O que é POP3?

O POP3, também conhecido como Post Office Protocol (versão 3), é um protocolo usado para acessar remotamente uma caixa de correio eletrônico (uma mailbox). O serviço POP3 permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas para um computador local. Assim, o proprietário dessa caixa não precisa estar conectado ao servidor. Ele pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder, armazená-las, entre outros. Para fazer esse trabalho, podem ser usados clientes de e-mail como o Microsoft Outlook, o Mozilla Thunderbird, o Evolution, o Apple Mail, entre outros. O protocolo é recomendado a usuários que não estão sempre conectados à Internet.

Vantagem:

  • Não ocupa espaço no servidor, pois as mensagens são transferidas para um computador, através de um cliente de e-mail.
  • Você pode ler os e-mails mesmo estando offline.

Desvantagem:

  • O servidor não realiza o backup dos seus e-mails, pois as mensagens são transferidas para o computador local antes do servidor realizar o backup. Veja mais informações em nossa área de Backup de e-mail.
  • Não é recomendado configurar a mesma conta como POP3 em mais de um computador, pois os e-mails são transferidos apenas uma vez e depois serão removidos do servidor. Logo, um computador terá parte dos e-mails, e outro terá a outra parte.

OBS: Alguns usuários, para remediar esta ação, usam a opção “Deixar uma cópia das mensagens no servidor” existente em programas como o Outlook. Essa configuração não é recomendada, pois muitas vezes ocasiona incompatibilidades e gera o recebimento de mensagens duplicadas.

  • Depois que você transferir a mensagem, não poderá visualizá-la através do WebMail.

Qual a porta do POP3?

110, apesar de que vários servidores POP estão usando outras portas, para evitar problemas com segurança.