Pré-Requisitos

Antes de começar o processo da instalação manual do Joomla, é necessário se atendar a dois requisitos:

  • Se você possui um tema comprado ou adquirido. Nesse caso, vá para o final da página e leia a respeito de temas QuickStart;
  • Para a instalação manual é preciso ter um e-mail criado e um banco de dados MySQL instalado. No Painel Hostnet, poderá criar seu e-mail por aqui e seu banco de dados por aqui.

Tendo os requisitos acima feitos, realize o download do Joomla no link: Joomla.org.

Quando o download for concluído, descompacte os arquivos em seu computador. Então conecte-se ao FTP e envie os arquivos para a pasta em que deseja realizar a instalação do Joomla.

Isso pode ser feito subindo o pacote para o servidor e descompactando ele lá ou você pode descompactar o pacote na sua máquina e subir todos os arquivos. De qualquer forma, a instalação do Joomla precisa ser descompactada na raiz do seu site.

OBS: Caso não saiba como usar o FTP, acesse: Filezilla.

Verificar as Configurações

Instalação Manual do Joomla 1

seção está dividida em dois grupos:

  • Verificação Pré-Instalação: esses requisitos devem mostrar SIM. Caso contrário, não será possível instalar o Joomla! A maioria das configurações são padrões, mas algumas podem ser modificadas através do arquivo .user.ini em sua hospedagem. Se tiver algum Não, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.
  • Configurações Recomendadas: essas são as configurações recomendadas no seu PHP, mas não impedirão que a instalação siga adiante.  Algumas também podem ser modificadas no arquivo .user.ini em sua hospedagem.

Determinadas as configurações, clique em Próximo.

Configuração Principal

Depois de completar os procedimentos acima, você está pronto para instalar o Joomla. Em seu navegador, acesse o link do seu site em que colocou os arquivos.

O Joomla tentará identificar o campo Selecionar idioma automaticamente a partir do que estiver configurado em seu navegador. Isso pode ser modificado se necessário.

Forneça as informações a seguir.

  • Nome do Site: O nome do seu site;
  • Descrição: Informe uma descrição para o site. Essa será uma meta-descrição padrão usada em todas as páginas que será vista pelos mecanismos de busca;
  • E-mail do Administrador: O endereço de e-mail do administrador. Informe um e-mail válido, caso você esqueça sua senha de acesso ao Joomla. Nesse endereço você receberá um link para mudar a senha do administrador;
  • Nome de Usuário do Administrador: Por padrão, o Joomla usa “admin” no nome do usuário para o Super Usuário. Você pode deixar em assim ou mudar se desejar (é uma boa medida de segurança);
  • Senha do Administrador: Lembre-se que o Super Usuário tem o controle máximo do site (Área Pública e Administrador), por isso busque criar uma senha complexa;
  • Site Offline:
    • Sim – Após concluir a instalação, o Joomla mostrará a mensagem de Site Offline quando acessa a página inicial;
    • Não – isso mostrará o site normalmente quando navegar pelo seu site. Você pode ir para Configurações Globais para mudar a condição do site a qualquer momento, caso seja necessário.

OBS: Essas configurações poderão ser modificadas depois na página de Configurações Globais dentro do Painel de Joomla.

Quando tudo estiver preenchido na primeira página, clique em Próximo para seguir:

Configuração do Banco de Dados

Será necessário entrar com as informações do banco de dados que será usado com o Joomla.

Instalação Manual do Joomla 3

  • Tipo de Banco de Dados: MySQLi é o banco de dados usado mais comumente;
  • Nome do Provedor de Hospedagem: Nome do seu Host do Banco de Dados;
  • Nome do Usuário: o nome do usuário do Banco de Dados;
  • Senha: a senha do Banco de Dados
  • Nome do Banco de Dados: o nome do Banco de Dados;
  • Prefixo da Tabela: é criado automaticamente, mas se desejar pode informar um prefixo. Recomendamos que deixe a criação automática;
  • Procedimento para Banco de Dados Antigos: o instalador deve criar um backup ou apagar as tabelas existentes durante a instalação de novas tabelas. Recomendamos marcar remover.

Quando todas as informações estiverem inseridas, clique no botão próximo para continuar:

Instalar Dados de Exemplo e Configurações de Email

As primeiras opções servem para instalar conteúdo de exemplo automaticamente no site e enviar as configurações por e-mail;

Instalação Manual do Joomla 4

Na opção de Instalar Amostra de Dados, você pode escolher instalar temas de exemplo ou não. Essa opção fica a sua escolha.

OBS: Se optar por instalar os temas de exemplo, não recomendamos para clientes de plano Start e Premium, pois o tempo de Time Out pode não ser suficiente.

Deixe marcada a opção Não nas configurações de e-mail.

Depois disso, clique em “Instalar“.

Êxito e Finalização da Instalação

Se a instalação foi realizada e tudo estiver em ordem, a instalação será concluída e o Joomla instalado. Apague a pasta Installation clicando em Remover a pasta de instalação e uma mensagem de sucesso deverá aparecer. Agora, vá para a administração, clicando em Administrador ou ir direto para a área pública, clicando em Site.

Instalação Manual do Joomla 5

Temas QuickStart

No Joomla existem templates que quando são adquiridos pelos usuários, eles são acoplados no pacote de instalação do aplicativo. Esse procedimento é chamado de QuickStart.

Para estes casos, o processo de instalação pode ser diferente, então nós recomendamos caso tenha um tema assim, verifique junto ao local onde o tema foi obtido a maneira correta da instalação.

Páginas relacionadas: