Vale frisar que essa vulnerabilidade é mundial para o SMTP, ou seja, não é algo relacionado ao nosso serviço de e-mails.

Ex.: Você pode receber uma mensagem com o remetente "seu_email@seudominio.com.br".

Clique AQUI para mais detalhes.

Dicas para proteção:

  • Utilize softwares de proteção (antivírus, antispam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo.
  • Mantenha atualizadas as versões dos softwares de proteção.
  • Mantenha atualizadas as assinaturas do antivírus e do anti-spyware.
  • Não clique em URLs (links) incluídas em e-mails, principalmente, se forem e-mails suspeitos de spam ou de origem desconhecida.
  • Não execute arquivos anexados aos e-mails sem examiná-los previamente com um antivírus.
  • Esteja atento à navegação em sites na Internet, e evite clicar em links que aparecem em janelas do tipo pop-up.
  • Caso note comportamento anômalo em seu computador (reinicializações sem motivo aparente, lentidão e erros diversos, por exemplo), faça um rastreamento com o antivírus e, se o problema persistir, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos.
  • Em casos de contaminação por vírus ou outro código malicioso, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos, evitando restaurar backups antigos.

Links úteis:

Páginas relacionadas: