Um site não tem sentido se não tem conteúdo disponibilizado para os seus leitores, e o site todo perde o sentido se o seu conteúdo não é atualizado constantemente.

Na instalação do Drupal na Hostnet, não há um tipo de conteúdo definido previamente, logo o administrador (ou seja, você) deve criar os tipos de conteúdo desejados. O Drupal, como vocês sabem, é um CMS bem amplo, que permite gerenciar vários tipos de sites: Blogs, fóruns, páginas informativas, loja virtual, entre outros.

Primeiro, você deve definir qual será o assunto do seu site. Feito isso, você tem duas opções:

  1. Você pode procurar na lista de módulos disponíveis e ativar os que tem a ver com o conteúdo do site.
  2. Você pode criar um novo tipo de conteúdo, específico para o que você deseja.

Vamos começar pela primeira opção, o que resolve para a maioria dos casos. Estes módulos já trazem tipos de conteúdos pré-definidos, o que facilita o nosso trabalho. Portanto, se queremos montar um blog no nosso site, precisaremos definir um tipo de conteúdo apropriado, ou seja, um post de um blog. Vamos ver como procederemos para ter esse tipo de conteúdo habilitado.

Note que, inicialmente, não há nenhum tipo definido, mas assim que você habilitar um módulo, terá no menu principal à esquerda a opção “Criar conteúdo”, e abaixo, o tipo de conteúdo disponível. Vamos ver como podemos fazer para termos novos tipos de conteúdo habilitados.

Se você quer que seu site gerenciado pelo Drupal seja um blog, ou que ele contenha um blog, deve-se percorrer os seguintes passos:

  1. No Drupal, clique em Administrar, e depois em Construção do site.
  2. Em Construção do site, clique em Módulos.
  3. Em Módulos, procure pela categoria Núcleo – opcional, e marque os módulos Blog e Blog API como habilitados.
  4. Clique no botão Salvar configurações, no final da página.

A imagem que você verá é semelhante a esta:

Note que, na lateral, temos duas novas opções: “Novo conteúdo” e “Posts recentes”. Se você quiser conferir o novo tipo de conteúdo criado pelo Drupal, basta seguir a sequência: Administrar → Organizar conteúdo → Tipos de conteúdo. Você verá uma página semelhante a esta:

Como vocês sabem, alguns dos módulos disponíveis na instalação do Drupal feito pelo Instalador Fácil da Hostnet já traz alguns tipos definidos, a saber:

  • Blog – Um post de blog é um pequeno texto que é colocado como uma notícia em um blog (weblog), que é uma espécie de “diário virtual”.
  • Book – Uma página de um livro é um texto organizado em um grupo chamado “livro”, de textos com alguma relação entre si. Quando é gerada uma página de um livro, são gerados links automaticamente para as páginas adjacentes no livro.
  • Forum – Um tópico de fórum é o post inicial que inicia uma discussão em um fórum.
  • Poll – Uma enquete (um poll) é uma pergunta com um conjunto de respostas. Uma vez que se cria uma enquete, os votos recebidos para cada resposta serão contabilizados automaticamente.

Páginas Relacionadas