Como já vimos, é possível termos várias pesquisas montadas dentro do Lime Survey, e criar múltiplos inquéritos, com base nessas pesquisas organizadas. Agora vamos ver os recursos que estão disponíveis para gerenciar essas pesquisas.

Testando pesquisas

Não é nada agradável vermos uma pesquisa montada no LimeSurvey e ela ter problemas, tanto na sua estrutura quanto na interação entre as suas perguntas: Existem perguntas que, dependendo da resposta, derivam para uma ou outra pergunta subsequente. Logo, é bom testar a pesquisa antes de colocá-la “em uso”.

Para fazê-lo, basta clicar no ícone Teste este Questionário, para que seja aberta uma nova janela, onde você pode fazer a pesquisa e ver como ela está. A característica é que o resultado não será gravado na base de dados gerada pela pesquisa, e com isso não contará como estatística.

Ativando pesquisas

Então, a pesquisa ficou pronta. É hora de ativá-la, e colocá-la em uso pelos usuários. Você notará que na barra de enquete, no canto esquerdo, tem um quadrado vermelho e um pequeno triângulo. Esse quadrado vermelho significa que a enquete está parada, não pode ser usada. O motivo está explícito na tela de status da enquete. Para colocá-la em execução, basta clicar no pequeno triângulo.

No momento em que você fizer isto, algumas mudanças serão feitas, como:* O LimeSurvey cria uma nova tabela no banco de dados para guardar os resultados da pesquisa, e cria um campo para cada resposta possível na pesquisa, nessa tabela.

  • Essa tabela é alimentada com os resultados da pesquisa, e ainda te dá acesso a resultados e estatísticas da pesquisa, uso de tokens, entre outros.
  • Conforme foi dito, há acesso aos tokens, e o botão alusivo torna-se disponível. Se a pesquisa não for anônima, uma tabela de tokens é criada automaticamente, no banco de dados.

Mas lembre-se de que, antes de ativar uma pesquisa, você deve ver os seguintes pontos:* Quando a pesquisa é iniciada, você pode trocar o texto das questões, respostas, a pesquisa…. Mas não pode mais trocar o tipo de pergunta ou o tipo de resposta.

  • Você não pode adicionar ou remover questões, nem em questões do tipo array, ou de múltipla escolha. Você só pode adicionar respostas às questões que são do tipo lista (as básicas).

O que fazer depois de colocar a pesquisa em execução

Após a pesquisa ter sido colocada em execução, os próximos passos serão:* Antes de tudo, faça um backup. Exporte a estrutura da pesquisa e salve o arquivo (CSV) em um lugar seguro.

  • Evite fazer mudanças na pesquisa. Existem algumas partes que ainda podem ser mudadas após a ativação da pesquisa, mas recomendamos que você teste toda a sua pesquisa antes de ativá-la. Caso a ative, não mude.

Caso aconteça uma falha e você perca tudo, é possível restaurar de onde parou, fazendo uso do backup.

Encerrando uma pesquisa

Existem duas maneiras de encerrar uma pesquisa:# Por expiração: Você fixa uma data e hora, e a partir dessa referência de tempo, o LimeSurvey encerra a pesquisa.

  1. Por decisão do administrador: Você (como administrador) encerra a pesquisa, no painel de controle do LimeSurvey.

Veremos como executar estes procedimentos.

Encerrando uma pesquisa por expiração

  • No painel de controle do LimeSurvey, selecione uma enquete.
  • Clique na opção Propriedades do questionário.
  • Clique na aba Controle de acesso e publicação.
  • Procure a opção Data de expiração, e altere a data e a hora, para o referencial de tempo desejado.

O que ocorre:

  1. Não há perda de resultados.
  2. Não há perda de informação, como respostas.
  3. Mudança de questões, grupos e parâmetros é limitada.
  4. Uma pesquisa expirada torna-se inativa e inacessível para o participante, mas apenas aparecendo uma mensagem dizendo que a pesquisa expirou.
  5. É possível realizar análises estatísticas por dentro do LimeSurvey.

Encerrando uma pesquisa por decisão própria

  • No painel de controle do LimeSurvey, selecione uma enquete.
  • Veja que temos no canto, uma seta grande. Clique nela para desativar a pesquisa. Na próxima página, é possível optar por desativar ou expirar a pesquisa.

O que ocorre no caso da expiração:

  1. Dados serão perdidos – você não poderá acessá-los através do LimeSurvey.
  2. Informações, como respostas, serão perdidos.
  3. Uma pesquisa expirada não é acessível a uma pessoa que respondeu. Apenas uma mensagem surge na janela, afirmando que você não tem permissão de ver essa pesquisa.
  4. Todas as perguntas, grupos e parâmetros são editáveis novamente.

O que ocorre caso a pesquisa seja desativada:

  1. Todas as respostas não são mais acessíveis com o LimeSurvey. Sua tabela de respostas será renomeada, e aí você terá que acessar a partir de uma ferramenta para gerência de banco de dados.
  2. Todas informações do participante são perdidas.
  3. Um questionário desativado não é acessível aos participantes (somente aparece uma mensagem indicando que eles não tem permissão de vê-lo).
  4. Todas perguntas, grupos e parâmetros são modificáveis novamente.
  5. Você deve exportar suas respostas antes de desativar.

Concluímos que a desativação é temporária, enquanto que a expiração é permanente.

E se eu acidentalmente desativar uma pesquisa?

Se você desativou a sua pesquisa acidentalmente, você pode ainda recuperá-la. Vamos aos passos:* Antes de tudo, não faça alterações na sua pesquisa.

  • Ative a sua pesquisa novamente.
  • Clique em Registros e depois, em Respostas e Estatísticas.
  • Na nova página que se abrirá, há uma opção, chamada Importar respostas de uma tabela de questionário desativada.
  • Escolha a sua tabela de origem, a que contém os resultados que serão importados.
  • Clique em Importar respostas.

Mudando a pesquisa que está ativa

Enquanto uma pesquisa está ativa, não é possível adicionar ou remover questões ou respostas, ou mudar o tipo da questão. Entretanto, ainda é possível:* Modificar o texto de uma questão (por exemplo, corrigir um erro ortográfico, ou gramatical).

  • Modificar os atributos de uma questão (por exemplo, para incluir ela nas estatísticas públicas, ou insistir num determinado número de respostas para uma pergunta com várias opções).

Para alterações mais complexas, é necessário usar as opções de importação/exportação descritos abaixo.

Mudando uma pesquisa ativa usando importação e exportação

Se você precisa adicionar ou remover questões ou respostas (ou uma combinação de ambos), o LimeSurvey fornece as opções de importação e exportação, tanto para dados quanto para questionários. Dessa forma, você pode mover os dados entre as pesquisas, caso precise. Assim, é possível combinar resultados de pesquisas quando você já teve uma pesquisa sendo realizada em um servidor, e quiser colocar essa mesma pesquisa em outro servidor LimeSurvey.

Você deverá exportar a estrutura da pesquisa original, e depois importar como uma pesquisa nova, e, se necessário, modifique essa nova pesquisa de forma que tenha as mudanças que você deseja. Siga os seguintes passos:

  1. Na barra administrativa, selecione a enquete que você quer manipular.
  2. Na barra de enquete, clique na opção Exportar.
  3. Dali, escolha o que exportar. Nesse caso, você deverá exportar a estrutura do questionário (o que gerará um arquivo com a extensão LSS).
  4. Agora importaremos o arquivo que criamos. Para importar, adicione uma nova pesquisa.
  5. Na nova tela que se abrirá, clique na aba Importar. A estrutura será importada.

Para a importação de dados, você seguirá os seguintes passos:

  1. Na barra administrativa, selecione a nova pesquisa.
  2. Na opção Registros, escolha a opção Respostas & Estatísticas.
  3. Na nova tela, há uma opção, chamada Importar respostas de uma tabela de questionário desativada. Clique nela.
  4. Escolha a tabela de origem – no caso, a tabela que pertence à pesquisa desativada, e clique no botão Importar Respostas. Os dados serão importados.

Algumas dicas

  1. Quando for rearranjar as colunas, em vez de trocar todo o conteúdo das colunas (da 3a linha até a última), troque apenas o número de identificação da coluna, que está na 2a linha. O LimeSurvey entenderá a troca e fazer o rearranjo.
  2. Não se esqueça de exportá-las com a opção UTF-8 ligada. Assim, os documentos texto estarão no formato Unicode.
  3. Para trocar o título da pesquisa, faça o seguinte:
  • Na barra administrativa, selecione a enquete desejada.
  • Clique no ícone Propriedades do Questionário.
  • Clique em Editar elementos de texto.
  • Daí, basta fazer as alterações desejadas, como título, descrição, entre outros. Feito isto, clique em Salvar para finalizar o processo.

Páginas Relacionadas