O que é?

SMTP é o que conhecemos como ‘Simple Mail Transfer Protocol’. É o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. O cliente de e-mail conecta-se ao servidor SMTP e repassa os e-mails que serão enviados para que ele faça o envio de cada um .

Qual a porta do SMTP?

O padrão era a porta 25, contudo, a partir de 2013, as operadoras e provedores de internet do Brasil deixaram de usar a 25 e passaram a operar com a 587, com a intenção de diminuir a quantidade de spans.

Como funciona?

A lógica de trabalho é quase a mesma utilizada pelo correio convencional, sendo que o SMTP atua como o carteiro. Após serem capturadas, as mensagens são enviadas para ele que, em seguida, encaminha os e-mails aos destinatários finais.

Quando a mensagem sai do seu computador para o do receptor, ela percorre um caminho sistematizado, semelhante ao processo do correio clássico, em que tudo é organizado. Para o envio, você destaca o endereço do remetente e o do destinatário (contas de e-mail).

Antes de chegar ao recebedor, o e-mail é encaminhado para o servidor SMTP. Este reconhece por meio do serviço que você utilizou. O SMTP “conversa” com o servidor para verificar os dados de endereço, remetente e destinatário, apenas relacionados à transmissão da mensagem e não ao seu conteúdo. Em seguida, confere se o domínio da conta de e-mail do destinatário está conectado ao servidor. Caso esteja, a mensagem é entregue.

OBS: É importante esclarecer que o usuário não tem autorização para realizar download das mensagens do servidor. Para isso, é preciso incluir um Client de e-mail que resista ao protocolo IMAP — Internet Message Access Protocol, Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet — ou POP3 — Post Office ProtocolProtocolo dos Correios —, como é o caso do Thunderbird, Outlook, entre outros.

O que acontece se o servidor do destinatário estiver offline ou ocupado?

Quando não há essa conexão, o SMTP transfere a mensagem para outro servidor, mais perto do destinatário, que armazena o e-mail. Caso não haja disponibilidade no momento, o e-mail fica em uma lista de espera, até que o conteúdo seja entregue. Do contrário, depois de um tempo a mensagem não é entregue, mas devolvida ao remetente como uma mensagem.