Introdução

Aqui, vamos montar um questionário completo, abrangendo diversas situações que são bem plausíveis. Este questionário é todo feito baseado em uma pesquisa de opinião de uma empresa.

A nossa pesquisa será composta de 11 perguntas, divididas em três grupos:

  1. Dados a respeito do entrevistado.
  2. Relações da empresa com o entrevistado.
  3. Satisfação do cliente com o atendimento.

Dentro do último grupo (satisfação), colocamos a última pergunta como condicionada: Dependendo da resposta dada à 10a pergunta, a 11a mudará, entre duas perguntas. Depois, o fim. Abaixo temos o diagrama do questionário:

Criação do questionário

  • Clique em Criar, importar ou copiar um questionário. Dali, você deverá preencher alguns dados.
  • Na aba Geral, preencha todos os campos.
  • Na aba Apresentação e navegação, devemos definir algumas coisas, como:
    • Qual será o formato da pesquisa. No item Formato, optamos pelo formato pergunta por pergunta – 1 por página.
    • Qual será o modelo a ser adotado, no item Template.
    • No item URL final, você terá definido para aonde o usuário será remetido, após responder a pesquisa. Você ainda tem a opção de Carregar automaticamente a URL depois que o questionário for preenchido. Aí fica ao seu encargo.
  • Na aba Controle de acesso e publicação, definiremos outras informações a respeito da nossa pesquisa, como:
    • Se eu quero que qualquer pessoa possa responder a essa pesquisa (item Permitir inscrição pública). Isso é particularmente interessante se você estiver trabalhando numa pesquisa limitada para um certo número de pessoas.
    • Nas opções Data de início e Data de expiração, você pode definir a duração da pesquisa. Isto é útil quando você quer que a pesquisa não fique para sempre aberta: Ela se encerrará automaticamente no momento especificado.
    • Na opção Definir cookie para prevenir participações repetidas, é recomendável que você coloque Sim. Isso evita que alguém responda à pesquisa duas vezes, usando o mesmo navegador.
    • Já na opção de Uso de CAPTCHA, fica ao seu gosto como será usado. Lembre-se de usar com parcimônia, porque muitos CAPTCHAs cansam e irritam os participantes da pesquisa.
  • Na aba Notificação e gerenciamento dos dados, mais alguns ajustes são necessários nesse nosso exemplo:
    • No item Enviar notificação de administração básica por e-mail para:, cada pessoa que responder à pesquisa gerará um e-mail que será enviado ao administrador, o que pode ser um tanto quanto chato. Use isso se quiser.
    • No item Colocar data de envio, colocamos Sim, por querer saber quando a pessoa respondeu.
    • Da mesma forma como no item acima, disse Sim para o item Colocar endereço IP, caso você queira.
  • Na opção Código de acesso (Tokens), você deverá definir questões relacionadas ao anonimato das respostas.
    • No item Respostas anônimas, cabe a você escolher como será. Se você disser Sim, você não terá a relação de quem acessou a sua pesquisa, apenas endereços IP (caso a opção Colocar endereço IP tenha sido marcada). Se você escolher a opção Não, você fará uso de tokens para restringir o acesso das pessoas à sua pesquisa, e assim relacionar quem a respondeu.

Pronto, com tudo já definido, basta clicar no botão Salvar.

Definindo grupos de questões

Como já vimos anteriormente, as perguntas são reunidas em grupos, e primeiro devemos definir os grupos de questões que serão usados. Vamos trabalhar nesse breve tutorial com 3 grupos de questões. Iremos criá-los agora:

  1. Clique no ícone, Adicionar novo grupo ao questionário. Ele está definido no lado direito da tela.
  2. Criaremos então um grupo que será Dados a respeito do entrevistado. Você deverá colocar um título, é obrigatório. Já a descrição, você coloca caso queira fazê-lo.
  3. Da mesma forma, criaremos outros dois grupos, que são Relação entre a empresa e o entrevistado, e Satisfação com o atendimento.

Perguntas

Agora vamos às perguntas. Criaremos e colocaremos em cada grupo de questões. Vamos então ao primeiro grupo:

Grupo Dados a respeito do entrevistado

Temos então 3 perguntas, todas com tipos diferentes. São elas:

  • Estado de origem
    • É preciso definir a pergunta (na opção Pergunta), mas também adicionar informações nos campos Descrição e Ajuda, caso você veja que é necessário.
    • Note que a pergunta possui um campo chamado Código. Nesse campo você colocará um número que será relacionado à pergunta. Atenção: Escolha bem como serão os códigos que você colocará: As perguntas serão organizadas em ordem crescente, com base no número do código.
    • Por exemplo, você pode usar uma regra como 0x0y para numerar as perguntas. Aqui, temos y como o número da pergunta e x o número do grupo de questões ao qual essa pergunta está relacionada. Logo, a esta pergunta receberia o número 0101 (primeira pergunta do primeiro grupo).
    • Quanto ao tipo da pergunta, escolhemos para esse exemplo a opção Lista (dropdown). Como é uma lista, logo teremos que montar a lista de opções.
    • Na opção Grupo de questões, associaremos ao grupo chamado Dados a respeito do entrevistado.
    • Na opção Obrigatória, você marca se você quer que essa pergunta seja obrigatória para o participante. Nesse caso, escolheremos Sim.
    • Na opção Outro, você pode escolher dar ao participante uma opção de resposta que não se enquadra nas opções que você relacionou. Por exemplo, o participante pode não residir no Brasil, e você não quer colocar essa opção na lista. Logo, você pode marcar a opção Outro como Sim, e teremos um item extra. No caso dessa pesquisa, você pode também acrescentar um item extra, como Não reside em território nacional. Mas isto pode ser mais relevante para outras pesquisas.
    • Feito isto, clique em Atualizar pergunta.
    • Agora, alimente a lista com o nome de todos os estados do Brasil (sem esquecer o Distrito Federal). Você deve clicar na opção Editar opções de resposta para essa questão.
      • Clicando nessa opção, vemos um campo para colocar o código da resposta (normalmente já preenchido pelo LimeSurvey), e o campo Opção de resposta, onde você colocará a resposta desejada. Querendo colocar mais uma opção (e acredite, você terá que colocar), clique no sinal gráfico ao lado e preencha a próxima opção. Faça isso até preencher todas as opções desejadas. No final, clique em Salvar.
  • Capital ou interior?
    • Nessa pergunta, apenas daremos a opção do entrevistado de responder se ele reside na capital, numa cidade que fica próximo à capital (por exemplo, São José dos Pinhais em relação a Curitiba, ou Duque de Caxias em relação ao Rio de Janeiro), ou no interior. * Da mesma forma que fizemos a pergunta anterior, ajustaremos tudo (Descrição, Ajuda, grupo de questões, Obrigatória).
    • O que será diferente:
      • Tipo da pergunta: Lista (rádio). Iremos nesse caso usar uma lista com a opção de selecionar um dos itens usando o botão de seleção (radio button).
      • Outro: Como não há outra opção além das três, colocamos Não.
      • Código: No nosso exemplo, colocamos como 0102. Assim, ela virá depois da pergunta sobre o estado de origem do participante.
    • Clique em Editar opções de resposta para essa questão, e preencha as três opções desejadas.
    • Você pode querer que uma das respostas seja a padrão (default), então clique em Editar valores de resposta padrão para essa questão, e na lista que está na opção Valor de resposta padrão, escolha essa que será a padrão.
  • Agora, clique no botão Salvar.
  • Sexo do entrevistado
    • Essa terceira pergunta tem um tipo especial para ela. Provavelmente os desenvolvedores do LimeSurvey o fizeram por essa questão ser muito comum. Logo, seguem os ajustes:* Pergunta: Qual é o seu sexo?
    • Descrição: No caso, colocamos “Definir o sexo do cliente.”
    • Tipo da pergunta: Sexo.
  • Clique em Salvar.

Grupo Relação entre a empresa e o entrevistado

As perguntas que colocamos nesse grupo são:# Qual é a relação dessa empresa com a sua pessoa?

Esta é uma pergunta na qual usaremos como resposta a opção Lista (rádio). Colocaremos 5 opções, a saber:

  1. Cliente pessoa física.
  2. Cliente pessoa jurídica.
  3. Fornecedor.
  4. Funcionário.
  5. Governo.
  • Ainda daremos a opção de termos uma outra resposta (item Outro), e obrigaremos ao participante a responder essa pergunta (item Obrigatória).
  • Clique em Salvar.
  • Você ainda precisará definir as opções. Use a opção Editar opções de resposta para essa questão, e defina as opções desejadas. Depois, clique para salvar.
  • Clique ainda em Editar valores de resposta padrão para essa questão, e selecione Cliente pessoa física.
  • Se você deixou para o usuário a opção de ter uma outra resposta que não as respostas anteriormente definidas, teremos uma nova opção, chamada Valor padrão para a opção Outros. Nessa caixa, coloquei apenas a palavra Outro.
  • Clique em Salvar para fechar.
  1. Como foi estabelecido o contato?

Aqui, usaremos mais uma vez Lista (dropdown), e todas as opções são as mesmas: Grupo de questões (o atual), Outro (sim), Obrigatória (sim), código (0202). Daí, é salvar a pergunta (Salvar).* Na opção Editar opções de resposta para essa questão, coloquei as seguintes opções:

  1. E-mail
  2. Chat
  3. Twitter
  4. Facebook
  5. Pessoalmente
  6. Telefone
  7. Carta
  • Na opção Valor padrão para a opção Outros, colocamos Outro meio.

Grupo Satisfação com o atendimento

Aqui, mudamos um pouco os tipos de resposta possíveis, e adicionamos uma questão condicional. As perguntas são:

  • Dê uma nota para o atendimento oferecido pela empresa:
    • Além das opções já colocadas, mudamos o formato da pergunta, usando a opção Matriz: Seleção de 10 pontos. Nesse tipo, você coloca uma ou mais subquestões, e dá a opção do participante de dar uma nota para cada uma das subquestões.
    • No Grupo de Questões, opção Obrigatória e Código, preenchemos o que é de praxe.
    • Na opção Editar opções de resposta para essa questão, você criará as 5 subquestões, que são:
      • Capacidade do atendente resolver o seu problema:
      • Educação e respeito do atendente:
      • Rapidez na resolução do seu problema:
      • Conhecimento do atendente a respeito do problema:
      • Satisfação do cliente:
    • Aqui, decidimos criar uma condição.
      • Digamos que o cliente deu uma nota abaixo de 6 para a satisfação, logo é interessante o entrevistador saber o que ocorreu. Assim, será repassado ao cliente uma nova pergunta, do tipo Texto livre curto, para que o participante possa expressar o que aconteceu.
      • Em outro caso, supomos que o cliente tenha dado uma nota acima de 6 para o seu nível de satisfação. O entrevistador certamente estará grato pela resposta, e poderá querer repassar ao participante a opção dele se manifestar, apresentando sugestões. Essa também será uma pergunta, do tipo Texto livre curto.
      • Logo, como proceder:
        • Clique em Definir condições para a pergunta.
        • Selecionamos a subquestão sobre satisfação em geral do cliente, e caso o valor seja menor ou igual a 5, fazemos a pergunta que pede ao cliente para explicar o que ocorreu.
        • No mesmo modo que podemos colocar que, caso o valor seja maior do que 5, fazemos a pergunta que pede ao cliente fazer sugestões para melhorar ainda mais o atendimento.
        • Note que ambas as perguntas não foram colocadas como obrigatórias.
        • Clique em Salvar para encerrar.

Validando e ativando o questionário

Feito isto, você deverá validar o questionário no LimeSurvey. Este procedimento é necessário para que o sistema verifique se tudo está de acordo, para que não haja problemas. Logo, para validar, você deverá, na barra de questionários, clicar no ícone intitulado Teste este questionário. Uma nova página se abrirá, onde você poderá responder as questões que compõem este questionário, e verificar se tudo está certo. Vale lembrar que as suas respostas não serão salvas nesse modo.

Estando tudo de acordo, ative o questionário. Ao lado do ícone que testará o questionário, você poderá colocá-lo ativo, clicando no ícone apropriado (Ativar questionário). Ao solicitar a ativação, você verá uma página como a abaixo:

Leia o alerta apresentado pelo LimeSurvey, e caso lhe interesse, ligue (ou desligue) as respostas anônimas, se você desejará ter as respostas com data e hora, se quer que o endereço IP seja salvo, entre outras coisas. Se sim, clique em Salvar / Ativar pesquisa, e você terá uma nova mensagem:

Caso você deseje que a pesquisa seja restrita com base em códigos de acesso (tokens), clique em Mudar para modo de acesso restrito. Do contrário, clique em Não, obrigado. Feito isto, você será levado à página de informações gerais sobre o questionário, inclusive lá está a URL da pesquisa, que você deverá passar àqueles que você tem interesse em responder. Caso você optou pelo modo de acesso restrito, você deverá enviar um convite para todos aqueles que você tem interesse que participem da pesquisa, para que eles se autentiquem (com usuário e senha) e assim participem desse escrutínio.

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