mautic logo

O Mautic é uma plataforma de automação de marketing digital. Sendo uma solução baseada em código aberto, tendo como objetivo facilitar a entrada de empresas que desejam explorar os benefícios da automação de marketing.

Poderá utilizá-lo para melhorar o contato com seus clientes, de forma a atendê-lo com maior proximidade, tornando esse relacionamento em uma fonte de lucro para a empresa, de satisfação e de confiança, para o cliente.

Tendo em vista ser uma ferramenta robusta e com particularidades, esse documento visa o bom entendimento do Mautic dentro da Hostnet. Nele serão abordados assuntos pertinentes ao uso junto a hospedagem – requisitos e pós configurações.

Para maior base de conhecimento recomendamos que confira o artigo de nossa Wiki:

https://www.hostnet.com.br/info/curso-de-automacao-de-marketing-com-mautic/

Características

  • Acompanhamento de contatos: É possível acompanhar seus contatos, de forma que eles possam ser convertidos em leads e em defensores da sua marca.
  • Integrações com Mídias Sociais: O Mautic permite monitorar redes sociais como o Twitter e o Facebook, além de poder lançar iniciativas de forma automática e programada.
  • Marketing de mídia social: É possível, com o Mautic, lançar iniciativas de marketing de forma automática, através de diversos meios: Por e-mail, fazendo uso de landing pages, mensagens do Twitter e no Facebook, entre outros.
  • Gerenciamento de campanhas: O Mautic tem um poderoso construtor de campanhas, onde é possível descrever graficamente todas as etapas de uma campanha e determinar quais ações a plataforma irá executar, dependendo de dos resultados obtidos. Com isso, é possível um grau de automatização nunca visto antes.
  • Gerenciamento de Relatórios: O Mautic contém um poderoso gerenciador de relatórios, permitindo que os dados sejam processados e informação útil seja gerada. Dessa forma, decisões podem ser tomadas a respeito da sua campanha.
  • Landing Pages e Funil de Vendas: Com o Mautic é possível construir landing pages, que tem a função de transformar os visitantes em leads, e os leads em clientes. Os funis de vendas também podem ser gerenciados pelo Mautic, e são todo um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o usuário, de forma que ele se torne seu cliente.
  • Programa de E-mail Marketing sequencial: É possível automatizar o envio de e-mails na forma de marketing, de forma personalizada e customizável. Não envie e-mails de divulgação de forma desnecessária, mas economize seus recursos e envie para quem importa.

Requisitos do Mautic

Algumas configurações fazem-se necessárias para que o Mautic possa funcionar corretamente. Assim como, versão do PHP, Apache, configuração CDN/SSL e comandos cron.

Instalando pela Hostnet, todos esses processos foram automatizados para que não precise se preocupar com configurações avançadas.

Planos suportados

O Mautic é uma ferramenta robusta em termos de funcionalidades e possibilidades que ela dispõe a quem queira realizar Automação de Marketing. Por essa questão você deverá contar com um plano de hospedagem adequado a ferramenta, nesse caso os Hostnet Cloud oferecem o ambiente necessário.

Para saber mais sobre esse tipo de hospedagem, acesse:

https://www.hostnet.com.br/info/hospedagem-private-cloud/

Por serem planos que rodam em servidores Cloud privados os recursos são exclusivos, tornando todo o desempenho voltado aos sites nele. Além de contar com Agendamento de scripts Crontab, um requisito do Mautic, que precisa sempre rodar seus comandos cron periodicamente para que funcione.

Requisitos para utilizar o domínio

Para que a hospedagem funcione é preciso que o domínio esteja apontando corretamente para os servidores de DNS da Hostnet. Caso decida utilizar apontamentos por IP dos servidores que nada mas são do que, entradas em tabelas DNS de outras empresas, o plano funcionará mas sem garantias.

Referente ao Mautic, precisa estritamente que os nameservers (DNS) do domínio sejam da Hostnet para o seu bom funcionamento. Dessa forma, não sendo possível utilizá-lo com apontamentos de IP em outra empresa.

Motivos para isso:

  • Proteção CDN – somente nos DNS da Hostnet é possível utilizar a CloudFlare que vem inclusa no plano de forma gratuita.
  • Certificado Digital – é gerado para todos os sites que estejam hospedados e propagados para a Hostnet.
  • Servidor de Envio – todo o controle do envio, limitações, bounces e denúncias é processado pelo servidor SMTP da Hostnet e o resultado fica disposto no Painel de Controle.
  • Disparo em Massa – o envio precisa ser feito pelos servidores de e-mail da Hostnet, que contam com as proteções DMARC, DKIM e SPF de acordo com o domínio.
  • Instalação – conforme for instalar o Mautic ele será configurado automaticamente para funcionar em seu domínio.

Escolhendo domínio ideal para o Mautic

O Mautic deve ser instalado e executado em um subdomínio à parte do seu site. Por exemplo, se o seu site é “https://www.exemplo.org.br”, o Mautic poderá estar em “https://info.exemplo.org.br“.

Importante: O domínio “https://www.exemplo.org.br” precisa estar apontando para a Hostnet, utilizando nossos DNS para que a instalação ocorra com sucesso, assim como sua utilização.

Recomenda-se que você não o coloque em subdiretórios (como por exemplo “https://www.exemplo.org.br/subdiretorio“). Tampouco deve ser instalado no endereço provisório do site. O motivo é simples: Uma instalação do Mautic pode crescer muito, dado os seus serviços agregados. E com isso, ele deve poder ser migrado com facilidade.

Abaixo alguns exemplos de subdomínios para o Mautic:

  • mkt.exemplo.org.br
  • mautic.exemplo.org.br
  • auto.exemplo.org.br
  • info.exemplo.org.br

Instalador Fácil

O instalador da Hostnet possui diversos aplicativos Web configurados para o uso e instalação rápida. Todos traduzidos e testados com correções de bugs.

O Mautic do instalador conta com todos os plugins desenvolvidos pela Hostnet, além de plugins bem avaliados pela comunidade. Outro ponto é que o próprio instalador já pré-configura toda a instalação com base na sua hospedagem e o que você preencheu no formulário (email de envio e caixa monitorada, domínio, banco de dados, e afins).

Kauê e Guanabara te ensinam em vídeo como realizar a instalação:

https://www.youtube.com/watch?v=SADwvorqCCg

Pós-Instalação

Será preciso após a instalação testar todo o Mautic para que ele se enquadre no seu perfil.

Assista a aula de demonstração do Mautic:

https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/modulos/introducao-ao-curso/aulas/demonstracao-do-mautic/

Configurações no Mautic

Teste as configurações de email, mude o Remetente conforme deseja e efetue sempre o primeiro disparo com o Mail Tester (https://www.mail-tester.com/).

Aula sobre utilização do Mail Tester:

https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/modulos/criacao-de-e-mails-no-mautic/aulas/testando-um-email-com-mail-tester/.

Se no meio dos testes o Mautic retornar erros, ou até mesmo bugs você poderá conferir o item 3.3 para corrigi-los conforme necessário. Caso não encontre o seu problema descrito, deverá abrir um chamado no Helpdesk com os dados de acesso do Mautic, e informações relevantes sobre a questão.

Agendamento de Tarefa (Crontab)

Todos os comandos cron essenciais para o Mautic são configurados automaticamente no ato da instalação caso você opte pelo Instalador de Apps. Eles ficam disponíveis para visualização ou edição dentro do Painel de Controle no menu Servidor Cloud >> Crontab.

Aritgo na Wiki Hostnet sobre a Crontab – https://www.hostnet.com.br/info/crontab/

Caso queira aumentar o número de vezes que o Mautic roda sua fila, basta alterar o comando cron “mautic:emails:send” para que seja rodado mais vezes. O recomendado é que deixe de 5 em 5 minutos, não menos que isso.

Problemas

Sendo a Hostnet contribuinte assíduo na comunidade do Mautic, discussões que resultam em resoluções são sempre bem vindas em nosso conhecimento. E com base nisso separamos alguns dos problemas que você como cliente (com conhecimento) poderá reverter sem o aguardo de tickets enviados ao SAC.

Todos os comandos listados a seguir devem ser rodados dentro da pasta do Mautic. Caso encontre dificuldades, contate o suporte.

Atualização quebrou o Mautic:

Faça o backup do Banco de dados antes de tudo!

Limpe o cache rodando o comando: php7.2 app/console c:c

Rode os comandos de recuperação do banco de dados.

php7.0 app/console doctrine:migration:migrate

php7.0 app/console doctrine:schema:update –dump-sql

php7.0 app/console doctrine:schema:update –force

Curso em Vídeo te ensina:

https://www.youtube.com/watch?v=wL0bmvIFFKE

Falha na integração do Gravity Forms:

Efetuar a limpeza do cache rodando o comando: php7.2 app/console cache:clear

Aula sobre esta integração:

https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/modulos/especial-wordpress/aulas/wordpress-mautic-integracao-gravity-form-com-mautic/

Erros na configuração do email:

Configure sempre o mesmo e-mail no envio e na caixa monitorada (bounce).

Se o botão de teste retorna erro de autenticação “authentication” coloque a senha do e-mail no campo “Senha” e teste novamente.

Formulário com campo Mobile:

Não utilize este tipo de campo, sempre prefira o uso da opção “texto”.

Aula de demonstração dos formulários e seus campos:

https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/modulos/recursos-do-mautic/aulas/entendendo-formularios/

SpamBots no formulário do Mautic:

Coloque um campo captcha no formulário com uma questão básica, por exemplo: soma de 10 + 3.

Aproveite e confira as aulas sobre criação de formulários:

https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/modulos/recursos-do-mautic/aulas/criacao-de-formularios/

Base de contatos muito grande:

Quebre a lista em partes menores de 5.000 – 10.000 contatos.

Rode o comando: php7.0 app/console mautic:import

Tutoriais

Confira o nosso curso completo sobre o Mautic, clicando aqui.

Links úteis: