Pedidos de venda são as ordens que sua empresa recebe de seus clientes. É um documento interno, gerado dentro da empresa, e normalmente são apresentados em papel, entregues por fax ou correio.

Edição de pedidos de venda

Para acessar a parte de pedidos de venda, clique no menu, em Estoque, e depois em Pedidos Venda. A interface é bem semelhante à interface do módulo de produtos.

Para criar um novo pedido de venda, você deve seguir os seguintes passos:

1. Clique no primeiro ícone, ao lado da frase Estoque>Pedido Vendas. Se você colocar a seta do mouse sobre o ícone, você verá um balão que dirá Criar Pedido Vendas… Clique nesse item.

2. Você terá uma nova tela, com vários campos a serem preenchidos. Uma imagem dessa tela você pode ver abaixo:

3. Note que a interface é bem parecida com a interface para criar um novo produto. Há muitos campos a serem preenchidos. Complete os campos que julgar necessários, não se esquecendo que os itens assinalados com asterisco vermelho são obrigatórios. Note que ele tem campos específicos, que devem ser preenchidos, como:

  • Assunto: Qual é o pedido de venda feito.
  • Status: Qual é a situação do pedido de venda, se ele foi criado, aprovado, entregue ou cancelado.
  • Responsável: Qual é o usuário (ou grupo) responsável por esse pedido de venda.
  • Nome Conta: Aqui você deve adicionar qual é a conta da empresa na qual esse pedido de venda está vinculado.
  • Status Fatura: Aqui você pode colocar qual é a situação da fatura gerada por esse pedido de venda, se já foi criada, aprovada, enviada, se aguarda o pagamento ou se já foi paga. Se você fizer uso da primeira opção, o status da fatura torna-se automático, ou seja: Quando ela for paga, e você alterar no VTiger o seu status, ela também será atualizada, no pedido de venda.
  • Endereço Faturamento: Endereço no qual esse pedido de venda deverá ser faturado.
  • Endereço Entrega: Endereço no qual esse pedido de venda deverá ser entregue. Caso os dois endereços sejam o mesmo, você pode optar por preencher apenas um dos campos e selecionar se um será copiado para o outro.
  • Recorrência: Marque essa opção se você quiser declarar que esse pedido de venda é repetido de tempos em tempos.
  • Prazos e condições: Aqui você define em que termos e condições esse pedido de venda foi estabelecido. Preencha caso você ache necessário.
  • Nome do item: Aqui você acrescenta itens do seu cadastro de produtos ou serviços ao seu pedido de venda. Se você clicar no ícone ao lado do campo, você terá uma nova janela, como a abaixo:

Basta selecionar os itens que você quiser adicionar, e clicar em Selecionar Produto. A janela será fechada e os produtos serão adicionados ao pedido de venda. Se quiser apagar algum ou mudar a ordem na qual os pedidos aparecem, logo à frente dos pedidos tem

4. Ao finalizar o preenchimento, clique em Salvar e terás um novo item adicionado na sua lista de pedidos de venda. Ainda tens a opção de editar, fazer uma cópia para posteriormente editar (Duplicar) e ainda remover o produto adicionado (Apagar).

Páginas Relacionadas