Você pode criar metas com rotas de alcance e mensurar seus resultados. Vamos supor que você crie uma página específica de promoção com diversas informações e deseja mensurar apenas a conversão de visitas a esta página.

Você poderá criar essa meta cadastrando essa página específica e obter um resultado individual por página.

Contudo, antes de exibirmos o widget das metas, temos que criá-las primeiro.

No menu central, clique em Metas e Adicionar nova meta, conforme imagem abaixo:

Nas opções de criação de Metas temos um filtro condicional onde temos:

Nome da meta

Você deverá definir um nome pra essa meta, como Campanha de Abril.

Meta está triggered

Você deverá escolher manualmente ou quando visitantes. Caso você marque manualmente, você deverá chamar o método JavaScript piwikTracker.trackGoal() para análise dos acessos, contudo o método mais indicado é quando visitantes, por permitir a configuração condicional.

Onde:

Visitas a URL dada(página ou grupo de páginas)

Você pode definir páginas específicas para incluir na meta de análise. Por exemplo: Se você quer analisar a audiências de visitas na página do carrinho de compras de sua loja virtual, você poderá cadastrar a página do carrinho, como por exemplo: http://www.sualoja.com.br/checkout

Obviamente essa estrutura de URL é um exemplo e você deve cadastrar a URL de acordo com a estrutura do seu sistema usado.

Visitar a given Page Title

Você pode definir a consulta por nome de uma página específica, como por exemplo: Fale conosco.

Baixar um arquivo

Você pode definir uma URL direta para um arquivo no servidor para extrair as análises necessárias.

Exemplo: http://www.seusite.com.br/arquivos/imagens.zip

Clique num link para um website externo

Você ainda pode analisar o relatório para extrair audiências relacionadas a cliques que redirecionam a um site externo, como por exemplo:

http://www.amazon.com

Onde o(a) Page Title, Onde o(a) nome do arquivo e onde o(a) URL de website externo

Essas opções são variáveis a partir da escolha dos ítens acima. Note que aparece uma condição para que você determine sua rota de análise de tráfego.

Você poderá por exemplo analisar as visitas em uma página que contenham determinado link ou que seja exatamente aquele link, como esse exemplo:

ex. contem ‘carrinho/sucesso’
ex. é exatamente ‘http://www.seusite.com.br/obrigado’
ex. corresponde com a expressão ‘(.*)\/teste\/(.*)’

No último exemplo, temos duas barras invertidas e juntas \ e / e não um V maiúsculo.

Você ainda pode determinar se a análise levará em consideração o case sensitive que nada mais é do que letras em maiúsculas e minúsculas.

(default) Goal can only be converted once per visit (padrão) Objetivo só pode ser convertido uma vez por visita)

É recomendado que se marque essa opção para que a análise não ocorra em duplicidade, pois caso um visitante acesse o site e clique duas vezes no link ou página cadastrado nessa meta, a análise levará em consideração apenas o primeiro clique ou acesso à página.

Contudo, caso você queira que a análise da meta permita análises em mais de um clique ou acesso, marque a opção: Allow Goal to be converted more than once per visit (Permitir que a meta seja convertida mais de uma vez por visita).

(Optional) O lucro padrão da meta é:

Por exemplo, se um Formulário de contato submetido por um visitante possa valer R$10,00 em média, você poderá obter uma prévia de lucro de acordo com o relatório de audiência nessa página.

No exemplo abaixo, criamos uma meta chamada Cadastro eventos, onde cadastramos a URL: http://offticket.com.br/cadastrar-eventos/.

Não definimos lucro padrão para essa meta e deixamos a conversão padrão.

Note que ao criar a meta, é criada também uma opção abaixo do menu central do Piwik com o nome da meta criada: Cadastro de eventos.

Agora, vale ressaltar que a opção Metas aparecerá apenas para sites onde não tenha sido marcado a opção de e-commerce.

Caso você tenha marcado a opção E-commerce Habilitado noa to da criação de um site na listagem, o menu aparecerá conforme abaixo:

Neste caso, a opção será Ecommerce & Goals (E-commerce e objetivos), onde teremos a opção de E-commerce (que veremos em outro tópico) e a opção adicionar nova meta.

Conforme mencionado anteriormente, criamos uma Meta chamada Cadastro eventos, conforme podemos ver abaixo:

Clicando no item, acessaremos a página de estatísticas dessa meta criada, onde poderá conferir a audiência da página cadastrada.