O fórum é um recurso disponível em sites hoje em dia, e o seu objetivo é promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. É um recurso interessante para aprofundar a discussão em torno de um assunto proposto no site.

Um post feito no blog torna-se parte de uma página de um livro, que é alterada dinamicamente, conforme novos posts são criados. Caso você deseje habilitar a opção de comentários nos posts, você deve seguir estes passos:

  1. No Drupal, clique em Administrar, e depois em Construção do site.
  2. Em Construção do site, clique em Módulos.
  3. Em Módulos, procure pela categoria Núcleo – opcional, e marque o módulo Forum como habilitado.
  4. Clique no botão Salvar configurações, no final da página.

Feito isto, você passou a ter a opção de acrescentar tópicos a fóruns já existentes. Só que primeiro você precisa criar fóruns, e depois adicionar tópicos a esses fóruns. Parece complicado? Nem tanto. O Drupal não é um gerenciador de fóruns, como é o phpBB ou o Simple Machines (também disponíveis no Instalador Automático da Hostnet), mas você pode usá-lo para manter um fórum relacionado ao seu site. Logo, vamos ver como procederemos para criar um fórum, e para isso devemos seguir os seguintes passos:

  1. No menu primário, clique em Administrar, e depois clique em Organizar Conteúdo.
  2. Nessa subseção, clique em Fóruns. Você verá uma página como a que temos abaixo:
  3. No topo da página, temos quatro opções:
    • Listar: Essa é a opção padrão, onde temos a lista de fóruns criados.
    • Nova categoria: Aqui você pode criar uma nova categoria para classificar fóruns já existentes.
    • Novo fórum: Aqui você pode criar um novo fórum, sobre um determinado assunto.
    • Configurações: Aqui você faz os devidos ajustes e configurações a respeito dos fóruns criados.

Para criar uma nova categoria, basta clicar na opção Nova categoria. Teremos então a página abaixo:

Logo, podemos ver as seguintes opções:

  • Nome da categoria.
  • Descrição.
  • Superior: Significa que essa categoria está submetida a outra categoria, ou não. Nessa caixa é que iremos determinar a ordem dessas categorias criadas.
  • No campo Peso, você irá definir qual será o peso do seu post que será acrescentado ao menu. Esse valor influencia na ordenação: Um item mais “pesado” aparece primeiro na ordem das páginas.

Adicionando fóruns

Os fóruns são os pontos onde os tópicos são criados, e as discussões ocorrem. Logo, você deve criar os fóruns e associá-los às categorias previamente definidas. Ao clicar na opção Novo fórum (ao lado da Nova categoria) teremos a seguinte página:

Logo, podemos ver as seguintes opções:

  • Nome do fórum.
  • Descrição.
  • Superior: Significa que esse fórum está submetido a uma categoria. Nessa caixa é que iremos determinar a ordem dos fóruns criados.
  • Peso: Aqui definimos um valor para cada fórum, que determinará a ordem na qual ela aparecerá. Isto é particularmente útil se for do seu interesse organizar os fóruns dentro das categorias em uma forma na qual não seja alfabética. Se os fóruns tiverem os mesmos pesos, eles serão ordenados alfabeticamente.

Obs.: Note que alguns campos estão marcados com asterisco (*), o que significa que o seu preenchimento é obrigatório.

Configurando fóruns

As configurações dos fóruns são as mesmas para todos, logo não dá para criar configurações personalizadas para cada categoria, ou para cada fórum. Mas elas são úteis para formatar como os fóruns aparecerão na página. Ao clicarmos na opção Configurações, obteremos a seguinte página:

Temos 3 opções:

  • Limite do nível de atividade: Aqui você irá designar quantos posts devem ocorrer para que o post seja rotulado como ativo. Isso é particularmente útil para que posts antigos sejam considerados inativos e automaticamente tenhamos um pouco mais de ordem no fórum.
  • Tópicos por página: Aqui você colocará quantos tópicos do fórum estarão por página. Quanto mais tópicos, mais extensa será a página.
  • Ordem padrão: Aqui você define como será a ordem dos posts nas páginas dos fóruns, seja por data (os mais antigos ou os mais recentes primeiro), ou por atividades (tópicos mais ou menos ativos primeiro).

Adicionando posts nos fóruns

Você começa criando um tópico e depois definindo em qual fórum será colocado. Portanto, você deve começar pelos segiuntes passos:

  1. Clicar em Criar conteúdo.
  2. Clicar em Tópico do fórum.

Teremos a página abaixo:

Daí, basta você preencher o campo Assunto, e no Corpo, coloque o texto que será o seu tópico no fórum. As opções que temos abaixo são:

  1. Configurações de menu: Caso você queira que esse post redigido por você seja colocado como um item do menu do Drupal, é aqui que você poderá fazê-lo:
    • No campo Título do link do menu, o texto que aparecerá no link do menu será definido. Se você não quiser adicionar um link para este post no menu, deixe este campo em branco.
    • No campo Item Superior, você definirá onde esse post aparecerá no menu do Drupal. Dessa forma, você pode acrescentar um conteúdo criado por você ao menu do próprio Drupal, o que é algo bem específico e avançado entre os usuários.
    • No campo Peso, o valor colocado permite influenciar na ordenação dos livros: Um livro mais “pesado” aparece primeiro na ordem das páginas. Caso o peso seja o mesmo, o critério de desempate será a ordenação alfabética.
  2. Corpo: Você inserirá nessa caixa o conteúdo que deseja acrescentar ao Drupal. Quando clicamos no botão Split summary at cursor, significa que a caixa Corpo é desmembrada em duas caixas. A primeira caixa é o resumo, onde podemos acrescentar um resumo do conteúdo que será usado pelo Drupal. A segunda caixa é o corpo do texto. Note que o botão mudou para Join summary, e ao clicar, as duas caixas são novamente reunidas. A caixa Exibir resumo na visualização completa permite que você adicione o resumo criado para esse conteúdo na página principal. A ideia é que o resumo seja uma breve apresentação do conteúdo, mais extenso, e que seja lido apenas por quem quer ler todo o conteúdo.
    1. Formato de entrada: Você pode usar tags HTML no seu tópico no fórum, e aqui você pode definir a forma pela qual será interpretada.
    2. Estrutura do livro: Aqui podemos definir em qual livro do Drupal esse tópico do fórum fará parte, e o seu peso:
      • No campo Livro, você definirá em que livro seu tópico sairá. Além das páginas já criadas, você pode colocar em (ou seja, o tópico não será publicado agora), ou em (onde um novo livro para acomodar esse tópico será criado).
      • No campo Peso, o valor colocado permite influenciar na ordenação dos livros: Um livro mais “pesado” aparece primeiro na ordem das páginas. Caso o peso seja o mesmo, o critério de desempate será a ordenação alfabética.

    Vamos agora às opções comuns:

    1. Informações da revisão: Você pode criar um conteúdo e depois criar anotações a respeito das alterações realizadas posteriormente no texto, através desse campo.
    2. Configurações dos comentários: Aqui você pode determinar como o Drupal vai lidar com comentários nesse conteúdo redigido. Alguns tipos de conteúdo não tem a necessidade de terem comentários liberados. Por exemplo, páginas de livros não precisam ter comentários, assim como certos posts de blogs que são informativos. Para isso, basta colocar a opção em Desativar. Caso você queira dar ao usuário a possibilidade de comentar esse conteúdo criado por você, basta deixar a opção em Leitura/Escrita.
    3. Arquivos anexados: Caso você queira anexar um arquivo ao seu conteúdo criado, você pode fazê-lo através desse campo. Basta selecionar qual é o arquivo (botão Escolher arquivo), e depois clicar em Anexar para o arquivo ser repassado ao servidor.
    4. Autoria: Esse campo é reservado para alterar quem é o autor do conteúdo (Escrito por), e quando ele foi publicado (Escrito em).
    5. Opções da publicação: Aqui, algumas características especiais para o seu conteúdo, como declarar ao Drupal que ele foi publicado (Publicado), se você quer que esse conteúdo apareça na primeira página (Promover à página principal) e se ele quer que esse conteúdo surja em destaque, no topo da página principal (Destacado no topo da página).

Páginas Relacionadas