O banco de dados central de participantes funciona como uma cópia de segurança. Caso um usuário crie uma pesquisa, ele não terá que ir atrás do trabalho de exportar a lista de participantes para um arquivo no formato CSV, e depois importá-lo novamente, numa nova pesquisa.

  • Os usuários só precisarão adicionar novos participantes a esse banco de dados central, e depois os mesmos serão adicionados a todas as pesquisas que os usuários desejarem.
  • Se você tiver múltiplos usuários, será possível compartilhar os participantes de pesquisas com outros usuários, além de ajustar seus direitos de acesso.

Os participantes são pessoas que estão cadastradas para receberem notificações e convites para responder pesquisas e questionários. Você pode colocar atributos em cada um, como faixa etária, sexo, faixa salarial, estado civil e quantos outros forem necessários. Dessa forma, facilita o processo de submeter pesquisas de opinião para certos segmentos cadastrados no seu sistema.

Ao acessar, você verá essa página, que é a página com informações a respeito do banco de dados:

Vamos ver cada uma dessas opções com mais detalhe.

Nesta opção, ao clicar, você retornará para o menu principal do LimeSurvey.

Informações

A página de informações traz dados a respeito dos participantes cadastrados, como o total, quantos pertencem ao seu usuário, quantos são compartilhados, quantos estão na lista negra, entre outras informações.

Mostrar participantes

Aqui você poderá gerenciar os participantes que estão vinculados à sua conta de usuário, no LimeSurvey. Você verá uma página semelhante a esta:

As opções que temos são:

Criar participante

Ao clicar nessa opção, você verá uma janela como a abaixo:

Nessa janela, você poderá cadastrar o novo participante. Faça-o preenchendo com o seu nome, sobrenome e e-mail. Você pode adicioná-lo logo na sua lista negra (mais abaixo) e selecionar o idioma para o qual o participante pode receber pesquisas. Dali, clique em Adicionar para que ele seja incorporado ao banco de dados de participantes.

Excluir participantes selecionados

Nesta opção, você poderá excluir participantes que anteriormente foram selecionados. Logo, marque aqueles que você desejar remover, e clique aqui para retirá-los da base de dados. Você poderá remover participantes do banco de dados central, e se quiser, também pode removê-los das tabelas de atributos, e das respostas dadas. Logo, você pode inclusive excluir as respostas dadas pelos participantes nos questionários mantidos pelo LimeSurvey.

Atualizar lista

Aqui, a opção serve apenas ao propósito de atualizar a lista apresentada, após você ter feito alterações na mesma.

Pesquisa completa

Use esta opção se você desejar fazer uma pesquisa, filtrando os participantes a partir de diversos atributos, visíveis e não-visíveis. As buscas podem ser simples ou combinadas, e adicionar condições, usando conectivos lógicos, como E, OU e NÃO.

Exportar participantes (filtrados) para o CSV

É possível exportar uma parte da lista de participantes para um arquivo no formato CSV (Comma Separated Value). Este arquivo, em particular, é um arquivo-texto, com vírgulas separando cada campo, e podem ser facilmente importados por qualquer planilha eletrônica, como Microsoft Excel, LibreOffice Calc, Gnumeric ou outra de sua preferência.

Ao exportar, você verá uma caixa de diálogo onde você poderá escolher atributos adicionais para serem exportados. É possível também filtrar os atributos, e fazer a exportação de todo o banco de dados, assim como a exportação de uma parte, apenas.

Compartilhe participantes com outros usuários

Aqui, você verá que é possível compartilhar participantes de pesquisas e questionários com outros usuários do sistema. Para isto, basta selecionar os participantes que você deseja compartilhar, e clique no botão correspondente. Logo, você verá uma caixa onde será possível você selecionar o usuário com o qual você compartilhará essa lista. É possível que você autorize que o outro usuário promova edições a respeito desses participantes. Se você optar por Não, ele receberá uma mensagem de acesso negado, quando tentar alterar algo a respeito desses participantes que foram compartilhados.

Adicione participantes a um questionário

Existem três níveis de adição de um usuário a uma pesquisa. São elas:* Todos os participantes da pesquisa atual.

  • Todos os participantes.
  • Somente os participantes selecionados.

Lembre-se que se você selecionar a página que será apresentada na tela, somente aqueles participantes estarão selecionados. É um erro muito comum, que gera confusão entre os usuários, visto que eles acham que todos os participantes estão selecionados, e na verdade são apenas aqueles que estão naquela página apresentada.

Se você reparar no título da caixa de diálogo, verá que lá consta o número de participantes que serão exportados. Também há uma caixa que se você marcar, será levado à tabela de atributos da pesquisa para a qual os participantes serão levados.

Feita a seleção e passada a atual opção, você verá uma página com o mapeamento dos atributos. Ela contém três colunas, e é possível arrastar e soltar. Na primeira coluna, temos todos os atributos que estão presentes na tabela central. A segunda coluna tem o espaço aonde o usuário pode criar atributos. Na terceira coluna, temos atributos na tabela para os quais o usuário está adicionando participantes. O usuário pode criar atributos novos, copiá-los ou fazer o mapeamento deles.

Após fazer todo o mapeamento, você pode clicar em continue, e depois de fazer o processamento desses participantes, você verá uma página com um resumo, mostrando quantos participantes foram copiados.

Importar de um arquivo CSV

Nessa opção, você pode importar participantes a partir de um arquivo CSV. Todas as opções são semelhantes às opções para importação e exportação em formato CSV, sendo que aqui, é possível para fazer uso de arrastar e soltar. Ao importar, essa opção lê os cabeçalhos de arquivos e mapeia os atributos de acordo com os atributos do banco de dados, caso seja do seu interesse.

O processo de importação se dá com os seguintes passos:# Selecione o arquivo a ser importado.

  1. Associe os atributos no arquivo CSV aos que estão na tabela central. Ou então, crie um novo conjunto de atributos. Esses atributos novos poderão ser no formato texto, mas podem ser mudados posteriormente.
  2. Aguarde o final do processo para ver o resultado.

Ao clicar em Ok, você verá uma tela com a lista de participantes, e entre eles, os novos, que acabaram de ser importados.

Exportar para um arquivo CSV

Nesta opção, basta clicar nela para que todos os participantes do banco de dados sejam colocados em um arquivo CSV e esta lista lhe seja entregue. Note que somente os atributos que aparecem na tabela principal serão exportados. Se quiser que outros atributos sejam exportados, use o botão Exportar, disponível no final da tabela.

Controle de lista negra (blacklist)

Aqui, você gerencia a sua lista negra de participantes, que é composta daqueles que você não quer que recebam as pesquisas que você enviará para os participantes, mas que no futuro, você poderá desejar que eles sejam notificados de uma nova pesquisa.

Configurações globais de participante

A edição do número de identificação do participante é limitada, por questões de segurança. Logo, se você quiser editar o nome do participante, é necessário que essa opção seja habilitada pelo administrador do LimeSurvey. Feito isto, basta clicar duas vezes no nome do participante e editar o conteúdo, se assim for desejado. Assim você deve fazer com todas as outras opções relacionadas ao participante.

Gerenciamento de atributos

Está aqui outra opção sofisticada do Banco de Dados Central de participantes. A princípio, apenas atributos do tipo texto são autorizados. Isto reduz a complexidade, mas é muito cansativo inserir vários atributos manualmente, como por exemplo, “masculino” no perfil de dezenas de participantes. Para facilitar, existem 3 tipos de atributos que podem ser usados:* Lista

  • Caixa de texto
  • Data

Logo, você cria o atributo, determina o tipo, se é visível no painel de participantes, e pronto. No caso de atributos do tipo lista, você deverá inserir todas as possíveis opções. A princípio, os atributos Sex (sexo) e Age (idade) já estão criados, e servem como exemplo.

A adição de um novo atributo é feita ao clicar no sinal de mais (+) e teremos uma nova linha na lista de atributos. Preencha-a e salve o atributo, clicando no botão Salvar ou teclando ENTER. Para apagar o atributo, clique no botão para apagar, que está no canto direito da lista. Ao removê-lo, o atributo e seus valores associados também serão removidos.

Se você quiser acrescentar coisas como valores para a lista, ou adicionar suporte a múltiplos idiomas, clique no ícone Editar.

Painel de compartilhamento

No painel de compartilhamento, temos toda a informação relacionada ao participante compartilhado com outros usuários. Note que aqui temos apenas os participantes que estão compartilhados com o seu usuário. Você verá, na tabela, campos como:* Primeiro nome.

  • Sobrenome.
  • E-mail.
  • Compartilhado com quais usuários.
  • Usuário proprietário daquele participante.
  • Data em que foi adicionado.
  • Pode sofrer edições.

Toda essa informação está disponível apenas para ser visualizada, e apenas o último campo pode ser modificado pelo usuário. Selecioná-lo ou não determina se o participante pode sofrer alterações por aquele que o recebe compartilhado, ou não.

Páginas Relacionadas