Usamos amplamente redirecionamentos em wikis, seja para um artigo que é referenciado por vários nomes, por uma página cujo conteúdo foi migrado para outra, ou ainda um artigo que tem um conteúdo específico.

Criando redirecionamentos

Você deve criar uma nova página com o nome que você quer que seja a origem do redirecionamento, para começo de tudo. Você também pode usar uma página já existente, mas que será colocada como inativa. Afinal, você deseja que os usuários sejam remanejados para uma nova página.

Em ambos os casos, insira o seguinte código na primeira linha da página:

#REDIRECT [[nome da página]]

O campo nome da página deve ser preenchido com o nome da página destino. A palavra REDIRECT deve ser escrita em maiúsculas, e sem espaços entre o símbolo de sustenido (#) e a palavra. Ou seja, escreva exatamente como ali está. Qualquer texto antes desse código irá desabilitá-lo, e o redirecionamento não ocorrerá. Qualquer texto depois desse código será ignorado (e deveria ser apagado por você).

Não esqueça de usar a função de Preview do Mediawiki para confirmar se a página está sendo direcionada para o destino certo. Vale lembrar que a página que você verá não será a página destino, mas uma lista numerada, com a página destino destacada, em azul. Se o nome não for válido, o destaque será feito em vermelho. Não faça o redirecionamento se não houver uma página destino válida.

Vendo redirecionamentos

Feito o redirecionamento, você não terá acesso àquela página origem usando seu nome original ou por qualquer link que use aquela página: O Mediawiki se encarregará de redirecionar todas as chamadas para a nova página. Exemplificando:

Digamos que você tenha uma página chamada Hospedagem que é um redirecionamento para a página Hospedagem de sites. Você não terá mais acesso à página Hospedagem, pois toda vez que você acessar essa página, será redirecionada para a página Hospedagem de sites.

Apesar disso, na página destino, próximo ao topo, você verá uma nota afirmando que você foi redirecionado, com a página origem aparecendo como um link ativo. Clique nele para voltar à página redirecionada. Você verá uma seta e o destino do redirecionamento.

O Mediawiki oferece um recurso que já vimos anteriormente, que é o da página de discussão associada a cada página da wiki. Ao usarmos redirecionamentos, você pode entrar na página de discussão associada para discuti-la, ver o histórico da mesma – incluindo um registro do redirecionamento. A edição da página pode ser feita se o redirecionamento estiver errado, e você pode revertê-lo para uma versão mais antiga e remover o redirecionamento.

Apagando redirecionamentos

Normalmente não há necessidade de apagar redirecionamentos. Eles ocupam muito pouco espaço no banco de dados, e se o nome de uma página tem algum significado minimamente relevante, isto não é problema. Pelo contrário, isto traz benefícios, já que é um redirecionamento para a página mais relevante ou atual.

Agora, se você precisa realmente apagar um redirecionamento (no caso do nome da página ser ofensivo, ou você quer desestimular as pessoas a usarem esse nome como um conceito), então apague a página da mesma maneira que explicamos anteriormente, sobre como apagar uma página.

Redirecionamentos duplos

Um redirecionamento duplo consiste em uma página redirecionar para uma nova página, que é também um redirecionamento. Isto não irá funcionar. Na verdade, o usuário verá a próxima página redirecionada. O motivo disso é evitar que tenhamos laços infinitos, um redirecionamento apontando para outro, gerando confusão, o que quebra completamente o objetivo de qualquer wiki, que é manter as coisas simples.

Normalmente é mais comum precisar fazer essas correções quando uma página cheia de referências é movida. Você pode procurar por esses redirecionamentos duplos (fazendo uso da página especial Redirecionamentos duplos) e resolvê-los, transformando-os em redirecionamentos simples. Outra maneira é usar o link Páginas afluentes, para encontrar redirecionamentos duplos para uma página em particular.

Redirecionamentos “ocultos”

Existe uma maneira de redirecionar para uma página de categoria, mas ao mesmo tempo impedir que esse redirecionamento apareça nessa categoria. Simplesmente coloque um sinal de dois pontos (:) antes da palavra “Category”. De outra forma, a página de redirecionamento irá ser classificada como membra daquela categoria, que não é o que queremos:

Exemplo:

#REDIRECT [[:Category:Glossário]]

Páginas Relacionadas