Você pode optar por ter mais de um usuário no LimeSurvey. O administrador, por exemplo, tem todo o poder, mas você pode querer que existam usuários que submetem questões e organizam questionários, mas mesmo assim não tenham controle sobre todo o sistema.

Logo, nessa opção, será possível gerenciar usuários. Dependendo das permissões que o usuário com o qual você está logado tem, você poderá trocar a sua própria senha a até chegar a criar e apagar usuários.

Adicionando usuários

Ao clicar no ícone Gerenciar administradores de questionário, uma nova página se abrirá, com essa imagem abaixo:

Logo, você deverá preencher os campos Usuário (com o login do mesmo), E-mail (com o e-mail dele a ser cadastrado) e o Nome completo do usuário. Feito isto, basta clicar em Adicionar usuário.

Feito isto, uma senha é gerada automaticamente para esse novo usuário, e enviada por e-mail, conforme a imagem abaixo apresenta:

Note que há um botão, chamado Editar as permissões de usuário. Se você clicar nele, será possível já imediatamente ajustar o que o usuário poderá fazer.

Edição de usuários

Após a criação do usuário, é possível fazer alterações, alterar as permissões, o template usado ou ainda apagá-lo. Para isto, basta clicar nos ícones que estão disponíveis na coluna Ação.

Permissões de usuários

Se você quiser alterar as permissões dos usuários, basta clicar no botão Editar as permissões de usuário após o processo de criação do mesmo. Outra opção é, na coluna Ação, clicar no ícone correspondente à alteração das permissões.

Ao fazê-lo, note que uma nova página se abre, com as opções sobre as permissões do usuário. Basta então clicar na seta acima (>>) para que um novo conjunto de opções se abra, e assim seja possível fazer as devidas configurações. A imagem que veremos é semelhante a esta que está embaixo:

Os direitos a seguir podem ser setados para cada usuário, independente das pesquisas:

  • Configurações & Plugins – Permissão para visualizar e atualizar configurações globais & plugins e para deletar e importar plugins.
  • Conjuntos de rótulos – Permissão para criar, visualizar, atualizar, deletar, exportar e importar rótulos/conjuntos de rótulos.
  • Grupos de usuário – Permissão para criar, visualizar, atualizar e deletar grupos de usuários.
  • Modelos – Permissão para criar, visualizar, atualizar, deletar, exportar e importar modelos.
  • Painel do participante – Permissão de cadastrar seus próprios participantes no banco central de participantes (qualquer usuário tem automaticamente todas as permissões sobre os próprios participantes) e visualizar, atualizar, e deletar participantes de outros usuários.
  • Questionários – Permissão para criar questionários (o autor tem automaticamente todas as permissões quanto aos próprios questionários) e visualizar, atualizar e deletar questionário de outros usuários.
  • Usuários – Permissão para criar, visualizar, atualizar e deletar usuários.
  • Superadministrador – Permissões ilimitadas de administração.

Se você desejar alterar as permissões desse ou de outro usuário depois, basta, na lista de usuários, clicar no ícone associado às permissões globais.

Criar/Editar grupos de usuários

Nesta opção, é possível criar grupos de usuários e separá-los. Digamos que você tem um grupo de pesquisas que você quer realizar, e você associa um grupo de usuários a uma essas pesquisas, e outro grupo a outra. Esta é uma forma de associar usuários, organizando-os.

Para acessar essas opções, basta clicar no ícone correspondente. A criação de grupos se dá ao clicar no ícone com o caractere mais (“+”) localizado ao lado da lista de grupos de usuários. Clicando nele, você verá a seguinte imagem:

Feito isto, você deverá adicionar usuários ao seu grupo recém-criado. A adição se dá um a um, selecione-o e clique no botão Adicionar usuário.

O LimeSurvey tem, além das opções de editar o grupo (Nome, Descrição e membros participantes), é possível apagá-lo ou enviar um e-mail para todos os membros do mesmo. O LimeSurvey ainda não permite que permissões sejam dadas para o grupo de usuários, apesar de que esta opção está prevista no futuro.

Páginas Relacionadas