Logo PrestaShop

O serviço do Google Analytics é gratuito no qual é possível gerar estatísticas de visitação de um site cadastrado. Ele foi criado como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing. O Analytics é capaz de identificar, além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, a localização geográfica do visitante, como chegou no site (links de outros sites, buscador, propaganda ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador usado, resolução de tela, uso de plug-ins (como Java e Flash). Ele faz isso em períodos diários, semanais, mensais e anuais. Logo, o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego mas também um poderoso auxílio para tomada de decisões em negócios relacionados à Internet.

Logo, fazer uso do Google Analytics para analisar as visitas à sua loja e com isso planejar ações de marketing, descontos e promoções, pode ser uma ótima ideia. Para isto, siga os seguintes passos:

  • Acesse sua conta no Google Analytics, em [1]. Se você não tiver conta, use a sua conta no Google para acessar e ativar o serviço.
  • Feito todo o processo, você terá um número de identificação de acompanhamento (o ID de acompanhamento), e você irá gerar, na aba Código de acompanhamento, um código iniciado em UA para ser inserido no Prestashop.

Para inserir este código no Prestashop, faça o seguinte procedimento:

  • No painel administrativo do Prestashop, acesse o Painel Administrativo do PrestaShop, no menu principal do lado esquerdo, na opção Módulos, e depois na seção Módulos e Serviços.
  • Na categoria Analytics & Estatísticas, procure pelo módulo Google Analytics API. Instale-o, clicando no botão Instalar.
  • Clique na opção Configurar, para fazer os devidos ajustes.
  • No campo Settings, tem um campo chamado Your Username. Coloque ali o código de acompanhamento, gerado pelo Google Analytics, e clique em Update ID para inserir esse código e permitir que o Google Analytics monitore o seu site.

Páginas Relacionadas