O Magento é um sistema para gerenciar lojas virtuais. E como qualquer loja, vende-se produtos, ou seja, o vendedor deve e quer ser remunerado pelos itens que serão negociados. Logo, é importante que a sua loja tenha diversas formas de pagamento para que seu cliente possa escolher a que mais lhe convém. Isto também é fidelizar o cliente, pois ele saberá que ao comprar na sua loja, poderá optar pela melhor forma de pagamento a ele oferecida. Vamos ver então como poderemos ativá-las, e ver como podemos oferecer cupons de desconto.

Sistemas de intermediação de pagamentos

Antes, alguns esclarecimentos sobre sistemas de intermediação de pagamentos. Existem vários desses sistemas no mercado brasileiro atualmente. Entre eles, listamos:

Como funciona?

Um sistema de intermediação de compras funciona da seguinte forma:

Suponhamos que você quer comprar algo que uma pessoa está vendendo. Seria uma venda entre pessoas físicas. Só que essa pessoa não lhe conhece, e nem você a ela. Logo, não há o laço da confiança estabelecido. Como então pagar a ela e ter a certeza de que sua mercadoria será entregue?

Aí entra o sistema de intermediação de compras: Você entrega o dinheiro a esse serviço, que solicita ao vendedor que faça a entrega da mercadoria. Quando o produto é entregue, você notifica o serviço e ele paga ao vendedor. É claro que o serviço cobra um porcentual pelo trabalho feito.

Além dessa função básica, existem vários outros recursos que podem ser usados:

  • Pagamento parcelado: Fazendo a parceria com esse sistema, é possível oferecer parcelamento para seus clientes. O sistema paga a você o valor à vista. Um valor é debitado um porcentual cobrado pela empresa, e o mesmo assume o pagamento parcelado do cliente.
  • Ocultação de dados bancários: Informações sensíveis como números de cartão de crédito tornam-se ocultos, pois eles estão cadastrados apenas no sistema da empresa que faz a intermediação.
  • Outras formas de pagamento: O cliente pode pagar por serviços e produtos usando outras formas de pagamento como boleto bancário, cartão de débito e depósito em conta, e isto se torna transparente para o vendedor. O recebimento será feito pela empresa, que repassará o valor ao vendedor.
  • Uso de aplicativos móveis: Os sistemas oferecem aplicativos para dispositivos móveis, que facilitam a forma de pagamento.

Existem vários sistemas hoje no mercado brasileiro. E todos oferecem integração com as lojas virtuais gerenciadas pelo Magento. Veremos então como fazê-lo com alguns desses sistemas.

Páginas Relacionadas