Dica:Quer experimentar o Dolibarr antes de “colocar a mão na massa” com as configurações? Então experimente estes dois sites:http://www.dolibarr.com.br/demo/ e http://demo.dolibarr.org/public/

O Dolibarr é uma ferramenta de ERP/CRM bastante completa que pode ser personalizada para as mais diversas finalidades. Dessa forma é possível que uma instalação projetada para atender uma pequena Petshop seja completamente diferente de uma instalação projetada para atender um profissional liberal da área médica. Toda essa versatilidade da ferramenta é possível graças à grande quantidade de módulos existentes. Módulos são extensões ou complementos que conferem funcionalidades extras ao dolibarr. Para acessar a página de configuração dos módulos, navegue até Configuração >> Módulos.

Na tela acima é possível notar uma grande quantidade de módulos. Ao navegar pelas guias superiores Outros módulos e Módulos interface temos acesso a mais alguns deles. Se ainda assim você não encontrar um módulo que habilite uma determinada característica desejada no site, basta clicar na guia Módulos Mais e você será direcionado mais uma vez para o site Dolistore, onde poderá fazer o Download do módulo desejado.

Os procedimentos para instalar um módulo é exatamente igual à um procedimento para instalar um novo tema, já visto neste tutorial. Ainda sobre a imagem acima, perceba que o nome do módulo está localizado à esquerda, uma breve descrição na região central e à direita temos o botão que habilita/desabilita o módulo. Basta clicar neste botão para habilita-lo ou desabilita-lo.

Se você ainda não habilitou nenhum módulo, observe que o menu do topo tem apenas o item “Inicio”. Vamos ativar alguns módulos e ver se mais opções aparecem. Para começar, ative todos os módulos da categoria “Administração de Clientes (CRM)” como na figura abaixo:

Observem que quando habilitamos o módulo, um novo botão, na extrema direita da página, aparece. Clicando nesse botão teremos acesso as configurações específicas de cada módulo. Observem também que novos itens foram criados no menu do topo da página.

A escolha dos módulos que devem ser habilitados, fica a critério do usuário. Habilite-os de acordo com as suas necessidades.

Páginas Relacionadas