A importação de fornecedores é semelhante à importação de produtos, que já falamos anteriormente. Se você quiser, a opção Importar Fornecedores é o oitavo ícone na barra de opções, na página do módulo Fornecedores. Ao clicar nele, você terá uma tela como a abaixo:

O processo é semelhante ao processo para importar produtos: Você deverá fornecer um arquivo do tipo CSV (Comma Separated Values), que é um arquivo-texto organizado como uma planilha eletrônica, onde os separadores de células são vírgulas.

Ao clicar no botão Selecionar arquivo…, você selecionará qual arquivo será importado, e os ajustes ficam embaixo. Por exemplo, no campo Delimitador você irá dizer qual caractere foi usado para separar as células, se a primeira linha é um cabeçalho, e qual codificação foi usada para o arquivo-texto. Normalmente não precisamos alterar nenhuma dessas opções para que o arquivo seja importado corretamente.

Feita a importação, passemos à 2a etapa, que é a interpretação. Logo, você deverá ajustar qual coluna será mapeada em qual categoria, da mesma forma como fizemos com a importação de produtos. Para ser corretamente importado, faça o ajuste dos campos nas categorias certas.

Se você quiser salvar esse mapeamento, marque a opção Salvar como Mapeamento Customizado, dê-lhe um nome e você terá um mapeamento salvo para ser usado novamente quando precisar.

Caso você tenha problemas como Mesclagem Duplicada (arquivos com itens conflitantes), selecione esta última opção. Mas ela só é usada em pontos mais específicos.

Se você marcar a opção Mapeamento Utilizado Salvo, você pode usar um mapeamento anterior para o arquivo CSV, que você mesmo tenha criado e salvo.

Clique em Importar Agora para dar continuidade ao processo.

A importação será feita pelo VTiger, e o relatório será apresentado na tela. O VTiger informa o sucesso da importação, com os campos adicionados embaixo, e a opção de editar cada um dos itens, em separado. Este não é o único momento em que é possível editar os produtos. Mas caso você queira fazer uma correção desde já, você pode aproveitar e fazê-lo. Se a importação estiver correta, clique em Finalizar. Se você for importar mais alguma coisa, clique em Importar Mais. Se quiser desfazer o processo, clique em Desfazer última importação.

Filtragem de fornecedores

Os fornecedores são exibidos em uma lista, que pode ser realmente grande. Os filtros ajudam a reduzir as opções para serem apresentados na tela. Dessa forma podemos apresentar a lista em um formato mais desejável para a visualização. A opção padrão, “Todos”, é usada para apresentar todos os registros. Você pode criar, editar ou apagar filtros que forem criados.

Páginas Relacionadas