O que é SPAM?

Spam é uma mensagem eletrônica ( e-mail ) não-solicitada, normalmente para fins publicitários e enviados para um grande número de pessoas.

Como faço para enviar e-mail sem ser caracterizado Spam?

Envie sempre e-mail de forma profissional, para quem realmente deseje receber seu e-mail.

Caso você queira fazer um envio em massa para divulgar algo, é necessário que faça a captação e crie uma lista de usuários quem tem interesse no seu produto.
Isso pode ser feito por exemplo, colocando no seu site uma área na qual os usuários se cadastrem para receber e-mail informativos.

IMPORTANTE:

  • Os e-mails enviados devem conter um link para que o usuário possa se retirar da lista quando desejar.
  • NUNCA pegue lista de e-mails na internet.
  • Crie aos poucos sua própria lista de e-mail, pode ser demorado, mas será uma lista válida com usuários que realmente estão interessados em seu produto.

A Hostnet pode bloquear o envio de mensagens de determinado domínio, caso o servidor identifique um elevado número de envios para endereços de e-mail inexistentes. O desbloqueio ocorrerá sempre à meia noite de cada dia. Essa medida tem como objetivo impedir o envio de SPAM através dos nossos servidores. Recomendamos que mantenham sempre sua lista de endereços de e-mail atualizada.

Na Hostnet posso enviar e-mails em massa?

Não, para isso recomendamos o serviço de E-mail Marketing ou de Automação de Marketing.

Clique AQUI e veja detalhes sobre nossa limitação de envio.

Como enviar meus Boletins ou E-mail Marketing para os clientes que já me autorizaram?

Os clientes que desejarem enviar e-mail marketing e newsletter, devem fazer uso de ferramentas profissionais.

Para isso, oferecemos o serviço de E-mail Marketing, onde é alocada uma infraestrutura independente da utilizada para a hospedagem do site, preparada para envio de e-mails em massa, garantindo assim que o envio das mensagens promocionais não causará problemas aos demais clientes que utilizam o serviço tradicional de e-mail da Hostnet.

Clique AQUI e veja mais detalhes.

O que a Hostnet faz quando um cliente envia Spam?

Quando identificamos que um cliente está enviando Spam, ou quando recebemos uma denúncia, a Hostnet faz uma notificação ao cliente através do HelpDesk solicitando mais atenção e providências para que não se repita, enviamos junto o cabeçalho do e-mail que foi considerado Spam.
Em caso de reincidência a conta é congelada e será liberada apenas mediante explicação convincente do cliente via HelpDesk.

Estou recebendo muito Spam no meu e-mail, o que faço?

Clique AQUI e veja como evitar SPAM em seu e-mail na Hostnet.

Dicas contra Spam

Abaixo alguns cuidados que podem ajuda-lo a evitar mensagens não solicitadas em seu e-mail:

  1. As salas de bate-papo são uma das principais fontes de captura de endereços de e-mail que os spammers (nome dado aos geradores de spam) usam. A sofisticação neste caso é tanta que programas são usados em chats unicamente para esse fim, portanto evite divulgar seu e-mail em chats.
  2. Cuidado com sites desconhecidos. Não cadastre seu e-mail em sites cuja confiança é duvidosa. Muitos oferecem prêmios fabulosos para atrair internautas aos montes e capturar e-mails. Mesmo em sites grandes, verifique a política de privacidade para estar certo que seu e-mail não será divulgado a empresas parceiras do site. Ao entrar em sites pornográficos, tome ainda mais cuidado. Muitos oferecem fotos por e-mail gratuitamente. Você pode até receber as fotos, mas também receberá um monte de mensagens de spam;
  3. Tenha pelo menos duas contas de e-mail. Uma, use para coisas importantes, como comunicação com colegas e amigos, uso profissional ou negócios. De forma alguma divulgue este endereço a quem você não conhece. A outra conta de e-mail pode ser usada para cadastros em sites, listas de discussão por e-mail, enfim. Assim, você consegue separar o que é importante para você;
  4. Em mensagens automáticas ou mesmo em sua assinatura, evite passar muitos detalhes sobre você. Isso pode ser usado por spammers para qualificar você a receber um determinado tipo de spam. Por exemplo, se você trabalha com informática, essas informações seriam usadas para lhe enviar ofertas de computadores à venda. Por isso, se houver necessidade de divulgar suas informações faça somente em seu e-mail mais importante. Evite divulgar tais dados em listas de discussão ou fóruns;
  5. Essa talvez seja a dica mais importante: jamais, de maneira alguma, responda as mensagens de spam. A grande maioria dos spams vem um com um texto dizendo algo como “clique aqui se não quiser mais receber nossas mensagens” ou “responda esta mensagem com o assunto Retirar para excluir seu e-mail de nosso banco de dados”. Nunca mande e-mail aos spammers mesmo que seja para xingá-los. Se fizer isso, eles saberão que seu e-mail é válido e saberão também que você está lendo os spams;
  6. Nunca acesse o site dos anúncios do spam. Caso contrário, os spammers pensarão que a propaganda está dando certo e enviarão cada vez mais mensagens. Ao receber “propostas imperdíveis” ou um e-mail de “um amigo que você não conhece”, ignore. Estas propostas têm outros fins. Além do mais, ninguém escolherá justamente você para deixar rico sem nenhuma razão. Portanto desconfie sempre;
  7. Nos programas de mensagem instantânea como MSN Messenger, as regras acima também são válidas. Você ainda pode adicionar o endereço do spammer em sua listas de Ignores;
  8. Ao identificar uma mensagem de spam, apague-a antes de lê-la e evite entrar em sites que você sabe que envia spam para divulgar seus serviços. Se os usuários de spam perceberem que seus e-mails estão sendo ignorados, eles com certeza pararão com essa prática.

Como denunciar Spam no Brasil

A denúncia de spams, seja por emails de distribuição em massa ou sites de relacionamento, pode ser feita através do site https://registro.br . Este fornece um link para o site https//antispam.br, que explica detalhadamente as formas de se denunciar um spam.

Resumidamente, faz-se o seguinte:

  1. Responder o e-mail de spam, incluindo o conteúdo original e o cabeçalho de e-mail na mensagem;
  2. No campo Para: digitar o endereço mail-abuse@cert.br;
  3. Buscar o(s) responsável(eis) pelo domínio no site https://registro.br, pela função whois do próprio site. Para isso é necessário que o spammer tenha enviado o site de propaganda (por exemplo, www.liverjoice.com.br);
  4. Colocar o email do responsável pela rede no campo CC:, encontrado pelo site registro.br;
  5. Enviar o e-mail.

Dúvidas frequentes:

Tenho uma conta de hospedagem na Hostnet e vou usar outro SMTP para envio de e-mails em massa, algum problema?

Caso no corpo do e-mail exista algum link apontando para seu site na Hostnet, e este envio for considerado SPAM, sua conta de hospedagem poderá ser congelada.
Mesmo não usando nosso SMTP, o e-mail contém links para seu site que está na Hostnet e com isso a Hostnet é envolvida na prática de SPAM.

Tenho uma lista de e-mails e na publicidade que envio existe um link onde o usuário pode se descadastrar, desta forma não é SPAM?

Isso não faz com que seu e-mail seja considerado SPAM ou não, SPAM é todo e-mail de publicidade não solicitado.
Muitos spammers usam esta tática de “remover e-mail da lista” para saber se realmente o e-mail é válido, por isso muitos usuários não confiam nessa opção.

Spoofing

Spoofing é uma falsificação de e-mail, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

Isso ocorre pois protocolo SMTP (responsável pelo envio de e-mail) ainda que seguro, possui a vulnerabilidade que permite que qualquer pessoa com conexão internet e um programa especial envie mensagens alterando o campo “From” (remetente). Vale frisar que essa vulnerabilidade é mundial para o SMTP, ou seja, não é algo relacionado ao nosso serviço de e-mails.

Ex.: Você pode receber uma mensagem com o remetente "seu_email@seudominio.com.br".

Clique AQUI para mais detalhes.

Dicas para proteção:

  • Utilize softwares de proteção (antivírus, antispam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo.
  • Mantenha atualizadas as versões dos softwares de proteção.
  • Mantenha atualizadas as assinaturas do antivírus e do anti-spyware.
  • Não clique em URLs (links) incluídas em e-mails, principalmente, se forem e-mails suspeitos de spam ou de origem desconhecida.
  • Não execute arquivos anexados aos e-mails sem examiná-los previamente com um antivírus.
  • Esteja atento à navegação em sites na Internet, e evite clicar em links que aparecem em janelas do tipo pop-up.
  • Caso note comportamento anômalo em seu computador (reinicializações sem motivo aparente, lentidão e erros diversos, por exemplo), faça um rastreamento com o antivírus e, se o problema persistir, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos.
  • Em casos de contaminação por vírus ou outro código malicioso, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos, evitando restaurar backups antigos.

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