Colocando ordem na casa

Depois de termos visto como criar vários tipos de conteúdo no Drupal, é hora de colocarmos esse conteúdo de uma forma organizada no site. Vamos ver então como isso é feito.

Alguns pontos importantes a respeito da organização do conteúdo no Drupal são:

    • Todo o conteúdo é tratado como páginas de livros.</span>
    • As páginas de livros e os próprios livros podem ser relacionadas aos menus primário e secundário do próprio Drupal.
    • O uso da ideia de livros é justamente agrupar essas páginas, de forma a ficar mais fácil para organizar o conteúdo. Essas páginas podem ser colocadas de forma hierárquica.
    • Temos a página inicial (onde, a princípio está o blog), e as outras páginas, que são acessadas a partir dos menus.

</ul>

Ou seja, você deve vincular o seu conteúdo a elementos do site como menus ou blocos, se você quer que ele esteja disponível para ser visto.

O Drupal, conforme você já notou, dá liberdade ao administrador (ou seja, você) de montar tudo do jeito que ele quiser. Mas recomendamos sempre que você tenha o bom senso de não transformar o seu site num monstrengo impossível de ser navegado. Existem muitos materiais na Internet que podem ser úteis, e também observar como outros sites estruturam os elementos que compõem as páginas.

Uso dos menus

O Drupal coloca na barra lateral esquerda do site o menu administrativo, o que é muito prático para mexermos na configuração do site que estamos montando. Mas vez por outra esse menu pode ser um obstáculo para vermos como o site estará montado. Afinal, o menu administrativo está localizado na mesma posição onde os menus primário e secundário estarão. Mas temos como contornar essa situação. Siga os passos:

  1. No menu administrativo, clique em Construção do site, e depois em Módulos.
  2. Depois, clique em Listar, e aí você terá a lista de módulos instalados.
  3. No primeiro campo, Administração,tem um módulo chamado Administration Menu. Marque-o, e depois clique em Salvar configurações.

Menu administrativo do tipo “pull-down”.

Esse módulo coloca o menu administrativo no alto da página, no formato dropdown. Logo, o menu não atrapalha a visualização do site como um todo. Os itens estão na barra de cor preta, e basta posicionar o mouse sobre uma das opções, e a lista aparecerá. Prático, não?

Agora precisamos “sumir” com o menu administrativo na barra lateral esquerda. Afinal, não precisamos ter dois menus administrativos na mesma página. Siga os seguintes passos:

  1. Clique em Construção do site, e depois em Blocos.
  2. Em Blocos, clique em Listar, e procure pelo elemento Navegação, que deve estar relacionado ao bloco Barra Lateral Esquerda.
  3. Na lista de opções, mude a região relacionada para Desativado. Logo você verá que esse elemento foi movido para a lista de baixo da página.
  4. Daí, basta clicar em Salvar configurações.

Dessa forma, suprimiremos o menu administrativo na barra lateral esquerda da página, mas manteremos o mesmo visível para o nosso uso.

Criando menus

Vamos criar menus, ligando às páginas que criamos aos menus. Como vocês sabem, podemos ter 2 menus, o primário e o secundário, mas podemos criar novos também. Vamos primeiro colocar elementos nos nossos menus. Existem duas maneiras de você fazê-lo:

  • Você pode criar o conteúdo e já associá-lo a um menu, no ato da sua criação. Você fará no momento de criação do documento, clicando na subseção Configurações de menu.
  • Você pode associar o conteúdo depois de criado a um menu.

Vamos primeiro ver como fazer a associação no ato da criação. Siga esses passos:

    1. No momento em que você for criar algum conteúdo (página de livro, post no blog, enquete ou fórum), você tem uma subseção, Configurações de menu. Clique nela:
  1. As opções que você tem são as seguintes:
    • Título do link do menu: Aqui você coloca qual será o título que aparecerá no menu. Normalmente o título será o mesmo da página, e é preciso que esse campo seja preenchido. Se você não colocar nada nesse campo, o item não aparecerá no menu, mesmo colocando tudo no local certo.
    • Item superior: Aqui você define onde o item estará dentro dos menus disponíveis.
    • Peso: Na opção de peso, você pode ajustar para que um item do menu seja colocado acima ou abaixo de outros, com base nesse valor. Itens mais “pesados” ficam mais embaixo no menu, e itens mais “leves” são posicionados mais acima.

Logo, quando você criar um conteúdo, você pode já de cara associá-lo a um menu, começando a trazer ordem ao caos.

A outra opção citada é ajustar depois que o conteúdo já foi criado. Logo, basta realizar os seguintes passos:

  1. Clique em Organizar conteúdo, depois em Conteúdo.
  2. Clique em Listar. Você terá uma listagem de todo o conteúdo já criado para o seu site, e opções para filtrar todo esse conteúdo.
  3. Localizou o conteúdo desejado? Basta clicar na opção editar, na coluna Operações. Lá você poderá editar o conteúdo do item, inclusive alterando onde a página estará dentro dos menus, da mesma maneira que vimos anteriormente.

Criando menus hierárquicos

Certamente em algum instante, você irá querer montar menus que tenham opções e sub-opções incluídas. Você pode montar tais tipos de menus no Drupal, o que é algo bem prático. Vamos ver como:

  1. Clique em Construção do site, depois em Menus e finalmente em Listar Menus.
  2. Escolha um menu e clique nele. Será nesse menu que as sub-opções serão acrescentadas.
  3. Você tem as opções do menu listadas. Clique em editar para alterá-las.
  4. Na próxima página (Editar item de menu → Configurações do menu), procure a opção Item Superior. Nessa opção, você ajustará qual será o item que será a seção, e esse item que está sendo editado será uma subseção.
  5. Na opção Peso, você irá definir a ordem das subseções dentro da seção. Logo, com base no valor colocado em cada subseção, você definirá a ordem dentro da seção.

Abaixo temos um exemplo de um menu hierárquico criado no Drupal:

E aqui temos uma variação, devida ao tema padrão do Drupal, para um menu vertical: