Você pode ter que interferir e alterar configurações de um usuário do Elgg por diversos motivos: Desde a perda da senha dele, até a necessidade de bloqueio da sua conta, devido a erros que este usuário acabou cometendo.

Todas essas alterações poderão ser realizadas pelo administrador (ou seja, você) ao entrar na página de perfil de cada usuário. Primeiro veremos como procederemos para acessar tal página. A partir da página de administração da rede social, faça o seguinte:

  • Clique na subseção Usuários, que está no painel lateral, à direita, na seção Administrador.
  • Clique na opção Mais novo.

Você terá uma lista dos usuários adicionados na sua rede social. Clique no perfil do usuário desejado, para abrir uma nova página com o perfil deste usuário em específico. Você terá uma página como esta aqui:

Este painel, em especial, contém o perfil do usuário. No nosso caso, um usuário criado apenas com o intuito de realizar testes. Podemos ver, de cara, um campo ao lado esquerdo onde deverá ter uma foto do usuário inserida, caso ele queira. Abaixo, opções como:

  • Adicionar amigo: Caso você queira adicioná-lo na sua lista de amigos, você deve clicar nesse botão.
  • Enviar uma mensagem: Caso você precise enviar uma mensagem a este usuário em específico, basta clicar nesse botão e escrever a mensagem desejada.
  • Pessoa denunciada: Caso você queira denunciar esse usuário por má conduta, você deve clicar nesse botão, e justificar sua afirmação.

Abaixo, você tem alguns links na cor azul, que permitem que você veja toda a produção desse usuário dentro da rede social: Arquivos enviados, blogs nos quais ele participa, seus favoritos, mensagens enviadas no sistema de microblogs e páginas colaborativas onde ele participou.

Abaixo, você tem um link vermelho, chamado Opções do administrador. Nesse link, o administrador pode manipular a conta do usuário, fazendo alterações. Vamos olhar esses itens, que surgem ao você clicar sobre o link:

  • Caso você queira apagar o perfil do usuário, clique em Apagar.
  • Caso você queira bloquear o acesso do usuário à rede social você deve clicar em Banir. Logo, todos os dados do usuário estarão preservados, mas enquanto o banimento vigorar, ele não poderá entrar na rede social. Para desfazer o banimento, basta o administrador ir na mesma opção e clicar em Banir (desfazer).
  • Caso você queira alterar alguma coisa na configuração do usuário, como idioma usado, senha ou e-mail cadastrado, basta clicar em Editar Configurações.
  • Caso você queira alterar informações a respeito do usuário, como seu nome, descrição, interesses, habilidades, entre outros, clique em Editar Perfil.
  • O Elgg tem uma funcionalidade muito útil, que é a do registro dos passos do usuário (log). Se você quiser ver o log desse usuário em específico, clique em Explorar log.
  • Se você quiser apagar a senha do usuário, já que ele esqueceu e você, como administrador, não quer saber qual será a usada, clique em Reiniciar senha. O usuário terá a sua senha zerada, e receberá uma nova senha no e-mail cadastrado, para que ele possa acessar a rede social e alterá-la.
  • Por último, se você quiser transformar esse usuário em administrador, assim como você é, basta clicar em Tornar administrador, e esse usuário terá o mesmo nível de permissões que você terá.

Páginas Relacionadas