O gerenciamento de usuários é uma das tarefas mais importantes que pode ser realizada em um sistema gerenciador de conteúdo. Definir usuários com diferentes níveis de permissões permite limitar e organizar o acesso às configurações do site. Veremos então como fazer para criar e gerenciar usuários.

Então, para acessarmos o gerenciamento de usuários, clique em Usuários, e depois em Gerenciador de usuários. Você terá uma página como a abaixo:

Note que nessa instalação, temos apenas um usuário, o administrador. Vamos então criar um usuário. Comece clicando em Novo para passar à próxima página, para definirmos o que será feito a respeito do usuário.

[[Image:|800px]]Os itens marcados com asterisco (*) são obrigatórios. Note que a senha não é obrigatória, mas a inclusão de um e-mail é. Logo, você pode, com o Joomla, criar uma conta nova e o sistema envia um e-mail para o novo usuário, permitindo que ele entre no sistema e já defina uma nova senha.

Além, você definir se o usuário deverá ser obrigado a trocar a senha, se deverá receber e-mails do Joomla, e se está bloqueado ou não, e por aí vai. Nas abas Grupos de Usuários Atribuídos e Configurações Básicas, você pode configurar em quais grupos o novo usuário estará inserido, e opções como qual editor de artigos ele usará, tema usado na área administrativa, entre outros.

Feito isto, você deve clicar em Salvar para concluir a criação desse novo usuário. Alternativamente, clique em Salvar e fechar para voltar à página anterior, ou ainda clique em Salvar e Novo para salvar esse usuário e abrir nova página, podendo adicionar mais um usuário.

Páginas Relacionadas