Digamos que você queira fazer uma pesquisa que se repete de tempos em tempos. Por exemplo, você tem um grupo de participantes, e um conjunto de perguntas que compõem uma pesquisa. Você quer que esse grupo responda a pesquisa, e depois de algum tempo, responda a mesma pesquisa. Seu objetivo pode ser, por exemplo, avaliar tendências através das respostas das pesquisas.Por exemplo, imagine uma pesquisa de satisfação direcionada aos compradores de um automóvel: Você pode questionar os compradores após 1 mês da compra do carro, refazer a pesquisa 1 ano depois e aí comparar as mudanças de respostas. Para essas pesquisas recorrentes, você pode achar conveniente que o participante veja as suas respostas na primeira vez em que a respondeu. O LimeSurvey tem uma característica específica chamada Pesquisa Iterada, que habilita esse tipo de pesquisa. Para habilitar essa opção, você precisa:* Ligar a opção “Pesquisa usa a tabela de tokens” (ou seja, pesquisa de acesso fechado).

  • A pesquisa não pode ser feita com respostas anônimas.
  • A pesquisa deve usar persistência token-resposta, ou seja: A resposta está vinculada ao token do usuário.

Como proceder

  • Feita a primeira rodada de perguntas, não desative a pesquisa.
  • Exporte as respostas, de forma que você poderá compará-las com as novas respostas.
  • No menu de gerenciamento de dados, clique no ícone da Pesquisa iterada, que reiniciará todos os tokens para o status de não usados, e todas as respostas ao status de não enviadas.

Entrada de dados

Essa é uma opção que não está disponível para os participantes da sua pesquisa, apenas para o administrador. Clique no ícone Tela para entrada de dados para entrar nessa opção. Ela está dentro da opção sinalizada pelo ícone Respostas e Estatísticas. Vale aqui uma explicação:

Quando o LimeSurvey foi desenvolvido, ele era usado inicialmente com a intenção de ser apenas um sistema de entrada de dados para pesquisas baseadas em papel. Assim, a entrada de dados seria mais simplificada. Logo, essa opção foi criada para fazer a entrada de dados de pesquisas em papel, para que digitadores possam alimentar a base de dados do LimeSurvey e usá-lo para centralizar a informação, gerar estatísticas, etc.

Logo, essa opção pode ser usada, por exemplo, em pesquisas que são feitas em papel e via Web: Participantes que prefiram a pesquisa via Internet, podem fazê-la através de um navegador. Outros participantes já podem fazer a pesquisa em papel, respondendo a perguntas feitas por um funcionário contratado. Daí, é juntar tudo num lugar só.

Essa opção tem também a facilidade de permitir a entrada de dados pelo teclado. Logo, você pode fazer uso de tabulação, barra de espaço, setas do teclado, bloco numérico e atalhos. Por exemplo:

TAB: Próxima questão.

Shift + TAB: Questão anterior.

A caixa Finalize envio da resposta permite que o operador finalize o registro atual:

  • Adicionando uma data de submissão para o registro, que o tornará disponível como uma resposta à pesquisa, tomando parte das estatísticas, por exemplo.
  • Marcando o token como usado (se a pesquisa usa tokens).

Se a caixa não estiver marcada, a resposta será considerada como incompleta e o token estará ainda disponível para o participante.

Páginas Relacionadas