Vamos mostrar como é possível customizar o método de envio via painel administrativo na loja virtual Magento:


O Magento permite vários cadastros de formas de envio diferentes para clientes. Por padrão, no ato da instalação da loja em sua conta de hospedagem, é instalado automaticamente uma forma padrão de envio, que é o “Flat Rate”. O Flat Rate padrão possui um valor fixo de R$ 5,00.

Contudo, é interessante, para o administrador ou desenvolvedor da loja Magento, disponibilizar para os clientes várias formas de envios. Nesta vídeo-aula iremos aprender como disponibilizar estas possibilidades na loja.

Como podemos ver, o passo 4 da compra de um produto é o “Método de Envio”.

Para o alterar, devemos acessar o painel administrativo do Magento e clique sobre o menu superior “Sistema” e depois no submenu “Configuração”. Na nova página, localize, na aba esquerda, o item de menu “Definições de Envio” dentro do menu “Vendas”.

Em “Definições de Envio” nós iremos definir os dados do remetente. Verifique que há uma aba chamada “Origem”, clique sobre ela. Em “Origem”, como vocês podem ver, possuímos alguns campos com informações default, devemos alterar os campos: “País”, “Estado”, “CEP” e “Cidade”. Vale ressaltar que estes dados devem ser cadastrados de acordo com o remetente, ou seja, os dados de quem está enviado o produto para o cliente.

Caso você queira, você pode definir, através da aba “Opções” logo abaixo de “Origem”, a permissão para o envio para vários endereços. Neste caso, o cliente, no ato da compra, pode determinar para onde o produto será enviado, caso ele queira, ele pode cadastrar vários endereços. Você pode determinar também uma quantidade máxima para os envios múltiplos. Feita esta configuração, iremos salvá-la. Para salvar, clique no botão “Salvar Config” localizado no lado superior direito da página. Pronto! O primeiro passo de nossa configuração está executada.

Vamos agora para o segundo passo. Agora, clicaremos, dentro do painel administrativo do Magento sobre o menu “Sistema” e depois no submenu “Configuração”. Localize o item de menu “Métodos de Envio” à esquerda da página, dentro também do menu “Vendas”.

Na nova tela, como podemos ver, temos várias formas de envio. A aba chamada “Taxa Base” é o “Flat Rate” que é configurado por padrão em sua loja virtual, como foi informado anteriormente. Neste caso, iremos desabilitar o método de envio “Taxa Base” selecionando a opção “Não” no campo “Habilitado”.

Acima do método de envio “Taxa Base” há o método de envio “Correios”, onde iremos o habilitar. Neste caso, quando o cliente efetua uma compra, é solicitado diretamente ao banco de dados dos Correios todas as informações do tipo do envio. No nosso caso, iremos determinar 3 (três) tipos de envios, como: “PAC”, “Sedex” e “Sedex 10”.

Se você quiser selecionar todas as opções, basta você clicar na primeira opção (PAC), pressionar a tecla “SHIFT” de seu teclado e clicar na última opção (E-Sedex). Caso você queira fazer uma seleção intercalada, você poderá pressionar a tecla “CTRL” em seu teclado e clicar no item desejado. Como informei, iremos utilizar apenas o: “PAC”, “Sedex” e “Sedex 10”.

Mais abaixo, temos a opção “Selecione método de URL” onde deixaremos a opção “Correios”. No campo “Exibir Prazo de Entrega” é bastante interessante deixar como “Sim”.

Você também pode editar o “Nome” e o “Título” do método de envio. O campo “Valor Mínimo de Compra” e o “Valor Máximo de Compra” podem ser deixados como padrão, caso não tenha um em específico.

O “Peso Máximo Permitido Pelos Correios (Kg)” é uma outra opção interessante, vale ressaltar que este campo é calculado com base no valor do peso cadastrado no produto, ou seja, como vocês podem recordar, nas vídeo-aulas anteriores, nós falamos sobre cadastro de produtos e vimos que podemos determinar um peso padrão para cada produto. Então, é usado como referência o peso do produto cadastrado dentro da loja Magento.

Na “Taxa de Postagem” nós podemos deixar como padrão, que é “0” (zero). O campo “Mensagem que Exibe o Prazo de Entrega” também podemos deixar como padrão, que é: “%s – Em média %d dia(s)”.

Também podemos determinar um método de envio gratuito, em nosso caso nós não queremos um método de envio gratuito. E como não estamos utilizando o “E-Sedex” em nossa loja virtual nós o deixaremos como um método de envio gratuito. Selecione o método desejado no campo “Método para entrega gratuita (é necessário estar ativo)”.

Abaixo também há mensagens que serão exibidas de acordo com uma determina ação. Como: “Mensagem de valor fora do permitido”, “Mensagem de CEP incorreto”, “Mensagem de peso fora do permitido”, “Mensagem da URL fora do ar ou método de URL não selecionado”.

Seguindo nossa configuração, os próximos campos são muito importantes. O campo “Enviar para países possíveis” e se você deixar a opção “Países Específicos” marcada e não determinar os países que você quer que este método de envio funcione ele não aparecerá na loja, para ele poder aparecer, devemos alterar a opção de “Países Específicos” para “Todos Países Permitidos”.

Vale ressaltar que você pode determinar o país que você quer que este tipo de envio funcione, basta selecionar a opção “Países Específicos” e selecionar os países na lista que é exibida. Você pode também ordenar a forma de envio, ou seja, determinar em que posição ela aparecerá durante a compra. O campo “Ordenar por” é muito utilizado caso tenhamos várias formas de envio diferentes e queira determinar uma ordem.

Feito todo o procedimento, clique no botão localizado na lateral direita da página que estamos editando, chamado “Salvar Config”. Perceba que é exibido uma mensagem de sucesso no topo da página ao clicar sobre o ícone.

Vamos voltar à página de nossa loja virtual no momento da compra e retornar ao passo 3. O passo 3 é onde inserimos as informações de envio. No passo 3, iremos apenas clicar sobre o ícone “Confirmar” para prosseguir.

Ao prosseguir, podemos perceber que será exibido a seguinte mensagem de erro no passo 4 da compra de um produto:

“Desculpe, nenhuma cotação está disponível para este pedido no momento.”

Muito importante: Devemos lembrar que para os métodos de envio que acabamos de configurar funcionem, eles precisam ser habilitados.

Então, dentro do painel administrativo do Magento clique sobre o menu “Sistema” e depois no submenu “Configuração”. Localize o item de menu “Métodos de Envio” à esquerda da página, dentro também do menu “Vendas”.

Novamente estamos na página de configuração do método, clique na aba “Correios”. Perceba que há o campo “Habilitado”. Altere, no campo “Habilitado”, de “Não” para “Sim”. Salve mais uma vez através do botão “Salvar Config” localizado na lateral superior direita da página e volte à página de sua loja virtual.

Vá até o passo 3 na compra de um produto e clique em “Continuar”. No passo 4 vocês poderão ver dois tipos de envio, o PAC e o Sedex. Como comentei anteriormente, também temos o valor do serviço que é calculado diretamente do banco de dados dos Correios.

Uma observação interessante: volte à página inicial de sua loja virtual Magento e adicione um novo produto ao seu Carrinho de Compras. Como podemos ver, a estimativa de frete também está funcionando de acordo com os dados do banco de dados dos Correios. ao acessarmos o Carrinho de Compras de nossa loja.

Desta forma você pode oferecer ao seu cliente várias formas de envio. Em nosso próximo tutorial, veremos como cadastrar métodos de pagamento.

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