Logo PrestaShop
Abaixo algumas dicas de otimização para melhorar o desempenho do Prestashop através do Painel Administrativo do PrestaShop. Vá no menu principal do lado esquerdo, na opção Parâmetros Avançados, na seção Desempenho.

Smarty

O Smarty é um sistema modelo de web para PHP usado no PrestaShop. Ele permite que você combine comandos simples parecidos com PHP com simples HTML, tornando mais fácil para os designers e pessoas sem conhecimento tecnológico criar um tema. Você terá as opções:

Compilação do Template

 Essa configuração determina se o site deve recompilar suas instruções. Por que um tema tem instruções? O template padrão do PrestaShop é projetado para ser flexível e personalizável, de modo a atender às necessidades de todos os comerciantes virtuais. Dito isto, nossos elementos de criação não são estáticos, cada módulo de criação possui suas próprias instruções de template. É assim que você pode personalizar nosso template padrão para torná-lo único.

  • ( x ) Nunca recompilar os arquivos de template – (Mais rápido) Selecione se estiver totalmente satisfeito com o design e tiver terminado de editar arquivos.
  • (     ) Recompilar os templates se os arquivos foram atualizados – (Rápido) Escolha esta opção se você é um comerciante-desenvolvedor que edita regularmente os temas do seu site. A página será recompilada apenas se as alterações forem feitas nos arquivos de tema.
  • (     ) Compilação forçada – (Lento) Use essa configuração apenas quando estiver resolvendo problemas do site. Cada vez que a página for carregada, o tema determinará novamente os elementos a serem exibidos e de que forma.

Cache

Significa armazenamento temporário de arquivos para aumentar o desempenho e reduzir os atrasos.

  • ( x ) SIM – Quando tiver terminado de personalizar o tema do seu front-office, marque esta opção para melhorar o desempenho do seu site para os clientes.
  • (     ) NÃO – O único momento em que você não usa o cache é ao trabalhar ativamente em seu tema. Se essa opção não for desativada, você não verá imediatamente as alterações feitas. Ao desenvolver o tema, limpe o cache para garantir que as mudanças sejam refletidas na página.

Tipo de cache

Como essa configuração de ajuste varia de uma loja para outra, não é possível definir qual das duas é melhor. Tudo depende do tamanho do seu Banco de Dados, juntamente com a sua configuração. Se seu Banco for pequeno, será difícil perceber alguma diferença.

  • (     ) sistema de arquivos
  • (     ) MySQL

Limpar o cache

Elimina os arquivos temporários do PrestaShop.

  • (     ) Nunca limpar arquivos de cache – Essa configuração deve ser selecionada APENAS quando você tiver alterado seu site e o front-office não está refletindo as mudanças.
  • ( x ) Limpar o cache a cada vez que algo tiver sido alterado – Fala por si só. O cache do seu site será limpado assim que algo for alterado, garantindo que seus clientes vejam a versão mais atualizada do seu site.

Modo de Depuração

Caso sua loja esteja lenta ou com erros, este modo permite verificar o que pode estar causando esses problemas reduzindo o impacto de certas funcionalidades do PrestaShop, de modo que possa avaliar precisamente onde vem o erro ou lentidão:

  • Desativar módulos não-nativos: módulos nativos do Prestashop são testados exaustivamente para que não apresentem errosSe ativar esta opção, todos os módulos de terceiros serão desativados e você poderá determinar se o problema ou lentidão vem do próprio código de PrestaShop (núcleo ou módulo) ou de um módulo de terceiro.
  • Desativar todos os overridesMuitos dos recursos do PrestaShop podem ser sobrecarregadosSe você ativar esta configuração, todo o código sobrecarregado será desativado, e poderá determinar se o problema ou lentidão vem de um código sobrecarregado.

Recursos Opcionais

Desligar esses recursos podem acelerar o seu site, mas  também podem limitar funcionalidades do PrestaShop e restringir  o seu pleno potencial.

OBS: Se estas opções estiverem indisponíveis e você não puder desativar, significa que você já está usando o recurso.

CCC (Combinação, compressão e cache)

CCC é um conjunto de ferramentas destinadas a minimizar o tempo de carregamento do website. Aqui está o que ele faz:

CCC combina arquivos de texto semelhantes em um arquivo maior, o que limita o número de arquivos para download; em seguida, comprime o arquivo usando o algoritmo Zip comum, o que acelera downloads. Finalmente, ele armazena em cache o arquivo compactado, eliminando a necessidade de executar esse processo cada vez que uma página é carregada, aliviando a carga sobre o processador do servidor.

  • Cache inteligente para CSS: (SIM) – reúne todos os arquivos CSS e os combina em um. Habilitar esta função reduzirá o número de solicitações ao servidor e carregará só um arquivo CSS cada vez que um cliente visitar sua página.
  • Cache inteligente para JavaScript: (SIM*) – funciona da mesma forma que a anterior, mas para arquivos JavaScript.
  • Minimizar HTML: (SIM) – Esta configuração remove todos os espaços brancos no código HTML a partir do modelo de Smarty.
  • Comprimir JavaScript inline em HTML: (SIM*) – aplica uma compressão lógica similar ao código JavaScript que está introduzido nos arquivos de modelo.
  • Mover o JavaScript até o final: (SIM*) – Move o JavaScript para carregar por último, permitindo que sua página carregue os elementos mais simples do seu site em primeiro lugar.
  • Otimização do Apache: (SIM) – Adiciona Diretivas ao arquivo .htaccess para melhorar o cache e a compressão.

OBS: * Estas definições afetam os códigos JavaScript, que são utilizado no desenvolvimento, logo o tema pode distorcer. Por isso certifique-se de Alterá-las um de cada vez. E como sempre, não se esqueça de testar o seu site depois de fazer quaisquer alterações. Se o tema escolhido apresentar erros, recomendamos que desmarque estas opções.

Servidores de Mídia (Usar Somente Com CCC)

Não usaremos as funcionalidades desse bloco, pois influenciam diretamente no desempenho do PrestaShop.

Criptografando

Cifrar é um meio de criptografar o arquivo de cookie PrestaShop gerado em seu site.

  • ( x ) Use Rijndael com a biblioteca mcrypt: irá acelerar o gerenciamento de cookies. Verifique se o PHP em seu servidor é compilado com a extensão mycrpt.
  • (     ) Use a classe Blowfish adaptada: Oferece maior segurança, com o custo de sacrificar o desempenho, uma vez que leva mais tempo para validar a autenticação, cada vez que uma página é carregada.

Opções de Cache

O cache de seus servidores armazena versões estáticas da sua página web dinâmica, para atendê-las aos seus clientes, reduzindo a carga do servidor e os tempos de compilação. Esta seção permite ativar o armazenamento em cache e escolher o método de cache:

  • ( x ) Sistema de arquivosOs arquivos estáticos são simplesmente armazenados como qualquer outro arquivo em seu servidor. Depois de verificar esta opção, um campo definido como “1 ” é exibido por padrão .  Esta é a profundidade que os diretórios do sistema de arquivos terão . Mude esse valor somente se você souber o que está fazendo.
  • (     ) Memcached: Um sistema de cache distribuído. Muito eficaz, especialmente se você usar vários servidores, mas você precisa para se certificar de que seu servidor suporta esse cache (precisa que a configuração do PHP suporte ou tenha a extensão Memcached PECL). Não é possível utilizar esse tipo de cache em nossos servidores.
  • (     ) APC: Alternativa PHP Cache grátis, aberto e robusto, mas isso só funciona com um servidor. Não funciona em nossos servidores.
  • (     ) Xcache . É um novo sistema de cache, que é específico para o servidor Lighttpd – portanto, não funciona com nossos servidores (por serem Apache).

Páginas Relacionadas