Os usuários no eGroupware precisam de uma conta para acessar o sistema. Os direitos são dados a estas contas, como por exemplo, quais aplicações um usuário poderá acessar, e quais dados ele poderá ver.

Gerência de contas

Ao clicar na opção Contas de usuários, você terá uma página como a abaixo:

Você pode ver aqui uma lista de usuários cadastrados no eGroupware. As letras no alto funcionam como atalhos para alcançar mais rapidamente os nomes na lista: Basta clicar em uma letra para ser levado ao primeiro nome da lista que se inicia com aquela letra.

Abaixo, temos uma tabela com o código do usuário (o login), o primeiro e o último nomes do usuário, o e-mail cadastrado, informações sobre o cadastramento (se a conta está ativa, e as datas em que a conta foi criada e modificada), e por último, opções de edição, remoção e exibição.

Se clicarmos no botão Adicionar, no canto inferior esquerdo, poderemos acrescentar usuários ao eGroupware. Ao clicarmos, uma nova página se abre, onde temos:

Note que agora temos muitas opções disponíveis, então vamos vê-las rapidamente. Mas antes, note que no painel à esquerda, temos algumas opções. Veremo-as brevemente:

  1. Dados de usuários: Retorna à página anterior, com a lista de usuários.
  2. Histórico de conexões: Exibe uma lista das últimas conexões de todos os usuários ao eGroupware, 10 por página.
  3. Preferências: Este link nos leva às preferências comuns do usuário, onde você pode, caso precise, alterá-las.
  4. Contatos: Esta opção nos leva à lista de contatos do eGroupware.
  5. Voltar: Retornamos à página anterior.

Vamos então ver a ficha que deverá ser preenchida para adicionar o usuário. Note que o que o eGroupware chama de código do usuário, é o login do mesmo. O resto dos dados (primeiro e último nomes, senha e confirmação e e-mail) devem ser preenchidos. Campos como Permite alterar a senha (marcado por padrão), se é o Usuário Anônimo ou não (se aparece ou não na lista de sessões) e quais Grupos o usuário é vinculado, são campos em que você deve selecionar. Daí, você deve marcar uma data de expiração da conta (ou se Nunca expirará), ou seja, até quando esta conta estará ativa (podendo ser reativada por um dos administradores), e um grupo primário deverá ser selecionado. Se o usuário estiver apenas um grupo, esta seleção é automática e não será necessária.

Abaixo, temos uma lista de aplicações (ou aplicativos) do eGroupware, e se o usuário que será adicionado terá permissão para usá-lo ou não. Para autorizar, basta clicar na caixa ao lado do nome, selecionando-o. No final da página, basta clicar em Adicionar para finalmente incorporar este usuário ao eGroupware.

Grupos de usuários

Os grupos são uma maneira de reunir vários usuários no eGroupware. Você pode dar permissões para o grupo como um todo, e assim atingir mais de um usuário por vez. Por exemplo, você pode agrupar os usuários por departamentos, e como cada um deve usar as mesmas funcionalidades do eGroupware, você pode liberar o acesso a um grupo, em vez de todos os membros desse grupo, um a um. Também é possível dar permissões de acesso para os grupos, permitindo que os membros troquem arquivos entre si.

Um usuário, no eGroupware, pode ser membro de vários grupos, e todo usuário deve estar em um grupo, pelo menos. Além disso, um dos grupos será o grupo primário do usuário.

Gerência de grupos

Ao clicar na opção Grupos de usuários, você terá uma página como a abaixo:

Você pode ver aqui uma lista de grupos cadastrados no eGroupware. As letras no alto funcionam como atalhos para alcançar mais rapidamente os nomes de grupos na lista: Basta clicar em uma letra para ser levado ao primeiro nome da lista que se inicia com aquela letra. Abaixo, temos uma tabela com o nome do grupo, e ainda opções de edição e remoção.

Se clicarmos no botão Adicionar, no canto inferior esquerdo, poderemos acrescentar grupos ao eGroupware. Ao clicarmos, uma nova página se abre, onde temos:

Na lateral da página, temos duas opções, que iremos inicialmente ver:

  1. Manutenção de grupos: Ao clicar nesta opção, você retorna para a página anterior, de gerência de grupos.
  2. Administração de eMail: Perfil de Grupo: Esta opção é para gerência de e-mails enviados aos membros dos grupos.

Vamos então ao processo de adição de um grupo. Temos então que preencher o Nome do Grupo, Selecione usuários para inclusão, além de dar as devidas permissões do grupo, autorizando os membros a usar (ou não) as aplicações. Finalmente, clique em Enviar alterações para adicionar o grupo.

Páginas Relacionadas