O ULTRAmail tem uma seção específica para ajuste de preferências, para que a configuração do sistema esteja de acordo com a vontade do usuário. Para acessá-la, clique em Opções → Preferências conforme indica a imagem abaixo:

Tópicos

Temos 4 tópicos, que iremos olhar com mais detalhes. São eles:

  1. Geral – Configurações em geral, que afetam sua conta como um todo.
  2. Mensagem – Configurações relativas às mensagens que você recebe e envia na sua conta.
  3. Assinatura – Sobre o uso de assinaturas nas mensagens.
  4. Senha – Para mudança de senha do ULTRAmail.

Vamos olhar cada opção com mais detalhes:

Geral

  1. Nome de exibição – O nome que aparecerá como o remetente de qualquer mensagem que você envie;
  2. Auto-salvar rascunhos – Se estiver selecionado como Sim, o ULTRAmail irá salvar automaticamente os e-mails que você estiver digitando, mas ainda não tiver enviado. Isto é útil quando ocorre uma interrupção (queda de energia, problemas com o link da Internet), e o seu trabalho é preservado;
  3. Modo de Visualização – Define o modo de visualização do Ultramail.

Mensagem

  1. Mostrar Tamanho – Informa o tamanho das mensagens. O tamanho aparece no canto direito de cada mensagem, após a data de recebimento.
  2. Visualização – Aqui, você seleciona a forma de exibição da mensagem, no painel direito inferior.
    1. Se estiver como HTML, a mensagem será exibida em formato HTML, com toda a formatação disponível;
    2. Se estiver como Texto, a mensagem será exibida em texto plano;
    3. Se estiver como Código-fonte, a mensagem será exibida da mesma forma que o servidor a recebeu. Logo, nenhuma formatação será disponibilizada, e o cabeçalho será completamente exibido;
    4. Se estiver como Cabeçalho, a mensagem será exibida trazendo todo o cabeçalho da mensagem, o que é útil para saber por onde ela passou;
  3. Mensagens por página – Quantas mensagens aparecerão no painel superior direito;
  4. Composição – Aqui você informa qual será o tipo de composição para criar mensagens;
    1. Se estiver como HTML, significa que você poderá usar formatação HTML na sua mensagem, ou seja: Negrito, itálico, alinhamento de parágrafos, imagens inseridas no corpo da mensagem, etc. Sua mensagem será enviada no formato HTML. A inconveniência é que a mensagem será substancialmente maior, ocasionando mais tráfego, sem contar que este formato não segue o padrão: Nem todo cliente de e-mail poderá lê-lo;
    2. Se estiver como Texto, a mensagem será escrita sem nenhum recurso do formato HTML, mas será certamente menor, em termos de tamanho;
  5. Padrão de Encaminhar – Quando você encaminhar um e-mail para outra pessoa, ele poderá ser repassado como Anexo, ou como Texto.
    1. Se estiver como Anexo, a mensagem é apenas encaminhada;
    2. Se estiver como Texto, permite que você edite a mensagem encaminhada, caso queira;
  6. Cancelamento de envio – Esta opção é muito útil para evitar problemas como o arrependimento de ter enviado aquele e-mail que não deveria ter enviado. Todos já passaram por isso, e se não passaram, irão passar. Ao selecionar Sim, você poderá ajustar quantos segundos o ULTRAmail esperará para finalmente enviar a mensagem. Caso você se arrependa, é só cancelar o envio;
  7. Confirmação da exclusão – Você deverá confirmar se a mensagem será excluída ou não;
  8. Tipo de exclusão – É possível configurar o tipo de exclusão.
    1. Se estiver como Enviar para Lixeira, quando uma mensagem for excluída, a mesma será enviada para a lixeira e quando ocorrer a exclusão dela na lixeira, ai sim ela será removida do e-mail; Essa opção é recomendada como padrão para impedir que uma mensagem seja excluída sem querer. Ainda será possível resgatá-la na pasta lixeira;
    2. Se estiver como Marcar como Excluída, no momento da exclusão, a mensagem será apenas marcada como excluída, mas irá permanecer na pasta. Essa opção é útil quando se usa programas de e-mail compartilhando a mesma conta. A pessoa com acesso ao ULTRAmail pode ver as exclusões feitas pelos programas de e-mail;
    3. Se estiver como Excluir permanentemente, a mensagem será excluída diretamente (não será enviada para a lixeira). Essa opção é recomendada quando a quota está lotada, pois como não há espaço, não é permitido a alocação de mensagens entre as pastas. Assim essa opção exclui diretamente ao invés de tentar alocar a mensagem para a lixeira.

Assinatura

Uma assinatura é um texto adicional, colocado no final das suas mensagens. Você pode, nessa opção, selecionar se você usará assinatura ou não, e definir qual será a sua assinatura.

Recomenda-se que use-se assinaturas curtas, de até 4 linhas, com informações que permitam lhe localizar, mas não exponham sua vida pessoal. Logo, nome, e-mail, contatos em redes sociais, e talvez alguma informação sobre você, como o seu cargo na empresa onde trabalha, etc. Mas evite se expor muito na Internet, para evitar dores de cabeça futuras.

O ULTRAmail permite que você insira uma imagem como assinatura também. Veja o último ícone das opções, com o desenho de uma câmera fotográfica. Clicando nele, você pode também anexar uma imagem à sua assinatura. Há duas formas de fazer isso:

  • Escolhendo uma imagem do computador na primeira opção;
  • enviando o link de uma imagem na segunda opção.

OBS: O tamanho máximo da imagem da assinatura é: 250K.

Reiteramos a recomendação de que você use uma imagem pequena, com reduzido tamanho em bytes, objetiva e com todas as informações necessárias a serem enviadas para o destinatário, sob pena de criar tráfego inútil.

Senha

É possível alterar a senha do ULTRAmail da conta para uma outra que desejar, sem precisar acessar o Painel de Controle, mas, diferente do Painel, neste local é preciso saber a senha atual da conta para poder alterá-la.

A senha precisa possuir no mínio 8 dígitos para ser válida e além disso, precisa conter letras, números e caracteres especiais a fim de torná-la forte.

Depois que todas as configurações estiverem da maneira que deseja, basta clica em Salvar e aguardar a mensagem na parte superior da tela informando que as mudanças foram salvas.

Páginas relacionadas: