Pronto, você criou seu e-mail, e agora quer usá-lo. Vamos aqui, nesse texto, mostrar como você pode gerenciar sua caixa, explicando de forma simples todas as opções e ícones da caixa postal de nosso Ultramail.

Primeiramente é preciso acessar o link e efetuar login. Para ter acesso ao seu e-mail a partir de um navegador Web, coloque o seguinte endereço no seu navegador: http://webmail.<seu domínio>. Logo, se seu domínio é meusite.com.br, o endereço (URL) para acessar o webmail é http://webmail.meusite.com.br.

É importante lembrar que esse endereço funcionará com o domínio registrado e com os DNS apontando para a Hostnet, caso contrário a página não irá abrir. Entretanto, também é possível utilizar os endereços abaixo para acessar o ULTRAmail:

Todos eles redirecionam para a mesma pagina. Quando acessar, você verá uma tela como a abaixo (podendo variar a imagem de fundo):

Ultramail login.png

Preencha o campo e-mail com o e-mail que você criou, e no campo Senha, use a senha que você definiu. Você ainda tem a opção de salvar o seu e-mail e senha no seu navegador, por meio de um cookie. Lembre-se de não marcar esta opção se você estiver no computador de outra pessoa. Afinal, não é nada agradável alguém entrar no seu e-mail e lê-los. Feito isto, basta clicar em Entrar, para passar à próxima tela, que temos abaixo:

Ultramail.caixa.de.entrada.png

Vamos à descrição da área de trabalho:

  • Na parte em amarelo, ao topo da imagem, temos uma barra de ícones, que são atalhos rápidos para as principais funções. Vamos descrever os ícones da esquerda para a direita. São elas:
      1. Escrever: Clique nesse ícone para redigir uma nova mensagem;
      2. Responder: Clique aqui para responder a mensagem que estiver marcada. Ao clicar, uma nova mensagem será aberta, em resposta àquela que foi enviada;
      3. Re: Todos: Ao clicar nesse ícone, uma nova mensagem será aberta, em resposta àquele que foi enviado. A diferença é que neste caso, todos os e-mails que receberam a mensagem também receberão esta sua resposta;
      4. Encaminhar: Ao selecionar a mensagem desejada e clicar nesse ícone, uma nova janela se abrirá, com a mensagem, e a opção de você encaminhá-la para novos destinatários;
      5. Apagar: Selecione a mensagem que você deseja apagar, e clique nesse ícone para apagá-la. Ela será movida para a Lixeira, ficando por lá até que você a apague definitivamente ou até que o ULTRAmail encarregue-se de descartá-la;
      6. Contatos: Aqui você tem como acessar a sua lista de contatos, sobre a qual iremos falar novamente em breve;
      7. Buscar: Aqui você informa o que deseja nos campos de busca e todas as mensagens que tiverem as palavras informadas irão ser filtradas e apenas elas aparecerão na lista de e-mails. (Você pode pesquisar na no campo da barra para ser mais rápido se desejar.

Mais a direita, após o campo de busca terão mais alguns ícones. São eles:

      1. Seu nome: Aqui você tem o seu nome sendo exibido. É uma forma simples mas útil de saber que você está realmente conectado;
      2. Apps: Aqui é possível alterar a opção da conta de e-mails para notas;
      3. Menu: Se você clicar nessa opção, você terá acesso ao menu de configuração do ULTRAmail;
      4. Sair: Se desliga da conta de e-mail.

Todas esses ícones serão abordadas mais adiante neste tutorial.

  • Na parte em verde, logo abaixo da parte amarela na imagem, você tem as opções para selecionar ou modificar a ordem as mensagens que estão na pasta da parte vermelha da imagem. Vamos explicar melhor essas opções da esquerda para a direta:
    1. Caixa de entrada: Presente canto esquerdo, é possível quantas mensagens existem na pasta e quantas não foram lidas ainda;
    2. Horizontal: Aqui você pode modificar a maneira como visualiza a lista de mensagens (marcada em vermelho) e o conteúdo da mensagem (marcado em roxo).
      1. Se manter em horizontal a a lista de mensagens (marcada em vermelho) ficará em cima e o conteúdo da mensagem (marcado em roxo) em baixo;
      2. Se mudar para vertical a lista de mensagens (marcada em vermelho) vai ficar do lado esquerdo e o conteúdo da mensagem (marcado em roxo) vai ficar do lado direito.
    3. Selecionar todas: Marcando está opção, você irá selecionar todas as mensagens presentes na página;
    4. Padrão: Aqui você escolher como deseja que a lista de mensagens (marcada em vermelho) seja ordenada. Ela pode ser ordenada por data, por assunto ou por remetente
    5. Páginas: O último ícone no canto direito informa quantas páginas de mensagens a pasta possui e em qual pasta se encontra. Esse número vai depender da quantidade de mensagens que quer ter por página (essa opção é modificada em Menu >> Preferências). Você ṕde voltar ou avançar uma página nas setas < ou > ou então ir para a primeira ou para a última página nas setas <| ou |>.
  • No parte em azul, à esquerda na imagem, temos o seu e-mail, a ocupação da caixa postal (em porcentual), e o conjunto de pastas que compõe a sua caixa postal.

OBS: Quando uma conta de e-mail é criada, não existem pastas existentes. As principais pastas do ULTRAmail são criadas no momento do envio ou do recebimento de uma mensagem.

Nesse local, você pode encontrar 2 opções:

      1. Nova pasta: Caso você deseje separar as mensagens recebidas por assuntos, você deve criar novas pastas para que isto aconteça. Basta Clicar nessa opção e escolher o nome da pasta.
      2. Nova Conta: Adicionar nova conta: O ULTRAmail pode ser usado para gerenciar outras contas de e-mail. Logo, você pode usar sua conta no ULTRAmail para centralizar todo o seu tráfego de mensagens em um lugar só. Para adicionar uma nova conta só precisa do endereço de e-mail e da senha desse e-mail.

Vamos explicar melhor essas opções mais adiante neste tutorial.

  • No painel em vermelho, à direita na imagem, na parte de cima, temos a lista de mensagens que você recebeu. Nessa parte, você tem algumas opções do lado esquerdo, sendo elas:
        1. ícone dos três pontinhos: Este ícone só aparece quando esta com o cursos do mouse em cima de uma mensagem. Quando colocar o cursos do mouse sobre este ícone, é possível clicar e arrastar a mensagem para cima ou para baixo na lista de mensagens;
        2. Ícone de marcação: Essa coluna você pode marcar as mensagens para realizar alguma ação com elas. Pode marcar mais de uma ser for de seu interesse.
        3. ícone do sinal de exclamação: Ao marcar este ícone você está indicando que a mensagem é SPAM e irá move-la para a caixa de SPAM automaticamente;
        4. Ícone da Estrela: Este ícone marca a mensagem como importante e fica mais fácil encontrá-la na lista. É útil caso queira ler essa mensagem novamente.
        5. Ícone da Carta: Aqui é possível informar se a mensagem já foi lida ou não. Se a cartinha estiver aberta, indicará que a mensagem já foi aberta e lida. Se a cartinha estiver fechada, indicará que a mensagem ainda não foi lida. É possível alterar entre essas duas opções. Note ainda que se a mensagem estiver destacada em negrito, significa que a mesma ainda não foi lida.
        6. Ícone do clipe de papel: Só é visível quando a mensagem tem algum anexo. Indica que a mensagem contém um arquivo em anexo.
        7. ícone da chave: É a verificação de segurança no Ultramail que só aparece quando é habilitado em Menu >> Preferências. Informa se a mensagem veio com SPF, DKIM, DNSSEC. Pode estar em três cores:
          1. Branca: Indica que a mensagem veio com SPF e DKIM, ou seja, autorizada e assinada;
          2. Verde: Indica que a mensagem veio com as três tecnologias, ou seja, autorizada, assinada e identificada;
          3. Vermelha: Indica que a mensagem veio com as tecnologias indicadas, porém o domínio do remetente não bate com o domínio autorizado pelas tecnologias.

    Após essas opções você terá as informações das mensagens. Elas são o e-mail do remetente, o assunto da mensagem, a data de quando foi enviada e por último o tamanho da mensagem (esta última informação é preciso ativar em menu >> preferências

  • No parte em roxo, em baixo na imagem, temos o local onde você poderá ver o conteúdo da mensagem selecionada na lista. Nessa parte você têm três opções:
      1. Marcar a mensagem como SPAM clicando na opção Marcar com SPAM;
      2. Ver mais opções clicando no botão “mais”;
      3. Aumentar a parte da visualização da mensagem para toda a tela clicando na opção Maximizar. Para voltar ao normal clique em fechar na mesma posição.
      4. ATENÇÃO:

Remetente.png

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