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Introdução

Para criar uma estratégia de marketing digital de sucesso, você terá muitas questões em mente, tais como: determinar o tipo de seu negócio, qual seu público alvo, configurar um blog, criar artigos, produzir materiais como ebooks, landing pages, vídeos, além de divulgar todo seu trabalho em redes sociais. Mas como você saberá o que está fazendo sucesso? Como você saberá quais resultados estão sendo alcançados?

Muitas vezes, a análise de métricas da estratégia de marketing de conteúdo não é valorizada. Muitas empresas buscam somente o aumento das vendas e esquecem de trabalhar o marketing digital que pode ser um diferencial. A falta de uma estratégia de marketing pode mitigar e muito oportunidades para o negócio.

Possuir métricas definidas e acompanhá-las  perto é mais cruciais na execução de qualquer estratégia de marketing. É vital saber como as visualizações do site aumentam, quais artigos estão sendo mais lidos, quanto tempo os visitantes gastam nas páginas. Também é de extrema importância saber quais os canais estão trazendo mais tráfego e quais redes sociais estão divulgando os materiais da melhor forma. Ter todos esses dados em mãos ajuda a otimizar estratégias para melhorar resultados. Por exemplo, ao verificar quais artigos estão sendo mais lidos em um blog, é possível traçar um padrão e descobrir quais os estilos de texto que os leitores mais gostam e quais os temas que fazem mais sucesso. Logo esse blog poderá adaptar as características de seus próximos artigos de uma forma que atraiam ainda mais visitantes.

Pensando nessa questão, o Google criou uma solução gratuita voltada especificamente para lidar com a checagem de métricas e parâmetros de marketing: o Google Analytics, uma poderosa ferramenta de análise de sites ou aplicativos.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma Interface de Programação de Aplicativos ou Application Programming Interface (API). Essa ferramenta é gratuita e disponibilizada pelo Google para ser usada pelos desenvolvedores de sites e profissionais de Search Engine Optimization (SEO), que significa Otimização para Motores de Busca. Com essa ferramenta, você consegue acompanhar detalhes sobre a visitação e estatísticas do seu site, além de tornar possível a verificação de variáveis interessantes, como a quantidade de visitas por dia ou então as Keywords que estão sendo relacionadas ao seu site. Todos os dados são extraídos diariamente das estatísticas do próprio Google. Atualmente, o Google Analytics é a ferramenta de Otimização de Sites mais utilizada no mundo.

Vantagens

  1. Configuração de Metas – Permite mensurar o número de conversões que o site gera. Isso pode ser por um preenchimento de formulário, uma visualização de vídeo, uma landing page ou a visualização de uma página por um usuário ou até mesmo o tempo médio de uma visita;
  2. Acompanhamento do Caminho do Usuário até a Página de Venda ou Conversão – Avalia todo o caminho de um usuário pelo seu site e onde o usuário está saindo do site;
  3. Informações de Visitas – Possui relatório de localização dos usuários, informando qual navegador usado, qual sistema operacional usado, tempo médio de visita e etc;
  4. Sazonalidades – Observe o desempenho de suas campanhas durante o ano e descubra períodos de pico para produtos e serviços específicos;
  5. API – Configure os dados com diversos sistemas empresariais, para integrar dados do site com os resultados reais da empresa e conseguir relatórios fundamentais para planejamento de estratégias de marketing e até mesmo redução de custos;
  6. Experiência com teste A/B – Crie diferentes landing pages para um mesmo objetivo e faça uma avaliação de teste A/B com os relatórios que o Google Analytics vai gerar através das visitas e veja qual comunicação e layout trarão mais resultados no seu público alvo;
  7. Relatórios Personalizados e com Programação – Crie relatórios focados para o seu negócio, com métricas extremamente relevantes e que vão ajudar a identificar oportunidades para otimizar campanhas, e tudo isso com acompanhamento mensal, semanal ou mensal.
  8. Funis Multicanais – Permite a obtenção de dados de todos os canais utilizados no negócio (site da empresa, blog, redes sociais, campanhas, boletins informativos, afiliados etc);
  9. Relatórios Sociais – Gera relatórios que determinam como as mídias sociais afetam seus objetivos comerciais;
  10. Soluções para Dispositivos Móveis – Possui ferramentas com métricas específicas para aplicativos, como ARPU móvel, eventos de conversão configuráveis, relatórios de compra especializados no aplicativo entre outros.

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