Veremos como gerenciar os comentários sobre os produtos na loja virtual Magento, via painel administrativo:

 

O Magento permite que os clientes e os visitantes da loja virtual opinem sobre cada produto. Isto se torna uma vantagem, pois assim outros clientes em potencial, interessados naquele produto, poderão verificar como está a aceitação deste produto na loja.

Veremos então como é possível cadastrar uma opinião e a administrá-la através do painel administrativo. Vale lembrar que qualquer visitante da loja, seja ele um cliente cadastrado ou não, poderá emitir comentários a respeito de um produto.

Obviamente, todo comentário é moderado para evitarmos problemas futuros. Assim, antes de publicá-lo, o comentário poderá ser lido pelos administradores da loja, para então ser aprovado (e publicado) ou não.

Comentários pelo lado do cliente

Para comentarmos, basta clicar no nome do produto, e procurar a aba Comentários. Se não há comentários, você verá a frase Seja o primeiro a comentar este produto. Clique na frase e então você terá a oportunidade de comentar.

O comentário deve ser feito no campo Conte-me mais sobre isso. No campo Título do seu comentário, coloque uma frase que resume o seu comentário. No último campo, Qual seu nome, coloque o seu nome. Para encerrar, clique em Enviar Comentário.

Pelo lado do cliente, tudo resolvido. Mas pelo lado do administrador, será necessário ler o comentário e aprová-lo ou não. Veremos como.

Comentários pelo lado do administrador

Seguiremos os seguintes passos para ver os comentários:

  • Vamos ao painel administrativo da sua loja, e clique em Relatórios.
  • Clique em Análises, e daí temos duas opções: Comentários dos Clientes e Comentários dos Produtos.
  • Ao clicar no segundo, teremos uma página como a abaixo:

Clique sobre o produto e, na nova página, será exibido a opinião referente àquele produto. Você pode ver os dados da análise, como o Status da sua opinião como Pendente. Podemos fazer também filtragem para ter acesso a todos os comentários deixados a respeito desse produto, inclusive filtrando-os por Status. Assim, também podemos visualizar o Título e o Apelido da opinião enviada.

A liberação da opinião se dá ao clicar no link Editar, que está no canto direito. Uma nova página se abrirá. É possível até editar e corrigir o comentário, mas não seria nada ético de sua parte adulterar a opinião de outra pessoa. Mas a liberação se dá ao alterar o Status, de Pendente para Aprovado ou Não Aprovado. Feito isto, basta clicar no botão Salvar na lateral superior direita da página.

Ao salvar, retornamos à página anterior e o Status está como Aprovado. Ao retornarmos à página do produto, o comentário aprovado estará lá, na aba Comentários.

Páginas Relacionadas