Configurando os menus

Nesse tutorial e no anterior, nos atemos a falar da parte de construção do site. Inicialmente falamos dos blocos. Nesse tutorial, falaremos dos menus.

Os menus podem ser configurados de acordo com as necessidades do administrador (no caso do menu de Navegação) ou dos usuários cadastrados (no caso dos menus primário e secundário). Comecemos pelo menu de navegação.

Menu de navegação

Como podemos ver ao lado, temos várias opções para a administração do site, e cada uma dessas opções ramifica-se em outras, chegando a um total de 47 (quarenta e sete) opções, o que é um conjunto muito grande, e que será coberto em detalhes ao longo dessa sequência de tutoriais. Logo, essa seção permite que você configure como será a aparência e a ordem dos itens no menu de navegação. Recomendamos que os administradores tomem muito cuidado com a ordem, pois é muito fácil mudar a posição de um item, e depois, quando ele for necessário, estar fora da ordem lógica preestabelecida. Entenda que os desenvolvedores do Drupal estabeleceram essa ordem justamente para agregar as seções afins, de forma que estejam arranjados de uma forma mais apropriada. Mas nada impede que o usuário rearranje essa ordem, caso seja necessário. Só não é aconselhado, sob pena de criar uma grande confusão.

Vamos ao menu primário, então.

Menu primário

Para acessar a configuração do menu primário, siga esses passos:</span>

  1. Clique em Administrar.
  2. Clique em Menus.
  3. Clique em Menu Primário.

Você verá uma página como a que está abaixo:

Ao lado do título da seção, vemos três opções: Listar Itens, Novo Item e Editar Menu. Vamos explicá-las:

  1. Listar itens: Essa função exibe os itens criados para o menu primário que está sendo definido agora. No momento, não há itens no menu ainda.
  2. Novo item: Essa função é usada para criar um novo item para o menu, que iremos ver logo abaixo.
  3. Editar menu: Essa função é usada para descrever a opção “menu primário”, na definição que vemos escrita, na imagem acima.

Vamos então entender o que podemos definir na opção Novo item.

Novo item

Ao clicarmos na opção Novo Item, abre-se um novo conjunto de itens, para configuração de um novo item:

Como dissemos, nessa opção podemos configurar como queremos cada item novo do nosso menu. Vamos ver o que podemos fazer com cada opção. Antes disso, vale ressaltar que cada item que é obrigatório está marcado com um asterisco de cor diferente. Ou seja, você tem que preencher esse campo, não pode deixá-lo vazio. Vamos às opções:

    1. Endereço: O endereço apontado pelo item do menu. Esse endereço pode ser uma URL externa (como por exemplo http://www.hostnet.com.br), ou pode ser uma URL interna do próprio Drupal (como um caminho para um nó). Se você quiser fazer referência à página inicial, digite nesse campo a tag .
    2. Título do link do menu: Aqui você colocará o texto onde você quer que apareça no menu. O campo Endereço (que explicamos acima) estará vinculado a esse título.
    3. Descrição: Apesar da descrição ser facultativa, ela é interessante por aumentar a interatividade com o usuário: Quando ele colocar a seta do mouse sobre esse link do menu, será aberto um balão com o texto inserido na descrição.</span>
    4. Ativado: Essa caixa marca se o item estará ativo ou não. Ou seja, você pode definir links no menu primário, mas colocá-los inativos, e dessa forma não aparecerão para nenhum dos usuários do site. Enquanto a página destino estiver ainda sendo preparada, o link no menu fica desativado, apesar dele já existir. Daí, é só ativar o link quando quiser.
    5. Expandido: Essa é mais uma caixa que pode ter a sua utilidade explorada: Você pode montar o menu em vários itens, divididos em vários subitens, e ao marcar essa caixa, esse item do menu aparecerá expandido, com todos os seus subitens visíveis. Ao desmarcar, o item aparecerá contraído, e ao clicar no item, ele se abrirá, mostrando os subitens
    6. Item superior: Caso você esteja definindo um subitem, será nessa caixa em que você dirá qual é o item no qual o seu subitem será submetido. Logo, na imagem que temos do menu de navegação, o item Administrar é superior aos itens Construção do site, Organizar conteúdo, Configuração do site, Gerenciamento de usuários, Relatórios e Ajuda.
    7. Peso: Na opção de peso, você pode ajustar para que um submenu (composto por subitens) seja colocado acima ou abaixo de outros, com base nesse valor. Itens mais “pesados” ficam mais embaixo no menu, e itens mais “leves” são posicionados mais acima.

Para fechar esse tutorial, abaixo temos o exemplo do menu primário de administração do Drupal em dois momentos: contraído e expandido.

Drupal-menu4.jpg           Drupal-menu5.jpg

Páginas Relacionadas