Aprenda como integrar sua loja Magento com o Google Analytics.


Veja a versão em texto deste vídeo:

O Google Analytics é uma solução para análise de web de cunho empresarial, que fornece a você uma ótima visibilidade do tráfego e da eficiência do Marketing de seu web site. Recursos avançados, flexíveis e fáceis de usar, permita que você veja e analise dados de tráfego de uma maneira totalmente nova.

Com o Google Analytics, você se prepara melhor para compor anúncios mais bem segmentados, fortalecer suas iniciativas de Marketing, e criar web sites que geram mais conversões.

Essa é a descrição que está na página inicial do Google Analytics, essa ferramenta sensacional de análises.

O Magento permite que você crie uma integração entre sua loja virtual e o Google Analytics, onde você terá toda a análise de visitação, tráfego direto, você conhecerá melhor os usuários quando fizer a integração do Google Analytics com seu site.

A integração poderá ser feita dentro painel administrativo, ou seja para web sites simples ou sites administrados por algum CMS, você poderá fazer a integração inserindo o código gerado no Google Analytics, dentro da página do rodapé ou então na página do topo do site.

É muito simples de você fazer essa integração, não há necessidade de você procurar um arquivo HTML, do próprio Magento para poder inserir o código.

O primeiro passo é você criar uma conta no Google Analytics, caso você tenha uma conta do Google, basta que faça o login, aguarde alguns instantes e você estará dentro do ambiente do Google Analytics.

Você tem a opção de fazer o cadastro no Google Analytics, você colocará o endereço de seu site (em nosso caso: comocriarmeusite.com.br/magento), cole a URL sem o HTTP, digite o nome da conta, escolha o território e clique em “Continue”.

Preencha os campos requisitados, leia os termos, após a aceitação, clique em “Creat New Account”.

Após criar a conta, você tem uma opção para domínio simples, teremos o código do Google Analytics, para cada conta, você poderá criar um código diferente. Você pode criar vários códigos dentro de uma conta principal.

Automaticamente o sistema gera um script, que deverá ser inserido dentro de uma página HTML, desde que você esteja utilizando um site simples, ou um site administrado por um CMS, por exemplo. No caso do Magento, precisaremos apenas do código gerado dentro do script.

Em nosso caso, temos uma linha de código que começa pela letra UA com uma combinação de números. Copiaremos essa combinação, entraremos no painel administrativo, clicaremos em “Sistema” >> “Configuração” >> “Google API” e teremos o retorno em tela de vários sistemas do Google.

O Magento permite você criar uma integração não só com o Google Analytics, mas também com outros sistemas.

Vamos escolher a opção do Google Analytics, habilitá-la e inserir o código copiado anteriormente. Posteriormente, clicaremos em “Salvar Configuração”.

Voltando ao painel administrativo do Google Analytics, vale ressaltar que você dentro da conta poderá criar várias contas de domínios diferentes. Sua conta principal vai gerenciar as estatísticas de vários domínios.

Logo abaixo, você terá a opção “Save and Finish”, finalizada a configuração você é recirecionado para verificar o domínio que você acabou de configurar.

Vale ressaltar que demoram alguns instantes, até que a atualização comece a executar, é comum que em um prazo de 24 horas, você não tenha nenhuma atualização e tenha uma informação de alerta visível. é necessário que você aguarde alguns instantes para que comece a fazer a análise de todos os acessos de seu site.

Essa é mais uma funcionalidade dessa poderosa ferramenta de e-commerce, disponibilizada pela Hostnet.

Confira outros tutoriais.

Páginas Relacionadas