Vamos aprender a gerenciar as tags dos produtos da loja virtual Magento, via painel administrativo:


Um recurso muito utilizado nos blogs para exibição de palavras-chave, melhorando assim a indexação nos buscadores disponíveis na web, é a Nuvem de Tags.

Por default, o Magento já traz esta opção instalada e configurada. Entretanto, você precisa, necessariamente, em cada produto de sua loja, escrever as palavras-chave mais atrativas para os buscadores disponíveis.

Vamos exemplificar, dentro de nossa loja virtual vamos clicar em algum produto. Em nosso exemplo, escolhemos o produto “Magento”. Abaixo do produto e da descrição do produto, observe a área “Tags do Produto” e o campo“Acrescentar suas Tags”. Este recurso possibilita que você, ou seus clientes, possam entrar com informações ou palavras-chave relacionadas ao produto.

Entretanto, a inserção destas palavras-chave pelos clientes é moderada. Vamos inserir algumas palavras-chave. Leia atentamente:

“Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (‘) para frases.”

Estamos falando do produto “Magento” e vamos entrar com a frase, abra aspas simples e digite: “Loja Virtual” e fora das aspas simples, digite: “Cursos”. Como pode ser visto, nós devemos utilizar palavras ou frases relacionadas ao nosso produto. Agora clique no botão “Acrescentar Tags” logo ao lado.

Note que, na nova página, esta possibilidade de acrescentar tags ao seu produto só é dada à clientes registrados. Forçando assim, a pessoa que está navegando em sua loja a fazer um registro. Caso seu cliente não tenha um registro, ele deverá clicar no botão “Criar Uma Conta”.

Ao clicar sobre o botão “Criar Uma Conta” uma tela com campos para dados cadastrais será mostrada, seu cliente deverá preencher as informações solicitadas, definir uma senha de acesso e clicar sobre o botão “Enviar”.Com isso, as Tags, ou palavras-chave, são enviadas para a moderação.

Retorne ao painel administrativo do Magento, clique sobre o menu superior “Catálogo”, depois no submenu “Tags” e no item de menu “Tags Pendentes”. Fazendo isso, na nova tela, você poderá visualizar as duas Tags enviadas anteriormente.

A partir deste momento, você pode recusá-las ou aceitá-las como Tags permanentes para aquele produto. Caso queira aceitá-las, clique na combo ao lado da Tag que deseja aceitar e vá até o campo “Ações” que se localiza na lateral direita da página.

No campo “Ações”, selecione a opção “Alterar Status” e uma nova caixa aparecerá com o status “Pendente” selecionado. Clique sobre esta nova caixa e selecione a opção “Aprovado”. Não se esqueça de clicar sobre o botão “Enviar” logo ao lado para finalizar os procedimentos realizados. Quando você clicar em “Enviar” será exibido a seguinte mensagem no topo da página: “Total de 1 registro(s) foi/foram atualizado(s) com sucesso”

Agora você já pode acessar sua página inicial e atualizar o produto em que adicionamos nossas Tags. Ao visualizar o produto você poderá perceber que já há uma Tag permanente cadastrada nele.

Voltando ao painel administrativo, digamos que quiséssemos recusar a outra Tag. Basta clicar sobre a caixa combo ao lado do nome da Tag e depois selecionar, no campo “Ações”, a opção “Apagar”. Clique em “Enviar” logo ao lado e o próprio Magento irá perguntar se você tem certeza que deseja apagar realmente esta Tag. Basta clicar em “Ok” e note que a Tag foi removida totalmente.

Caso você queira visualizar todas as Tags de todos os produtos de sua loja, clique no menu superior “Catálogo”, depois no menu “Tags” e por fim no item de menu “Todas as Tags”. Na nova tela, todas as Tags registradas em sua loja serão mostradas.

Lembrando que quanto mais informações em textos relacionadas ao seus produtos estiverem disponíveis nas nuvens de Tags, melhor indexado seu site ficará nos buscadores disponíveis na Internet. Com isso uma busca maior pelos seus produtos através dos mesmos.

Esta é mais uma facilidade desta poderosa ferramenta de eCommerce disponibilizada pela Hostnet.