Se o seu site tem o formato de um blog, é interessante deixar um espaço aberto para o retorno dos usuários que visitam-no. Esse retorno pode ser feito a partir de e-mails para contato, perfis em redes sociais (como Facebook e Orkut), mas o contato ainda mais imediato dá-se pela opção de escrever um comentário ao post feito no blog.

O comentário é um modo de contato entre o usuário e o mantenedor do blog que é muito útil e rápida: Basta o usuário clicar na opção “Adicionar comentários” (por exemplo), e escrever lá a sua opinião, seja ela positiva ou negativa.

É claro que podemos personalizar muitas coisas a respeito dos comentários, como por exemplo:

  • Aplicar filtros de spam, para evitar que os comentários sejam entupidos de propaganda ilegal que não foi solicitada.
  • Moderar os comentários, de forma que mensagens ofensivas e não apropriadas poderão ser bloqueadas por você, e não irem ao ar.
  • Vincular o sistema de comentários a serviços como o Gravatar, que usa avatares para os seus comentaristas.

Entre outras coisas.

Para acessar a seção de gerência de comentários, basta seguir os seguintes passos:

  • Clique em Organizar conteúdo.
  • Clique em Comentários.

Você verá uma tela como essa aqui:

Nessa página, temos os comentários mais recentes, no caso, três que eu mesmo escrevi, para ilustrar.

  • Para editar cada comentário, basta clicar em editar, e abrirá-se uma nova página, com o comentário disponível para ser editado.
  • Caso você queira cancelar a publicação de algum dos comentários, basta selecionar e clicar em Cancelar a publicação dos comentários selecionados. Você vai querer fazer isso se algum comentário precisar de algum acerto. No momento em que você cancela a publicação, o comentário é colocado na Fila de moderação, para que você possa ler e autorizar a sua publicação.
  • Na opção Fila de moderação, você pode encontrar os comentários cancelados para futura apreciação, e caso queira finalmente publicá-los, selecione-os e escolha a opção Publicar os comentários selecionados.

Páginas Relacionadas