Um serviço é o ato de oferecer assistência paga durante um período de tempo programado para satisfazer a exigência do cliente. O módulo de serviços do VTiger é muito semelhante ao módulo de produtos, com exceção de informações sobre ações. Serviços não são itens de estoque e eles não podem ser agregados como pacotes (como pacotes de produtos). Serviços têm apenas atributos ou campos não relacionados a estoques.

Edição de serviços

Para acessar a parte de serviços, clique no menu, em Estoque, e depois em Serviços. A interface é bem semelhante à interface do módulo de produtos.

Para criar um serviço novo, você deve seguir os seguintes passos:

1. Clique no primeiro ícone, ao lado da frase Estoque>Serviços. Se você colocar a seta do mouse sobre o ícone, você verá um balão que dirá Criar Serviço… Clique nesse item.

2. Você terá uma nova tela, com vários campos a serem preenchidos. Uma imagem dessa tela você pode ver abaixo:

3. Note que a interface é bem parecida com a interface para criar um novo produto. Há muitos campos a serem preenchidos. O VTiger tem muitos campos a serem preenchidos. Complete os campos que julgar necessários. Note que ele tem campos para porcentual de imposto, comissão, taxa de serviço e outros.

4. Ao finalizar o preenchimento, clique em Salvar e terás um novo item adicionado no seu portfólio de serviços. Ainda tens a opção de editar, fazer uma cópia para posteriormente editar (Duplicar) e ainda remover o produto adicionado (Apagar).

5. Ao adicionar o serviço, ele receberá um novo código (dado pelo VTiger), e você tem algumas opções extras. Estas opções tem a mesma interface, já que são ações bem semelhantes. São estas:

  • Criar Cotação
  • Criar Fatura
  • Criar Pedido de Venda
  • Criar Pedido de Compra

6. Se quiser, você pode selecionar vários serviços e clicar em Editar em Massa para fazer alterações em todos.

Filtragem de serviços

Os serviços são exibidos em uma lista. Os filtros ajudam a reduzir as opções para serem apresentados na tela. Dessa forma podemos apresentar a lista de serviços em um formato mais desejável para a visualização. A opção padrão, “Todos”, é usada para apresentar todos os registros. Você pode criar, editar ou apagar filtros que forem criados.

Criar filtro customizado

  1. Clicar em Novo, próximo à opção de ajuste dos filtros.
  2. Preencha os campos obrigatórios (com asterisco).
  3. Selecione as colunas que devem aparecer.
  4. Preencha os campos que informam as sentenças e os conectivos lógicos, na aba Filtros Padrões.
  5. Se quiser definir suas próprias regras, faça na aba Filtros Avançados.
  6. Clique em Salvar para ver os registros filtrados.

Editar filtro customizado

  1. Selecione um filtro customizado da lista que está ao lado da palavra Filtros.
  2. Clique em Editar, próximo ao campo Filtros.
  3. Faça as devidas alterações.
  4. Clique em Salvar para atualizar as mudanças.

Apagar filtro customizado

  1. Selecione um filtro customizado da lista que está ao lado da palavra Filtros.
  2. Clique em Apagar, próximo ao campo Filtros.
  3. Clique em SOK para apagar o filtro.

Procura de serviços

Digamos que você tem vários serviços cadastrados, e você precisa localizar um ou alguns deles com base em características cadastradas, como nome, código do serviço, preço, entre outros.

Portanto, você pode fazer a busca em 3 tipos:

  • Procura básica – Basta preencher o que você deseja buscar na caixa de textos Pesquisar, e caso queira filtrar melhor, ajuste qual característica você deseja buscar.
  • Procura avançada – Clique na opção Pesquisa Avançada, embaixo da caixa de busca, e você terá mais opções para a busca, como todas as características, além de conectivos lógicos, como é, não é, inicia com, entre outros.
  • Procura alfabética – Para filtrar com base na primeira letra do nome, basta clicar na letra desejada.

Páginas Relacionadas