Veja como padronizar seus e-mails no Magento!


Veja a versão em texto deste vídeo:

Quando um cliente executa uma compra em uma loja Magento, é enviado automaticamente um e-mail, com os dados da compra. Esse e-mail faz parte de um grupo de modelos de e-mails que pode ser personalizados por você, dentro do painel administrativo da loja.

Abra o painel administrativo, vá em “Sistema” >> “Notificações” >> “E-mails Transacionais”. Vale ressaltar, que todas as ações executadas por um cliente Magento, resulta no recebimento, de um e-mail padrão. Como por exemplo, a criação de uma nova conta, a geração de uma fatura, etc.

Dentro da opção de “E-mails Transacionais”, note que não temos nenhum e-mail configurado. Clique em “Adicionar novo modelo” e abrirão novas opções de preenchimento.

Caso você queira ter acesso, a esses modelos de e-mails, acesse dentro da sua conta de FTP, o seguinte caminho: \locale\pt_br\template\email

Dentro dessa pasta, você terá acesso a todos os modelos de e-mail, note que não temos nenhuma infomação do e-mail, clicaremos em “Carregar Modelo”.

Selecionaremos o item desejado, temo um modelo indicado para “Nova Senha do Administrador”, temos também um modelo para criar nova conta, em nosso caso, vamos utilizá-lo.

A localização será “Português/Brasil” >> “Carregar Modelo”.

Na mensagem teremos no assunto do modelo, um código que já puxará o nome do usuário, vamos inserir o nome do modelo “Nova Conta”. Em “Conteúdo do Template”, você deve copiar o código fonte do modelo. Nesse caso, iremos abrir uma ferramenta de edição de texto, utilizamos o Dreamweaver, vale ressaltar que você pode usar o programa que desejar.

Copiamos e colamos o código HTML, e no modo “Design”, teremos as informações de uma nova conta, por exemplo:

“Bem vindo a Magento Loja Demo, ….”

Obviamente vamos remover esse nome default e colocar:

“Bem vindo a nossa Loja Teste, para fazer login em nosso site, clique em “Login” ou em “Minha Conta” no topo de todas as páginas, digitando seu login e senha.”.

Mais abaixo temos mais algumas informações que são puxadas diretamente do banco de dados, como o e-mail e senha.

Logo abaixo, temos mais algumas informações, como o telefone de sua empresa. Você poderá alterar esses dados, em todos os modelos de e-mails.

Em seguida, vamos inserir a logomarca da nossa loja, substituindo pela da existente. Vamos clicar com o botão direito do mouse sobre a nossa logomarca e copiar o caminho e substituir dentro do Dreamweaver.

Podemos acessar o código e modificar essa imagem ou se você desejar modificar a imagem pelo caminho. Pronto! Já temos a nossa logomarca inserida, colocaremos uma cor em nosso background e vamos pegar o código fonte novamente, desse conteúdo.

Vamos acessar o painel administrativo e na área de edição do modelo de “Nova Conta”, vamos deletar o código anterior e colar o código editado.

Vale ressaltar que é importante que você faça um backup desses arquivos, para evitar problemas futuros. Vamos clicar agora, em “Salvar Template”.

Já temos o template “Nova Conta”, em “Ação”, poderemos visualizá-lo.

Contudo, nosso trabalho não acaba por aqui, é muito importante que você confira se cada ação está determinando aquele modelo de e-mail, por exemplo, acesse “Sistema” >> “Configuração” >> “Vendas” >> “E-mails de Vendas”.

Temos o e-mail de “Compra” habilitado, em “Novo Modelo de Confirmação de Compra”, é determinado que o modelo padrão está dentro da pasta “locale”, só que se você quiser, poderá alterar para “Nova Conta”.

Só que em nosso caso, a “Nova Conta” é um modelo padrão para uma nova conta e não para uma compra.

É determinante que você crie todos os modelos do passo anterior que mostramos e os determine para cada ação, dessa forma você poderá personalizar seus e-mails e oferecer um atrativo visual a mais para seus clientes.

Essa é mais uma facilidade desta poderosa ferramenta de e-commerce disponibilizada pela Hostnet.

Confira outros tutoriais.

Páginas Relacionadas