O que é Domínio?

Domínio é o endereço do seu site na internet.

Exemplo: hostnet.com é um domínio.

Semelhante a aquisição uma marca ou patente, o domínio será o endereço do seu site na internet, seu nome exclusivo em qualquer lugar do mundo. Ao registrar um domínio, você se torna o proprietário do nome pelo período de um ano ou mais, podendo renová-lo quantas vezes quiser, sempre tendo a preferência nos períodos da renovação.

O que é domínio internacional?

Domínios internacionais ou domínios genéricos. Assim são conhecidos os domínios que não possuem em seu sufixo referência à países, como . COM, .NET, . ORG, .INFO, entre outros.

Estes sufixos são administrados por empresas particulares, criteriosamente avaliadas e autorizadas pela [ICANN], e são fornecidos mundialmente, sem indicação a qual país o site pertence, por isso, são conhecidos como domínios internacionais.

A Hostnet possui certificação para registrar domínios internacionais?

Sim, somos uma empresa credenciada pela ICANN e habilitada como Registrar internacional, o que nos possibilita a comercialização de domínios com o mínimo de intermediários possível, seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pela principal entidade do setor.

Como Registro meu Domínio?

Clique aqui e veja nosso tutorial de Registro de Domínios

Qual o valor do registro?

Veja os valores

Por que registrar um domínio próprio?

Um domínio próprio é uma maneira de você marcar a presença da sua empresa na Internet, aumentando a sua credibilidade, utilizando endereços de e-mail personalizados ([email protected]) e assegurando o nome da sua marca na Internet.

Por que registrar um domínio mesmo sem ter um site?

Para garantir o nome da sua empresa, marca ou projeto, antes mesmo que você tenha conseguido colocá-los em prática. Garantir o registro do domínio irá resguardar o seu projeto, uma vez que milhares de domínios são registrados diariamente no mundo inteiro. Desta forma, você evitará que outra pessoa utilize o domínio que você tem interesse em registrar, ou até mesmo que pessoas mal intencionadas o registrem com o nome do seu projeto. Estas mesmas pessoas podem tentar revendê-lo a você posteriormente, por um preço muito acima do que é praticado no mercado.

Por que registrar um domínio .COM?

O domínio .COM é o mais utilizado em todo o mundo. Por ser internacional, seu sufixo não indica a nacionalidade do site e consequentemente facilita atividades online de empresas que atuam em todo o mundo. Se a sua intenção é realizar negócios com parceiros no exterior, o domínio .COM ajudará a projetar a sua empresa internacionalmente.

Existem regras para registrar um domínio?

Sim, são elas:

  • Os domínios devem conter no mínimo 3 e no máximo 63 caracteres.
  • Os caracteres usados para o domínio são letras, números e hífen. Mas lembre-se de que um domínio não pode ser composto apenas por números.
  • Não podem conter caracteres acentuados ou cedilha.

Recomendamos também que escolham nomes fáceis de pronunciar, escrever ou entender, para simplificar a divulgação do endereço do seu site ou e-mail para seus clientes.

Renovação e Expiração

Clique aqui e veja informações sobre renovação e expiração de domínios internacionais.

Transferência de registro

Clique aqui e veja nosso tutorial de transferência de domínios DE outra empresa PARA a Hostnet
Clique aqui e veja nosso tutorial de transferência de domínios DA Hostnet PARA outra empresa

Dúvidas Frequentes

Quais os Status de domínios Internacionais?

  • Active: O domínio se encontra em total normalidade junto ao agente de Registro.
  • OK: O domínio está normal, porém pode ser transferido, alterado ou excluído.
  • Client hold / Server hold / Registry-Hold / Registry-Hdolg: O domínio foi bloqueado pelo agente de registro, o proprietário do domínio deve entrar em contato direto com a eNom através do e-mail [email protected], o e-mail deve ser escrito em inglês e deve ser enviado através do e-mail de whois. Clique AQUI para mais detalhes.
  • Locked ou Registry-Lock ou Registry-Lock: O registro do domínio está travado para transferência de agente de registro.
  • Pending transfer: Durante o período de transferência que ocorre em 7 dias, o domínio fica com esse status, informando que o domínio está pendente de transferência para outro agente de Registro. Com este status o domínio funciona normalmente.
  • Client update Prohibited: O proprietário do domínio bloqueia a edição dos dados de contato do domínio.
  • Client transfer Prohibited: O domínio está normal, porém travado para que se evite que o domínio seja transferido sem o consentimento do proprietário do registro.
  • Client Delete Prohibited: O dono do domínio bloqueia a possibilidade do domínio ser excluído sem seu consentimento.
  • Server transfer Prohibited: O agente de Registro trava o domínio para que ele não seja transferido a um outro agente de Registro.
  • Server delete Prohibited: O agente de Registro trava o domínio para que não seja excluído.
  • Server update Prohibited: O agente de Registro trava a atualização dos dados de contato do domínio.
  • Expired: O domínio expirou, passando da sua data de expiração (Expiration Date) sem ser renovado, e não pode ser usado.
  • Redemption Period: Nesse período a renovação não é mais garantida,e só será feita através de um valor diferenciado. Verifique se o domínio está no Painel para recuperação.
  • Pending restore: Se durante o período de resgate (REDEMPTION PERIOD) for pedido para restaurar o domínio, ele entra neste status por 7 dias e após passa para o status de normalidade OK ou Client Transfer Prohibited.
  • Pending delete: Após passar pelos 30 dias do período de resgate (REDEMPTION PERIOD) o domínio fica 5 dias neste status para ser liberado e ser registrado novamente.

Quem é a ICANN e como ela atua?

O registro de domínios é controlado pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet. É uma entidade sem fins lucrativos e de âmbito internacional, responsável:

  • Pela distribuição de números de “Protocolo de Internet” (IP)
  • Pela designação de identificações de protocolo.
  • Pelo controle do sistema de nomes de domínios de primeiro nível com códigos genéricos (gTLD) e de países (ccTLD).
  • Pelas funções de administração central da rede de servidores.

Esses serviços eram originalmente prestados mediante contrato com o governo dos EUA, pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e outras entidades. A ICANN hoje cumpre a função da IANA, sendo um órgão vinculado à ONU.

Sendo uma sociedade de capital misto, a ICANN se dedica à manutenção da estabilidade operacional da Internet, à promoção da concorrência, a obter uma ampla representação das comunidades globais congregadas na Internet e ao desenvolvimento de uma política adequada à sua missão, com processos consensuais, implantados através da abordagem “bottom-up”(de baixo para cima).

Além disso, a ICANN é responsável por coordenar o controle dos elementos técnicos do DNS que garantem a “resolução universal”, que ajuda os usuários da Internet a encontrar qualquer endereço válido. Isso é realizado através da supervisão da distribuição das identificações exclusivas usadas nas operações da Internet e a distribuição de nomes de domínio de primeiro nível (como .COM, .INFO, etc).

Outras questões de interesse dos usuários da Internet, como regras para transações financeiras, controle do conteúdo da Internet, mensagens eletrônicas comerciais não solicitadas (SPAM) e proteção de dados, não fazem parte das tarefas de coordenação técnica executadas pela ICANN.

Quem é a VeriSign e como ela atua?

A VeriSign é uma empresa que atua na área de segurança de redes, internet e telecomunicações. Ela iniciou sua atuação no mercado de certificação digital web em 1995, como Autoridade Certificadora e fornecedora de certificados digitais pessoais e SSL. A VeriSign também fornece tecnologia e serviços de PKI. Hoje em dia, a empresa ampliou seu leque de produtos e serviços de segurança e também começou a atuar no segmento de internet. Atualmente a VeriSign é responsável pela administração dos servidores DNS (.COM e .NET) e de telecomunicações, oferecendo soluções de infraestrutura digital e conteúdo para este segmento.

Quem é a ENOM e como ela atua?

A ENOM é um dos principais operadores mundiais de Registro de Domínios, que, em algumas operações, funciona como intermediário entra a Hostnet e a ICANN.

Páginas Relacionadas