Ao ativar uma pesquisa, e resultados forem submetidos, certamente você desejará manipular essas respostas, vendo os resultados, editando alguns e apagando outros, e exportando-os para outros formatos. Tudo isso pode ser feito através do ícone Registros, e a opção Respostas e Estatísticas.

Ao clicar nesse ícone, numa pesquisa ativa ou finalizada, teremos uma nova página, como essa:

Logo você vê, no centro da janela, um breve resumo dos resultados, mostrando quantas pesquisas foram feitas, quantas pesquisas foram largadas incompletas, e o total das pesquisas.

Vamos às opções, descritas abaixo:

  • Admin: Retorna para a tela principal de administração do LimeSurvey.
  • Mostrar informações resumidas: Apenas exibe o que já vemos na página inicial dessa seção.
  • Mostrar respostas: Todos os resultados das pesquisas serão vistos – de uma forma descritiva, ou seja, longa.
  • Mostrar as últimas 50 respostas: Mostra as últimas 50 respostas à pesquisa, ordenando da mais recente para a mais antiga. Note que, quando estás navegando na lista de resultados, o primeiro campo para cada linha contém um número, o número de identificação (id) tem um link. Se você clicar naquele link, você verá resultados relativos àquele resultado, e a partir daí, você poderá editar ou apagar uma resposta.
  • Tela para entrada de dados: Nessa tela, nós temos uma visão geral da pesquisa, e podemos alterar alguns itens, como data de referência, endereço IP de onde ela foi editada, entre outros.
  • Obter estatísticas a partir das respostas: Aqui temos várias maneiras de filtrar os resultados e obter informações geradas a partir dessas respostas, e que detalharemos em breve.
  • Exportar resultados para aplicativo: Existem várias opções para exportação dos resultados. Entre eles, podemos destacar:
    • Microsoft Word (DOC).
    • Microsoft Excel (XLS).
    • Arquivo-texto com dados separados por vírgulas (CSV).
    • Arquivo PDF.
    • Arquivo de comandos SPSS/PASW.
    • Arquivo de dados no formato do software estatístico R.
    • Pesquisa no formato VV.
  • No caso da importação, podemos trazer esses dados para dentro da pesquisa no formato VV, e importar a partir de outra tabela.

Gerando estatísticas

Se você faz uma pesquisa, você quer ver resultados. E a melhor maneira de entender esses resultados é gerando estatísticas a respeito deles. O LimeSurvey tem uma quantidade de recursos considerável para gerar estatísticas que facilitam a interpretação dos dados.

O que são as estatísticas?

Digamos que você tenha uma pesquisa acontecendo, ou foi recém-finalizada e você quer analisar os resultados. O LimeSurvey pode pegar todos esses resultados e gerar uma planilha no formato XLS, que é um formato do Microsoft Excel (que pode ser aberto em outros programas, como o LibreOffice). Pode também gerar o resultado em um arquivo CSV (que é um arquivo-texto e pode ser aberto num processador de textos, por exemplo), um PDF, ou ainda exibir na tela. Você pode manipular esses resultados da forma que quiser, inclusive estudá-los e extrair informação útil a partir deles.

A opção de estatística permite que você “filtre” seus dados e colete números a partir de diferentes campos gerados pelas respostas. O sistema em si não é muito sofisticado, mas você pode facilmente extrair toda sorte de informação, e aí, para uma análise mais apurada, passá-la para uma planilha eletrônica.

Primeiros passos

  • Selecione uma pesquisa, ativa ou encerrada, na lista no topo da página.
  • Clique no ícone Registros.
  • Clique na opção Respostas e Estatísticas.
  • Clique na opção Obter estatísticas a partir das respostas.

Você verá uma tela como a abaixo:

Note que esta é uma pesquisa exemplo, de censo, e está aqui apenas com fins ilustrativos.

Filtrando dados

Como vocês podem ver na tela acima, temos dois campos para filtragem: Filtros gerais e os Filtros de respostas.

Dados podem ser filtrados em diferentes modos:

Seleção de dados

Na lista Incluir, você pode escolher se a lista de respostas que participarão do relatório todos os registros, apenas os completos ou os registros incompletos. Você pode também escolher que o resumo de todos os campos estejam disponíveis e sejam apresentados no relatório, assim como se os subtotais

ID da resposta

Aqui você dirá qual é o intervalo de respostas que você quer que seja abrangido nesse levantamento estatístico.

Opções de saída

Aqui você escolhe se terás todas as respostas na mesma linha, se você desejará gráficos, e qual será o formato de saída do relatório (PDF, HTML ou Excel).

Filtros de resposta

Os filtros de resposta se baseiam na pesquisa propriamente dita. Logo, você pode filtrar os resultados com base em uma ou várias perguntas, e nas suas possíveis respostas. Cada pesquisa tem um formato e um conjunto de opções, então cabe ao administrador fazer suas escolhas para gerar o seu relatório e suas estatísticas desejadas.

Vendo os resultados

Clicando no botão Ver Estatísticas, você terá, no final da página, uma tabela de resultados, indicando o número de respostas que batem com o seu critério de seleção. Além disso, você terá uma tabela escrita Resumo do campo, onde cada questão selecionada anteriormente traz suas respostas possíveis, seus totais e porcentuais relacionados. É importante notar que estes resultados são um subconjunto do total de respostas. Logo, se você tem 123 respostas de um total de 150, esse resumo irá mostras apenas as 123 respostas que fazem parte desse subconjunto, delimitado pelas suas respostas.

Caso você esteja usando filtros de resposta, no resultado das estatísticas, você será apresentado a uma lista de perguntas que estão disponíveis. Para cada questão, há um botão que pode ser clicado para mostrar um resumo dessa tabela.

Abaixo temos um exemplo de como será essa visualização. Apresentamos apenas uma parte do resultado.

Alguns cuidados:

  • É uma boa prática não selecionar nenhum critério na mesma questão que você quer um resumo. No momento em que você clica na lista de possíveis respostas, você selecionará para as estatísticas apenas os resultados que foram dados com aquela resposta. Logo, o resumo não sairá completo, você só verá esses resultados selecionados, o que trará confusão.
  • Para selecionar múltiplas respostas para uma questão, mantenha pressionado a tecla CTRLno teclado enquanto você está selecionando. Para desfazer a seleção, basta clicar novamente mantendo o CTRL pressionado.

Gráficos

A geração de gráficos é simples: Basta você clicar na caixa Mostrar gráficos. Tendo gerado-os, para exportá-los, basta clicar na imagem gerada com o botão direito do mouse, e ir até a opção Salvar Imagem Como. A imagem está no formato PNG, e você a salvará no local desejado por você.

O LimeSurvey trabalha quase sempre com gráficos circulares, do tipo pizza, para as respostas. Já no caso de múltiplas opções, ele usa gráficos em barra. Se você quiser algo mais sofisticado para geração de gráficos, basta exportar o resultado para o formato de uma planilha (como XLS, adotado pelo Microsoft Excel e outras) e lá gerar os gráficos que você deseja.

O que são “incomplete responses”, “no answers” e “completed/not displayed”

  • As “incomplete responses” ocorrem quando o participante não concluiu a pesquisa, ou seja, não clicou no botão Submeter.
  • Uma questão com “no answer” ocorre quando a questão é exibida, mas o participante não a respondeu.
  • Uma questão com “not completed/not displayed” ocorre quando a página contendo a questão não é exibida.

Estatísticas Públicas

Caso seja interessante, podemos expor ao participante os resultados parciais da pesquisa, através de um link. Para fazer isto, você terá que habilitar a opção de estatísticas públicas para a pesquisa atual. Você deverá seguir os seguintes passos:

Configurações gerais → Apresentação e navegação → Estatísticas.

Note que, além da opção Estatísticas, você tem também a opção Mostrar gráficos na estatística, que consiste em apresentar os resultados parciais não só em números, mas também em gráficos.

É possível que você só queira expor estatísticas para algumas questões, e não todas. Logo, você precisará mexer num atributo adicional em cada questão, que é o “public_statistics”. Então você terá que mexer na configuração de cada questão. Veremos como:

  1. Selecionado o questionário, selecione qual grupo de perguntas você quer alterar.
  2. Selecione, na terceira lista que aparece, qual é a pergunta que você quer fazer a alteração.
  3. Clique no ícone Editar pergunta.
  4. Você terá, no final das opções a respeito das perguntas, um link, onde está escrito: “Mostrar configurações avançadas”. Clique nesse link. Você terá uma lista nova de opções. São elas:
  • Cronômetro – Usado para questões que estão relacionadas com tempo de alguma forma, como aquelas que o participante tem um tempo limitado para respondê-las.
  • Entrada – Aqui é possível limitar a quantidade de caracteres inseridos.
  • Estatísticas – Apresentar resultados parciais das respostas dessa pergunta.
  • Localização – Questões relacionadas a pesquisas feitas em vários idiomas diferentes.
  • Lógica – Uso das fórmulas para estimar resultados.
  • Mostrar – Exibição de dicas para as perguntas, ajustes quanto às caixas de entrada, entre outros.
  • Outros – Todas as opções que não tinham lugar nas opções anteriores.

A opção que você deve alterar está no campo Estatísticas, e é a opção Exibir gráfico. Basta mudar, de Não para Sim, e clicar em Salvar.

Caso você queira mudar a aparência das estatísticas públicas, você deverá mexer no arquivo de definições de formatação da pergunta, também conhecido como CSS, o que requer conhecimento específico no assunto.

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